x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 64

acessos 105.604

DISO On Line x Alterar dados obra

Vanderlei Sander

Vanderlei Sander

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 3 setembro 2014 | 19:51

Boa noite pessoal.
Recentemente finalizei a DISO on line, emiti a GPS e o ARO. Porém, as guias ainda estão dentro do prazo para recolhimento e notei que algumas áreas que poderiam ser desconsideradas (varanda e garagem) não o foram, gerando assim um valor maior do que deveria ser recolhido. No site da DISO on line já estão com o status finalizado. Alguém sabe me dizer se há uma forma de retificar esses dados para gerar uma nova guia de recolhimento e se este procedimento pode ser on line ou somente na RFB? Ou não há processo de retificação para este procedimento?

Saulo Barth

Saulo Barth

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 08:29

Bom dia,

Estou com a mesma dúvida do Vanderlei, estou com a situação da DISO finalizada, emiti a GPS e o ARO e já fiz o recolhimento porém preciso fazer uma alteração na DISO pois entre o Alvará / Habite-se e a DISO está com uma diferença entre a área construída de 0,01 m2.
Entrei no endereço eletronico para retificar a DISO mas somente posso visualizar não tem opção de retificação.
Pois bem, neste caso o que fazer???
A única opção que existe é cadastrar uma nova DISO com a área construída corrigida, será que é este o caminho??

Fico no aguardo do auxilio dos colegas....

Grato,

Vanderlei Sander

Vanderlei Sander

Prata DIVISÃO 1, Gestor(a)
há 9 anos Segunda-Feira | 15 dezembro 2014 | 19:17

Boa noite Saulo
No meu caso, não havia recolhido a GPS. O que eu fiz foi cadastrar uma nova DISO com os mesmos dados. A orientação veio de um fiscal da própria RFB. Mas como disse, não havia recolhido ainda a GPS. Não sei se no seu caso vai funcionar da mesma forma.

Saulo Barth

Saulo Barth

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 9 anos Terça-Feira | 16 dezembro 2014 | 17:24

Ola Vanderlei, muito obrigado pelo retorno.
Ontem estive na receita e conversei com o fiscal, ele me orientou
A cadastrar uma nova DISO com os mesmos dados
Mas agora logicamente com a area corrigida, como ja havia recolhido
A gps e a diferença de area foi de 0,01 m2 a diferença de valor foi de R$ 0,30.
Para valores abaixo de R$10,00 nao é necessario pagamento da diferença.
Fiz o cadastro entao da nova DISO e falei com o fiscal, ele ficou com uma copia
Do alvara da obra e hoje entrei no site e a CND ja estava emitida...

Fabiola,

No meu caso nao cancelei a DISO anterior até porque
Nao tinha como, nao havia opcao para isto somente a opcao
Visualizar.
Simplesmente cadastrei nova diso agora com a info da area correta.
Imagino que no seu caso poderia fazer o mesmo.

Espero ter ajudado.

Abraço

Daiane Gomes

Daiane Gomes

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 11:18

Pessoal, boa tarde!

Estou com um dúvida e creio que vocês possam me ajudar, é em relação ao preenchimento da mão-de-obra contratada. Devo informar TODAS as notas de Mão-de-obra ou somente as que tiveram retenção de INSS? Outra dúvida, nota de material não precisa ser declarada né?!

Obrigada!

Saulo Barth

Saulo Barth

Iniciante DIVISÃO 2, Engenheiro(a)
há 9 anos Quarta-Feira | 17 dezembro 2014 | 18:36

Ola Fabiola,

Quanto a GPS paga não teve problema, pois no meu caso a diferença da área era de 0,01 m2 o que aumentou em 30 centavos a diferença do que paguei pelo que deveria pagar e como não é possível pagar GPS com valor inferior a 10 reais então ficou por isso mesmo.
De qualquer forma eu precisaria pagar a GPS então ficou assim mesmo, e quando consulto a ARO fica somente este saldo de 30 centavos pendente. caso não tivesse pago nada ainda, na ARO apareceria o valor total e seria preciso pagar.

Não sei se com minha explicação confundiu mais mas espero ter ajudado.

Saulo.

