x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 1.127

Repasse de Imobilizado

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 11:43

Bom dia

A empresa em que eu trabalho mudou de dono, nome em fim agora é outra empresa, foi feito o repasse de todos os imobilizados para a empresa atual, é como esta empresa atual tiver-se comprado todos os maquinários, minha dúvida é o seguinte, como a maioria da máquinas já tinha cido todas depreciadas, como proceder já que e como se ela tiver-se comprado todas estas máquinas, eu deveria depreciar estas máquinas outra vez? se sim qual o procedimento?

Dirnei Laus Netto

Dirnei Laus Netto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 15 anos Segunda-Feira | 14 abril 2008 | 17:41

Boa Tarde, Marcilio.

Visto que a empresa é nova, você terá que contratar alguem para avaliar os bens e os mesmo serão imobilizados como sendo integralização de capital do novo dono. Mesmo porque o novo dono pagou por estes bens e o valor tem que ser integralizado na nova empresa.

Caso a reavaliação seja um valor superior ao pago, sugiro contabilizar já com reavaliação no imobilizado, caso contrário usar o valor avaliado.

Espero ter ajudado!!

Marcílio Silva

Marcílio Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 22:54

Foi isto que aconteceu, foi contratado uma empresa onde foi avaliado todos os imobilizado ( em geral ) onde foi colocado no imobilizado com este valor. Como estes maquinário já tinha sido depreciado devido seu tempo de uso eu não varia nova depreciação?

Dirnei Laus Netto

Dirnei Laus Netto

Bronze DIVISÃO 2, Gerente Administrativo Financeiro
há 15 anos Terça-Feira | 29 abril 2008 | 14:23

Boa Tarde, Marcilio

Ainda referente ao seu assunto segue:

De acordo com o RIR/99, art. 311, a depreciação de bens adquiridos usados se dá como segue:

Art. 311. A taxa anual de depreciação de bens adquiridos usados será fixada tendo em vista o maior dos seguintes prazos:

I - metade da vida útil admissível para o bem adquirido novo;

II - restante da vida útil, considerada esta em relação à primeira instalação para utilização do bem.

Nesse sentido, um bem veículoadquirido com 4 anos de uso, basta comparar:

Metade da vida útil de um veículo nvo = 2,5 anos
restante de vida útil do veículo adquirido = 1 ano.

Assim, pelo exposto acima, o veículo se depreciará em 2,5 anos, ou seja, deverá ser adotada uma taxa de 40% a.a.`

É importante ter um documento que comprove quanto tempo aquele bem já foi depreciado. Caso não exista tal comprovação, a taxa adotada deve ser a constante no inciso I do art. 311.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.