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CERTIFICADO A-3 TOKEN - Emissor NFe da Sefaz SP não lê nem a

Jorge

Jorge

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 10:51

Bom dia a todos.

Talvez esse tópico já tenha resposta em algum local, porém não encontrei respostas que resultaram em solução e os tópicos onde achei o assunto os mesmos encontram-se "trancados", não permitindo mais perguntas. Vamos lá então - espero que consiga alguma ajuda dos colegas de TI ou que passaram pelo mesmo problema:

Usava certificado digital A-1 até a semana passada. Ao renovar esse ano, passei para o A-3 com Token da Aladin, comprado da Certisign.

Já testei o Token no site da RFB (e-CAC) e funciona perfeitamente.

Porém, ao abrir meu Emissor de NF-e da SEFAZ SP, não consigo mais assinar minhas notas fiscais.

Já fiz os seguintes procedimentos:

1) Entrei em "Certificados" e alterei de A-1 para A-3, porém, quando o programa emissor pede para fazer a "busca" do certificado A-3, ele até parece que acha, pois pede a senha do mesmo. Coloco a senha, a janela de "pedir senha" abre novamente, coloco mais uma vez a senha e PUM - o programa emissor fecha inesperadamente. Tentei várias vezes e isso ocorre sistematicamente.

2) Lendo o Fórum, vi que algumas pessoas falaram para utilizar o comando "Utilizar Repositório de Certificados do Windows" no programa Emissor de NF-e. Marquei essa opção mas não adiantou. Depois de fazer isso, quando vou assinar uma nota fiscal o Programa Emissor só me dá a opção do antigo certificado A-1, já vencido. Já reiniciei a máquina, já fiz limpeza de disco e nada.

3) Li em outro tópico a sugestão para que eu me certificasse que o Certificado Digital estivesse instalado no tal "repositório", abrindo um navegador da web e checando nas configurações do mesmo. Abri o IE e o Chrome. Em ambos, o novo certificado consta lá bonitinho. Aliás, todos os certificados anteriores estão lá, todos os A-1 velhos e o novo A-3. Pensei em remover os velhos mas fiquei na dúvida pois são todos iguais no nome, alterando apenas a data. Suspeitei que o novo era o que tem data de 2018 - que acho ser a data de expiração. Mas há tbm um arquivo diferente de todos, enfim, não me encorajei a mexer nisso.

Minha versão do JAVA (ah sr. Java mardito! rs) é a 7-51 - e tudo funciona redondo na minha máquina. Também o emissor funcionava perfeitamente até agora. Meu SO é o Windows XP pack 3 com todas as atualizações da Microsoft.

Alguém tem alguma ideia de solução?

Grato a todos.

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Informática
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 11:29

Olá Jorge,

Em situações dessa espécie não tenho a capacidade de lhe passar uma solução mas vou tentar ajudar.
No escritório que atendo emitem NF-e's em 5 estações com Windows 7, mas possuímos equipamentos com Windows XP e java 8, atualizado, acessando aplicações em java com certificado A3.
Em todas temos certificados de marcas diversas e nos modelos A1 e A3 porém nenhum Token (tipo pen-drive).
Mas já tive problemas como o que mencionaste com seu A3 e lhe sugiro o seguinte:
- Verifique sua versão do emissor, pois aqui temos usado somente na versão 3.10 inclusive em ThinClient com eficiência nos A3.
- A versão 3.10 creio que opera melhor com o Java atualizado.
- Como fizeste a busca pelo certificado, procure refazê-la de todas as formas que puder.
- Sobre o seu modelo de certificado, recomendo olhar o conteúdo do site "https://www.fazenda.sp.gov.br/nfe/emissor/emissor.asp" onde tem:
Informações Sobre o Certificado Digital:
Para utilizar o emissor de NF-e, o contribuinte deverá dispor de Certificado Digital tipos A1 ou A3 no padrão ICP-Brasil. Alertamos que é possível que haja incompatibilidade dos drivers de dispositivos de armazenamento do certificado A3 (token USB ou smart cart) com o Java, linguagem no qual foi desenvolvido o “Emissor de NF-e”. Recomendamos que, antes de adquirir o certificado digital A3 armazenado em um dos dispositivos citados, o contribuinte procure obter do seu fornecedor de certificado digital a certeza sobre a compatibilidade do certificado com o “Emissor de NF-e” e o sistema operacional do equipamento.

