Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 1.325

Andreia Aparecida Santana

Andreia Aparecida Santana

Iniciante DIVISÃO 1, Técnico Edificações
há 16 anos Terça-Feira | 25 março 2008 | 16:03

Boa tarde,

Sou técnica em edificações e não uso o CREA, pois nunca foi exigido, porém agora preciso abrir empresa pois trabalho como orçamentista em um escritório.

Minhas dúvidas são:
1 - como técnica de edificações ou orçamentista, onde me encaixo? Poderia ser no Super Simples?
2 - posso abrir uma empresa mesmo sem CREA?
3 - quanto gastaria para abrir uma empresa?
4 - moro em Osasco, mas trabalho em São Paulo Capital. Posso abrir em qualquer uma das cidades?
5 - Qual a diferença entre estas duas cidades para abrir uma empresa?
6 - Quanto eu pagaria para abrir uma empresa?
7 - É necessário ter um contador para fazer a contabilidade, mesmo não tendo grande movimento e todos os pagamentos sendo feitos por mim?
8 - Quais os tributos que preciso pagar? Mensais, semestrais ou anuais, o que houver.
9 - Quais são as minhas obrigações como empresa?
10 - Quais documentos necessários e quanto tempo demora para abrir uma empresa?

Grata, no aguardo,

Andreia Santana

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 março 2008 | 11:00

1 - como técnica de edificações ou orçamentista, onde me encaixo? Poderia ser no Super Simples?


Pode sim.

2 - posso abrir uma empresa mesmo sem CREA?


Não pode.

3 - quanto gastaria para abrir uma empresa?


Em torno de R$ 1.500,00 a R$ 2.000,00


4 - moro em Osasco, mas trabalho em São Paulo Capital. Posso abrir em qualquer uma das cidades


Pode sim.

5 - Qual a diferença entre estas duas cidades para abrir uma empresa?


Não existe diferença.

6 - Quanto eu pagaria para abrir uma empresa?


O preço Varia de acordo com o prestador do serviço.

7 - É necessário ter um contador para fazer a contabilidade, mesmo não tendo grande movimento e todos os pagamentos sendo feitos por mim?


Sim é necessário.

8 - Quais os tributos que preciso pagar? Mensais, semestrais ou anuais, o que houver.


Na qualidade de ME optante pelo simples nacional, paga apaenas o DAS mensal.

9 - Quais são as minhas obrigações como empresa?


São muitas as obrigações, nos 3 niveis, Federais, estaduais e municipais, informações aos orgão competentes e pagamentos de taxas e contribuições.

10 - Quais documentos necessários e quanto tempo demora para abrir uma empresa?[code]

Basicamente são: Identidade, CPF, certidões negativas, quanto ao tempo depende de quem esteja fazendo o processo de abertura, geralmente 90 dias.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.