TACIANA KARINE DE FRANÇA

Taciana Karine de França

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 9 anos Quarta-Feira | 14 janeiro 2015 | 18:33

Boa tarde!

Trabalho em uma construtora, estou preparando o processo para solicitação da CND de uma obra que executamos como CONTRATADA. Já preenchi a Diso Eletrônica e enviei, porém fiquei com dúvidas já que não encontrei onde informar a área e a notas fiscais emitidas com retenção.

Quando marquei Informações da GFIP: O sistema passa automaticamente para Mão de Obra Própria e não solicita qualquer informação de nota fiscal.
Quando marquei Empreiteira: O sistema solicita as informações de notas fiscais (Campo Obrigatório) porém não tivemos emissão de nota fiscal em todas as competências.

Optei pela primeira opção, mesmo achando que o nosso caso não é de Mão de Obra Própria e sim, Empreiteira (CONTRATADA).

Alguém pode me ajudar?

Agradeço!

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 9 anos Sábado | 14 março 2015 | 12:33

Bom dia.

Estou quase com a mesma duvida da nossa colega.

Porém, a minha DISO foi entregue com sucesso, mas permanece uma mensagem assim:

Pendências:
- Esta DISO possui recolhimentos em GPS ou GFIP. Favor dirigir-se a uma Unidade para validação das informações prestadas e cálculo das Contribuições Previdenciárias.
- Esta DISO possui formulário com assinatura por Contabilidade Regular. Favor dirigir-se a uma Unidade para cálculo das Contribuições Previdenciárias.
- Esta DISO possui Informações Contratuais (obra não mensurável em metros quadrados). Favor dirigir-se a uma Unidade para validação das informações prestadas e cálculo das Contribuições Previdenciárias.

Informei apenas remuneração e competência sobre a MO:

Informações sobre mão de obra utilizada e notas fiscais

Recolhimentos/Informações GFIP:
Tipo de Documento Competência Valor Recolhido Remuneração Banco Agência Data de Autenticação Valor Autenticado
GFIP 01/2015 2.242,71

O que devo fazer?

Devemos ir a RFB mesmo após a entrega, entendi que a DISO facilitaria para que não precisássemos ficar indo até a RFB.

Pelo que vi ainda teremos que comparecer para demonstrar a documentação.

Obrigada!

Tatiana Oliveira
zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 26 março 2015 | 09:01

Bom dias amigos...
Diante destas dúvidas ..a minha parece moleza p/ os colegas, mas p/ mim difícil entendimento..
Obra realizada entre 2009 e término em 2012, só agora vou emitir CND...o Fiscal orientou fazer DISO via Internet e remeter..fiz isso só que depois de tudo preenchido(cfe. CEI. .) Gravar DISO...Enviar DISO e Finalizar... apareceu 'Decadência'' gostaria de saber:
1/Como emitir ARO...ou tem que aguardar...ou terá que agendar retorno, já que deu 'esse tal de Decadencia'...
2/Como alterar nº de prédio da Obra que veio divergente...
Ou será que é só esperar e isso sai entrando em algum LINK..!?
Grato
@Oculto

RAQUEL gr

Raquel Gr

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 09:43

a matricula cei da obra é conforme o alvara de construção.
apos gerado a cei, dever ser cadastrado a diso com os dados do alvara e cvco(certificado de conclusão de obras) e logo em seguida gera o aro e a gps para quitação e no atendimento presencial se confirma caso esteja correto sera emitido a certidão negativa do inss.
caso o cvco seja emitido a 5 anos antras ou mais ...havera decadencia da obra, que sera comprovado na data do atendimento presendcial atraves do cvco.
se é regularização de obra e foi tirado o alvara recente ou cvco e o imovel ja esta construido algum tempo...para comprovar é necessario a area estar lançada no iptu a mais de 5 anos e o iptu estar em mãos na hora do atendimento.