- Verifique se há drivers específicos para o Windows XP.
Pelo que mencionou, aqui é o local onde se encontra os drivers "www.certisign.com.br mas posso estar enganado.

Enfim, podemos ir aumentando as possibilidades, mas caso nenhuma delas apresente resultado positivo, teste em outro computador a qualquer tempo para verificar melhor.

Jorge

Jorge

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 14:28

Muito obrigado Diego. Vou checar suas sugestões. Estou pensando num primeiro passo pegar um notebook que tenho aqui para uso na oficina (roda programas específicos de manutenção) e que tem instalado o Windows 7, para rodar o emissor nele. Não é o ideal pois esse computador não fica no escritório - mas também não emito muitas NFs por mês. Pensei também em fazer o up-grade do emissor para a versão 3.10, mas li em algum lugar que alguns back-ups de dados feitos nos anteriores não serão lidos pela nova versão e com isso não ser possível transferir arquivos. Vou estudar melhor essa opção.

Fica a dica correta do colega - e identifico aqui uma falha da Certisign - de que no Windows XP pode haver problemas com certificados tipo A-3 em token ou smart card. A Secretaria da Fazenda dá esse alerta genericamente, porém dá o alerta. Já o website da Certisign não diz nada, pelo contrário, indica o XP como plenamente compatível com seu token, o que não está se mostrando totalmente verdadeiro, ao menos para uso com o Emissor de NFe gratuito, um dos grandes demandadores de certificados digitais.

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 3, Gerente Informática
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 14:34

Olá Jorge,

A cópia de segurança entre as versões, de forma nativa, não é viável.
Mas você pode exportar os dados (clientes, fornecedores, notas, etc) da versão 2 separadamente e importar na versão 3.10.
Isso já fiz com algumas ressalvas mas foi eficiente.

Jorge

Jorge

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Quarta-Feira | 4 fevereiro 2015 | 14:59

Diego, sem querer te explorar muito (rsrs)... mas vc usou cópias dos arquivos em TXT ou XLM para essa migração?

Jorge

Jorge

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 9 anos Quinta-Feira | 5 fevereiro 2015 | 11:29

Bom dia a todos.

Achei a solução e foi mais fácil que estava imaginando.

Não fiz antes por desacreditar que o Governo de São Paulo prestasse serviço de suporte técnico de verdade para o emissor. Não confio em governos em geral... Porquê falo isso? Porque tentei ligar no número 0800 170 110 e veio aquele monte de mensagens pré-gravadas que não terminavam nunca, pedindo para digitar opções e indo para mais opções. A impressão nesse processo era a de que eu iria cair em uma gravação genérica falando o óbvio. Desisti no meio do caminho.

Hoje estava prestes a desinstalar meu emissor e migrar para um superior (no caso de 2.0 para 3.10), uma decisão que fiquei matutando desde ontem. Mas antes disso resolvi tentar novamente o tal 0800 (nota: esse suporte é apenas para contribuintes do estado de São Paulo, não atende pessoas de outros estados).

Bom, fui lá navegando e digitando opção 2, opção 1, opção que não acabava mais até chegar em uma gravação falando o óbvio. Pensei: é do governo, é porcaria mesmo...
Mas dessa vez fiquei ouvindo a gravação (que só passa informações óbvias como já disse) e ao final, apareceu uma opção para falar com um atendente (!!!!).

Bem, esse atendente era realmente um SUPORTE TÉCNICO e passei minha situação para ele. Claro que ele segue um roteiro e comecei a ficar irritado quando ele pedia para eu fazer coisas que já tinha feito aos montes e dado errado. Mas, me segurei, entrei no ritmo dele e aí as coisas começaram a andar para um caminho diferente.

Enfim, ele me deu a solução - após me fazer repetir vários procedimentos que eu já tinha percorrido - e, voilá! - deu certo!!! :)

Bom, o caminho que ele me fez passar é o seguinte (vou repetir para tentar ajudar alguém que está passando pelo problema e é de fora do estado de São Paulo. Se você é de SP, sugiro que ligue no 0800 170 110 e tenha paciência, siga os inúmeros passos e chegue até o suporte).

