x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 2.624

LANÇAMENTOS APOS EXERCICIO

Giseli Alves

Giseli Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 11:19

BOM DIA

Estou iniciando agora na área contabil as duvidas são muitas. Fiquei de início com vergonha de fazer perguntas tão simples mas lendo as perguntas vi que as duvidas existem e vergonha não tira-las.Gostaria de início saber como faço para lançar a contabilidade de uma empresa que ja esta com todos os comprovantes de despesas pagos nao tem nada pra provisionar.
1) há necessidades de provisionar e depois dar baixa?
2) posso já lançar D= despesa C= Caixa? Lançar pela data q foi paga? Ex conta tel ref 01/2007 paga 13/02 ?
3) as vendas ja foram todas recebidas D=caixa C= Vendas
4) Como ficaria o balanço de encerramento?
5) No meu plano de contas tem despesas adm,manutencao,trasnporte,outras depesas operacionais (estou utilizando outras depesas operacionais q intitulei com a ativadade da empresa e correto?)
Bom essas são algumas duvidas, ficarei muito feliz se vocês deste forum puderem me ajudar

Abraços a todos

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 16:44

Ola giseli, boa tarde

Em resposta a sua pergunta

1 - Nao, pode lançar direto, caixa contra despesa mas quando houver pagamento de imposto, tipo , PIS, COFINS , CSLL, IRPJ, isto sim, voce tera que provisionar.

2 - Voce sempre tera que contabilizar uma baixa na data do pagamento, como voce disse no exemplo, se o imposto é ref a janeiro e ele foi pago em fevereiro, a PROVISAO tera que ser feito em janeiro e o pagamento em FEVEREIRO.

3 - OK

4 - Nao entendi a pergunta.

5 -OK, mas aconselho para maior controle seu a dividir seu plano de contas em " MAO DE OBRA DIRETA - INDIRETA , dependendo do tamanho da empresa , podera ser mais complexa, acresentando + tipos de mao de obras como ADM , COMERCIAL etc...

Qualquer outra duvida e´so entrar no forum ou me mandar um email, farei questao em ajuda-la.

Everton Rocha da Silva

Everton Rocha da Silva

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 15 abril 2008 | 19:44

Gisele, Boa Noite!

Respostas:

1 - Ao meu entender você deve provisionar as receitas e as despesas, e depois efetuar as baixas. Assim você evita queimar etapas no fechamento contábil e cumpre o princípio da competencia *¹.

2 e 3 - Em linha com a resposta passada, esse lançamento seria a etapa seguinte, após o reconhecimento da receita.

4 - Seu Balanço de encerramento ficaria com a melhor classificação possível, visto que teria tanto as despesas como receitas já realizadas, como as provisões de dezembro, que poderiam vir a ocorrer no próximo exercício, em virtude da virada do ano.

5 - Seu plano de contas deve ter contas específicas para cada tipo de despesas (contas analíticas), segregadas em grupos específicos também (contas sintéticas), tais como desta DRE simples:

Receita Bruta (conta sintética)
Receita de Vendas (conta analítica)
Receita de Serviços (conta analitica)

- deduções (conta sitética)
- Devoluções de Vendas (conta sintética)
- ICMS (conta sintética)
- ISS (conta sintética)
- Pis (conta sintética)
- Cofins (conta sintética)

= Receita operacional Líquida (conta sintética)
- cmv/cpv ou csp (conta analítica)

= Lucro operacional bruto (conta sintética)

- despesas operacionais (conta sintética)
- Salários (conta analítica)
- Material de escritório (conta analítica)

= Resultado antes do Resultado Financeiro (conta sintética)
(+/-) resultado financeiro líquido (conta sintética)
+ Receita Financeira (conta analítica)
- Despesas Financeira (conta analítica)

(+/-) outras receitas e despesa operacionais (conta sintética)

= Lucro operacional líquido (conta sintética)
- provisão CSLL (conta analítica)
- provisão IRPJ (conta analítica)

= Lucro Líquido do Exercício (conta sintética)


*¹ Princípio da competencia: "As despesas e receitas devem ser contabilizadas como tais, no momento de sua ocorrência, independentemente de seu pagamento ou recebimento". Este princípio está ligado ao registro de todas as receitas e despesas de acordo com o fato gerador, no período de competência, independente de terem sido recebidas as receitas ou pagas as despesas. Assim, é fácil observar que o princípio da competência não está relacionado com recebimentos ou pagamentos, mas com o reconhecimento das receitas realizadas e das despesas incorridas em determinado período.

Giseli Alves

Giseli Alves

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 16 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 09:21

bom dia

gostaria de agradecer ao giorgito pela atençao que dispensou ao responder minhas duvidas, muitissimo obrigada. eu anotei seu e-mail e se tiver alguma duvida vou enviar sim. obrigada mais uma vez.

aline n conceicao

Aline N Conceicao

Iniciante DIVISÃO 5, Consultor(a) Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 16 abril 2008 | 09:32

Bom dia,

Acho que para começar você deve analisar se a sua empresa poderá fazer o livro caixa. Por exemplo se ela for optante pelo lucro presumido você pode fazer o livro caixa que basta tirar do caixa / banco e registrar direto na despesa/receita. Como esta atrasada a contabilidade facilita muito o trabalho. E sugiro que após esta regularização inicie a contabilizar normalmente pelo regime de competencia, pois da maior segurança e informações.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.