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 27 março 2015 | 11:13

Oi Raquel...bom dia...agradeço sua atenção... desculpe mas ...
Não entendi nada..emitir ARO...pois deu DECADÊNCIA...na verdade de 2009 prá cá acho duvidoso e o IPTU só foi lançado esses metragens de constr. em 2012...sei que não é obrigada saber....mas você acha que temos que agendar e ir lá né!!?? Pior que fui ointem..orientaram preencher DISO...
O que estou em dúvida e muita gente também é o que fazer, pois perdi o alvará de 2009, só tenho um recente de 2012, do encerramento da Obra, mas na CEI consta este 2009.?
Grato
zenaldo

RAQUEL gr

Raquel Gr

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 9 anos Sábado | 28 março 2015 | 11:29

Sr.Zenaldo, em caso de extravio de documento devera comparecer com documentos do imovel ao urbanismo(Prefeitura) e solicitar segunda via do documento...
se não tem como comprovar a decadencia devera alterar a data para data do alvara e data do cvco(certificado de conclusão de obras) ou habite-se....
ou seja, inicio da obra (data do alvara de construção) e termino da obra (data do termino da vistoria ou cvco), em caso de duvida comparecer a uma agencia da receita com todosos documentos do imovel e imprima o que o ja preencheu em caso de duvida no preenchimento não finalize ou seja não enviei a diso pois assim podera alterar posteriormente e solicitar uma senha para receber esclarecimentos para o preenchimento correto.



2-pergunta sr. Vanderlei Sandero, para tirar duvidas de outros ususarios: alvara de construçaõ e cvco tem normas de Prefeitura de municipio para municipio, em taxa de ocupação e coeficiente de aproveitamento, porem para pagar impostos conta-se sempre a area total global.


zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 9 anos Quinta-Feira | 2 abril 2015 | 13:12

Aparecida..Obrigado...
O alvará é de 2009...conclusão da Obra foi em 2012...estranho..preenchi a DISO de acordo c/ a CEI ...!!(e perdemos esse alvará de 2009..)
O pior não é isso...pior que tem q marcar agendamento e só depois da 1ª quinz de abril(sto André)...e ainda tem que levar os doctos da Prefeitura áreas e datas recentes...só que eles demoram mais de 10 dias prá emitir e só vale 3 meses...é só problema !!
Grato pela atenção...
@Oculto

ERICA

Erica

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 8 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 15:42

Estou com a seguinte situação, no site da receita:
diso finalizada, emiti a gps e o aro e já fiz o recolhimento porém precisei fazer uma alteração na diso entrei no endereço eletronico para retificar a diso, entrei com mesmo cei e fiz a alteração necessária, mas somente posso visualizar não tem opção de gerar aro pois sistema indica, aro ja emitida para esta matricula cei, Pois bem, neste caso o que fazer?
Não gera mesmo uma nova aro?

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 23 abril 2015 | 16:25

Acho que terá que ir na Receita...!!
O meu caso é p/ emitir ARO...como já disse anteriormente não consigo, dizem que é decadência...só que meu alvará de início é de 2009...e final é de 2012..!!
Como fazer..ir lá né!!? Não tem outra forma?
Grato

MARCOS

Marcos

Iniciante DIVISÃO 1, Agente
há 8 anos Sexta-Feira | 24 abril 2015 | 13:20

Vanderlei Sander , Gostaria de saber se gerou também um novo CEI, já que tentei cadastrar novo diso em cima do mesmo CEI e não deu certo, e se der certo o novo disso, o que acontece com o disso errado tenho que pedir exclusão ou cancelamento a RFB?

Claudijane Alves

Claudijane Alves

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Depto. Pessoal
há 8 anos Terça-Feira | 28 abril 2015 | 16:56

Boa tarde!

Recentemente fiz o preenchimento do DISO Online, foi emitido o ARO e pago a guia da GPS, porém, hoje constatei que o endereço da obra está incorreto, fiz novo DISO alterando o endereço mas não consigo alterar o endereço do ARO pois aparece a seguinte informação (ARO já emitido para esta matrícula CEI) . Alguém pode me ajudar? Como altero o endereço da obra no ARO?

Desde já agradeço a atenção!