1- o atendente de cara perguntou qual meu problema: expliquei que ja era emissor de NFe e tinha renovado meu certificado digital, porém migrando do A-1 para usar agora o A-3 com Token, e que não estava mais conseguindo assinar minhas notas fiscais. Ele perguntou se o Certificado estava instalado. Respondi que sim, pois já havia acessado o site da Receita Federal e testado no e-CAC, ocorrendo tudo perfeitamente. Só no Emissor que eu não conseguia usar o Certificado novo.

2- o atendente mandou abrir o Emissor de NFe.

3- Pediu para iniciar o programa e ir na aba SISTEMA e depois em CERTIFICADOS. Abrir Certificados;

4- Pediu para informar qual opção estava marcada. Falei para ele que já havia testado todas as opções e nenhuma dava certo. Ele repetiu: Que opção estava marcada... (nessa hora que me irritei um pouco hehehehe, mas entendi que tinha que entrar no ritmo dele, pois ele deve ter um roteiro e o correto era seguir);

5- avisei então que estava marcado em "Utilizar Repositório de Certificados do Windows" e que, quando eu ia assinar a NF, aparecia apenas o certificado antigo já vencido, o A-1;

6- Ele pediu para eu abrir meu navegador Internet Explorer, ir em FERRAMENTAS>OPÇÕES DA INTERNET> aba CONTEÚDO> clicar no botão CERTIFICADOS> aba PESSOAL e então informar se havia algum certificado lá armazenado. Falei que sim, que o certificado estava lá bonitinho (se você teve antes certificados do tipo A-1, eles também aparecerão lá, mesmo vencidos. O nome dos certificados são o mesmo, a diferença para saber qual é o atual é OLHAR A DATA. A data que aparece junto a cada certificado é a data de EXPIRAÇÃO. Qualquer certificado com data vencida é velho, o que vale será o que tem data superior (após) a data atual. No meu caso, aparecia a data de JANEIRO DE 2018). Nota: Você pode apagar - REMOVER - os certificados já vencidos que estão no seu navegador sem problemas, pois para mais nada servem. Deixe apenas o atual, MAS MUITO CUIDADO AO FAZER ISSO, tenha certeza de estar removendo os com data anterior à atual. Se você utilizar o Chrome, o caminho para chegar até esses certificados é olhar na barra de ferramentas e achar aquelas TRES LINHAS que ficam no canto superior direito e significam "Personalizar e Controlar o Google Chrome", clicar lá, ir em CONFIGURAÇÕES>DESCER A PÁGINA ATÉ aparecer "Mostrar configurações avançadas" e clicar sobre essa frase > descer até "HTTPS/SSL e clicar em CERTIFICADOS> aparecerá uma na ABA PESSOAL e lá estarão seus certificados;

7- Bem, ao dizer que o certificado estava lá, ele pediu então que eu fosse na página http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/download_v2.html USANDO O GOOGLE CHOME e não o Internet Explorer;

8- mandou eu achar "Instalação/Execução do aplicativo" e clicar no link para baixar novamente o aplicativo emissor 2.0;

9- Clicando, vai abrir uma caixa para salvar o arquivo executável. Salve. Depois de salvo, abra o arquivo executável;

10- Seu Emissor de NFe vai ser instalado novamente em cima do anterior. O ícone na área de trabalho vai atualizar automaticamente;

11- Depois disso, abri novamente o "novo" Emissor, fui á em CERTIFICADOS e já estava marcado a opção "Utilizar Repositório de Certificados do Windows". Deixar assim;

12- Ele pediu para eu assinar uma NFe. Bom, nessa hora, como eu já estava com uma nota pronta, só esperando assinatura, foi fácil. Apenas abri o GERENCIADOR DE NFs, selecionei a última nota gerada e salva e cliquei em assinar. DEU CERTO! Abriu uma caixa diferente, que não abria antes, pedindo a SENHA DO TOKEN. Coloquei a senha e a NF foi assinada. Transmiti e deu tudo certo.

Bom, A SOLUÇÃO PARA ESSE CASO DO TÓPICO É BAIXAR NOVAMENTE O EMISSOR 2.0 E REINSTALÁ-LO, CLARO QUE DEPOIS DE CHECAR SE SEU CERTIFICADO A-3 ESTÁ MESMO ATIVO. Isso vale para quem já estava utilizando normalmente o Emissor e teve problemas apenas na troca de tipo de Certificado de A-1 para A-3 com Token.

