x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 1.365

correção de saldos em balanço.

Luiz Carlos Santiago

Luiz Carlos Santiago

Iniciante DIVISÃO 2, Não Informado
há 16 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 14:01

*Boa Tarde.

Preciso de uma luz para resolver um problema: Por algum motivo destes que a gente desconhece, o balanço de uma de nossas empresas está errado(a conta duplicatas a receber está com saldo menor do que os registros existentes na empresa). Como posso fazer para corrigir este saldo na contabilidade (interrogação)

Georgito Motta do Nascimento

Georgito Motta do Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Coordenador(a) Fiscal
há 16 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 16:39

Luiz carlos

O correto sera fazer uma conciliaçao entre a contabilidade e o contas a receber de seu cliente.

Peça para eles emitirem um relatorio de tudo que tiver em aberto no contas a receber e voce compara com seu razão, somente depois que voce identificar a diferença, voce podera fazer uma correçao.

Pois nao tem como fazer uma correçao sem saber em qual conta corrigir.

Georgito

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 16 anos Quinta-Feira | 24 abril 2008 | 16:46

O primeiro passo seria fazer um levantamento, confrontando os saldos contábeis com os saldos dos controles internos da empresa (na hipótese de o fluxo de informações entre empresa/escritório ser harmônico).

Caso a falha seja recente e ainda seja possível modificar o Balanço, basta estornar o lançamento incorreto e fazer outro, desta vez movimentando as contas envolvidas, e reimprimir as demonstrações cabíveis.

De antemão, percebe-se que o erro não está apenas em duplicatas a receber, e sim, em todas as possíveis contas relacionadas a vendas a prazo (caixa, receitas de mercadorias, juros ativos, etc.). Portanto, a evidência é de que está descompassada a troca de informações entre as partes.

Somente conhecendo a época e origem do problema é que será possível pautar uma sugestão de correção.

Saudações

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.