RAQUEL gr

Raquel Gr

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 8 anos Quarta-Feira | 29 abril 2015 | 09:48

Em caso de retificação de ARO,


- O contribuinte cadastra uma nova Diso, sem emissão de ARO, pois o sistema
não permite cálculo pela Internet quando já existe ARO emitido.
- Na Unidade, o atendente recepciona a nova Diso, que estará na situação
“enviada”. Com as informações dessa nova Diso, o servidor fará alteração do que for necessário.
Observar que a retificação deverá ser efetuada com os dados extraídos da
declaração enviada pelo contribuinte

Havendo necessidade de alteração do tipo de regularização (normal, parcial,
inacabada, adquirente) para obra que já possui ARO emitido, caberá ao
atendente cancelar o ARO e orientar o contribuinte a enviar nova Diso, caso
ainda não o tenha feito.
Exceção: No caso de obra parcial com ARO emitido, o servidor deverá
cancelar o ARO e orientar o contribuinte a cadastrar nova Diso.
contribuinte devera retornar ao atendimento.
em caso de duvidas o contribuinte devera comparecer a uma unidade da Receita e solicitar uma senha para plantão técnico( tirar o dia para resolver...pois podera ter que esperar....srrsrs).

VICTOR DE ASSIS COTRIM

Victor de Assis Cotrim

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 8 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 14:46

Fui na receita e resolvi meu problema.
Retificaram a ARO para mim e geraram uma nova GPS.
no meu caso, o problema na diso era na area, nao havia colocado a area de varanda/garagem.
porem o auditor disse que esta area precisa estar especificada no quadro do projeto, no meu caso nao está, ele solicitou para que a arquiteta fizesse uma ressalva e assinasse.

Atendimento 10 na RFB.

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 30 abril 2015 | 17:05

Senhores,
Eu, ZENALDO fiz DISO REF.constr Civil/OBRA (COMEÇO EM 2009 E TERMINO EM 2012, APESAR da DISO estar em decadência,atendente(receita) falou que não seria problema, era só alterar a metragem..)....a atendente(receita), Débora, por sinal muito competente me orientou que era só prá corrigir um dado da DISO enviar e sairia a ARO...em seguida gerararia a GPS...só que fiz isso aqui no escritório e não consegui gerar nada...diz que está em decadência...será que terei que ir de novo na RECEITA?...fazer o que? já que estive lá e ela disse que eu não teria problemas em fazer isso...eu não posso sair daqui de longe, prá ir lá prá paprender preecher DISO...pelo que olhou no sistema único problema era a metragem de 459 para 391,99...e aí o que faço? eu sou pocurador do proprietárioe precisamos desta CND... O que podem nos orientar? Pior que refiz a conselhos de outros e nada..!! Gerei nova e nada..!!
Grato,
zenaldo Oculto ou 2507-7773

zenaldo P S

Zenaldo P s

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 8 anos Segunda-Feira | 4 maio 2015 | 10:05

Ok..agradeço...
Mas não é isso...sei lá.....fui lá prá eles alterarem...resolver...falaram que era so preencher de novo...que daria certo.....agora vem de novo essa mensagem...'- Esta DISO encontra-se em período de decadência. Favor dirigir-se a uma Unidade para validação das informações prestadas e cálculo das Contribuições Previdenciárias.' Sacanagem...ter que voltar lá..pior que tem que agendar..!! O que fazer?
Grato,
@Oculto

leticia b celli

Leticia B Celli

Iniciante DIVISÃO 1
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 16:26

Olá, gerei a DISO de uma residência hoje, e na hora de colocar a data de término da obra em vez de clicar em 2014 foi 2015, foi salvo, calculado o ARO, e emitido a guia GPS p pagamento, só que quando imprimi que notei o equivoco, tentei alterar e não aparece alterar ou excluir ativo, somente visualizar, alguém pode me ajudar??? já fiz outra DISO e essa sim aparece como alterar porém não gera outra guia GPS!!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 21 maio 2015 | 21:05

Se você informou errado 2015 ao invés de 2014 - não tem problema, o cálculo será o mesmo, daria diferença se desse a decadência - 5 anos de conclusão. Pode utilizar essa Diso assim mesmo, é só solicitar ao auditor que faça a correção no momento que em for na RFB fazer a regularização da obra. Pode excluir essa nova que fez depois.

APARECIDA MOTA
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.