x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.894

Inclusão de Socios+Aum.Cap.Social

HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 9 abril 2008 | 19:44

Boa Noite.
Pesquisei mas não encontrei a resolução
Inclusão de 02 socios + aumento de Capital Social sendo que 0 Socio A = 50% (anterior 50%)
Socio B = 20 % (anterior era de 50%)
Socio C = 20% (admitido em Julho 2007)
Socio D = 10% (Idem)
Capital anterior R$ 20.000,00
Aumento de Capital + R$ 80.000,00 (Total de R$ 100.000,00)

Os 02 socios que entraram não entraram c/ verba, e não tem Pro Labore e o Socio B que tinha Pro Labore não tem mais.
Pergunto:
Posso aumentar o Capital com Distrib. Lucros, pois no decorrer do Ano fizeram retiradas s/ o Lucro ref. 2006 ou
posso aumentá-lo c/ lucros acumulados?

desde já agradeço a atenção

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 09:34

Bom dia Helena.


Posso aumentar o Capital com Distrib. Lucros, pois no decorrer do Ano fizeram retiradas s/ o Lucro ref. 2006


Embora não tenha entendido o acima exposto, pode aumenta-lo sim, primeiramente usando a Reservas de Lucros Acumulados, se for insuficiente deverás utilizar as reservas de Capital se houver, e por ultimo, se ainda não houver completado os R$ 80.000,00 é que poderá utilizar o Lucro Distribuído do exercício encerrado em 31.12. Lucros ainda não apurados, não pode ser utilizado para aumento de Capital.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 10:39

Bom dia!

Não sei se já resolveu seu problema. Se entendi direito vc quer aumentar o capital social no total e incluir sócios.
Os sócios que permanercerem, se ainda houver saldo em lucros poderá utilizá-lo sim para aumentar o capital, porém na proporção do aumento.
Por exemplo: Considerando que o aumento será de R$ 50.000,00;

Sócio A - Fará a integralização em dinheiro (lucro)no valor de R$ 25.000,00 (50% do aumento)

Sócio B - Fará a integralização em dinheiro (lucro) no valor de R$ 10.000,00 (20% do aumento)

Sócio C - Terá que integralizar em dinheiro ou em bens o equivalente a R$ 10.000,00 (20% do aumento)

Sócio D - Terá que integralizar em dinheiro ou em bens o equivalente a R$ 5.000,00 (10% do aumento)

O SÓCIO "C" E "D" não podem entrar na sociedade apenas com serviços pois neste caso será considerado funcionário. Eles precisarão ter ao menos bens móveis ou imóveis para poderem participar da socidade.

Quanto ao lucro entendo da mesma forma que o José Luiz.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
Nivaldo Pagotto

Nivaldo Pagotto

Prata DIVISÃO 3, Escriturário(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 10:46

EM TEMPO

Esqueci de mencionar que os sócios que serão admitidos terão que ter capital, seja em espécie ou bens, para, além pagarem as cotas adquiridas do sócio B agregar o aumento de capital.

Qualquer dúvida, entrar em contato.

Nivaldo Ap. Pagotto
[email protected]
HELENA ALVES

Helena Alves

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 11 abril 2008 | 15:35

Caro Amigos: Luiz Jose e Nivaldo Pagotto

Obrigada pelas resposta.
Entendo o que me esclareceram...Mas o problema é justamente os Sócios C e D explico:

Sócio C (é Tia do Sócio A e Cunhada do Sócio B) portanto é parente é a mesma entrou na sociedade p/ que a Empresa fique distribuida entre Familia (Não vai na Empresa nem a passeio)

Sócio D (Irmã do Sócio A) apesar de prestar serviços em 1/2 periodo na Empresa como Advogada (sem remuneração "entre Aspas"

Esses 02 Sócios não entraram e nem entrarão c/ bens ou Dinheiro, só no Contrato.

Por isso que fiquei confusa, se simplesmente eles integrassem s/ Aum. do Capital era mais facil de resolver, concordam?

Mas muito obrigada, vou fazer como vcs. me orientaram.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.