x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 9

acessos 2.655

amanda frança

Amanda França

Bronze DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 3 abril 2008 | 13:51

olá . tenho uma micro empresa ltda . Sóciedade com meu marido , 50% ambos .
mas o nome dele é apenas representativo na empresa porque quem assina por ela sou eu .
E agora ele precisa que o nome dele seja retirado da firma .
então passaria a ser uma firma individual . quais são os procedimentos correto a fazer ?

Fernanda Nogueira

Fernanda Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 10:05

Amanda, se você for continuar com a empresa, substitui seu manrido por outro sócio, ou terá que fazer o encerramento dessa sociedade ltda, e abrir uma empresa individual em seu nome, pois não existe possibilidade de alteração de ltda para empresário individual.

Fernanda Nogueira
FLEXA Contabilidade
[email protected]
Fernanda Nogueira

Fernanda Nogueira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 10:31

Para a Baixa do CNPJ voce precisa registrar o Distrato na Junta Comercial primeiro, não tem como baixar um CNPJ somente e deixar todo o resto como está. É como disse anteriomente ou você altera tudo, e inclui outro sócio, ou encerrar esta e abre uma empresa individual. Se for substituir o sócio não vai mudar nada, CNPJ, IE... continua tudo como está e com a data da abertura.

Fernanda Nogueira
FLEXA Contabilidade
[email protected]
MARIA APARECIDA VIOLA

Maria Aparecida Viola

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 10:39

AMANDA

Bom dia, o que você pode fazer com essa empresa é transformá-la em unipessoal por um período de 180 dias, nesse prazo você resolve o que vai querer fazer se dá baixa ou coloca outro sócio no lugar do seu marido.

amanda frança

Amanda França

Bronze DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 10:50

eu tive a seguinte infirmação , verifique se existe esta possibilidade por favor .:
_ que poderei dar baixa no cnpj e abrir um novo cnpj com firma individual , e não alteraria a inscrição estadual e faria um novo carimbo com o cnpj novo e colocaria nas notas fiscais .
_ e também não precisaria de alvara da prefeitura para empresa novamente , pois a empresa seria a mesma e não teria mudado de endereço .

SERÁ VERDADE ?

amanda frança

Amanda França

Bronze DIVISÃO 2, Proprietário(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 4 abril 2008 | 15:31

Preciso saber se pode na alteração de sócio colocar uma pessoa que já tem nome em outra firma.?
ou se é melhor alguém que não tenha nome em outra firma , mas se pode ser meu irmão .?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.