Espero que ajude alguém, e que não esteja muito confuso o texto.

Abs a todos e obrigado aos que interagiram aqui.

Juliana

Juliana

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 8 anos Segunda-Feira | 15 junho 2015 | 11:40

Bom dia Colegas,

A minha dúvida em relação a essa assunto é a seguinte:

Meu cliente em um e-CNPJ e um sistema que emite NF-e, eu consigo importar essas notas para a SEFAZ SP ou é necessário que ele tenha um outro certificado digital NF-e para fazer a importação?

Desde já agradeço a atenção


Juliana
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"Força, Foco e Fé"
ERON FERREIRA DE OLIVEIRA

Eron Ferreira de Oliveira

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 8 anos Quinta-Feira | 21 janeiro 2016 | 10:31

Bom dia

Estou com uma duvida, que talvez seja solução...
Alguém já deve ter feito isso, mas como descobri isso agora, vou compartilhar aqui para quem possa interessar.

Fiz um e-CPF hoje (correios), comprei um smartcard para a instalação, porem deu erro... Então testei a instalação em um cartão e-CNPJ já gravado que havia expirado. Consegui realizar a instalação normalmente, consigo acessar com meu cadastro os órgãos, está tudo ok, mas notei que a empresa antiga ainda consta no cartão. Então a duvida, posso instalar mais de um certificado dentro do mesmo smartcard? Alguém já fez o mesmo? Se eu pagar para a outra empresa, ficará os dois ativos?

Desculpe caso tenha feito o post erroneamente

Até logo

Erika Watanabe

Erika Watanabe

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 5 junho 2017 | 12:30

Olá, minha gente...
Segui com várias dicas que me forneceram, inclusive essa do Jorge. Mas não deu certo mesmo assim. Então liguei pro Oculto e falei com o atendente que me disse:

O Emissor de Nota Fiscal Gratuito NUNCA vai funcionar no seu computador porque é WINDOWS 10.

Ou seja, incompatível. Sugestão dele foi formatar para windows inferior. Eu não farei isso. Como JULHO/2017 está chegando, e o Emissor será pelo Sebrae, torço para que seja compatível com o windows 10. Enquanto isso, como sou nova no ambito vendas online, utilizarei o emissor daqui.

Mas fica a informação.

Giovanni Tacito

Giovanni Tacito

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quinta-Feira | 26 abril 2018 | 10:30

Olá , estou com problema no programa emissor NFe , no sistema MAC OS. Comprei um certificado A3 Token Sefenet 5100, Antes trabalhava com o A1 e tudo normal para a emissão de NF. Mas com o A3 não consigo validar a nota fiscal. Pede para eu inserir o certificado, faço o procedimento pelo programa emissor, e clico em buscar automaticamente, o programa não encontra meu certificado no Token. Manualmente não sei o caminho a ser digitado para chegar no Token. O token esta funcionando normalmente no meu Mac OS, pois entro no site da Receita Federal e meu token é reconhecido. Se alguém souber de algum procedimento que devo fazer , para meu token ser enxergado pelo programa NFe, agradeço.

Grato.

Pessoal, somente para melhorar minha duvida, depois de pesquisar, encontrei o caminho a ser digitado no Emissor NFe, para ele encontrar meu Token Safenet 5100 no meu MAC OS, /usr/local/lib/libeTPkcs11.dylib mas aparece uma mensagem com 3 possibilidades de erro: 1- dispositivo não esta conectado ( mas esta conectado e o Mac enxerga o Token) , 2- a biblioteca de implementação PKcs11 è invalida , 3- Pin fornecido é incorreto. Se alguém souber de outro caminho que posso digitar, ou algum procedimento via Terminal, agradeço a colaboração. Abraço.

SABRINA SANTIAGO

Sabrina Santiago

Prata DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 14 setembro 2018 | 12:05

Aqui também estava passando por alguns problemas com o emissor NFE fornecido pelo Sebrae e o certificado da empresa. O emissor estava fechando no momento em que eu assinava com o A3 da empresa.

Realizei algumas pesquises e solucionei da seguinte forma:
Existe um vídeo no youtube fornecido pelo SEBRAE SP: https://www.youtube.com/watch?v=ShuIYYQvmso, no qual informa que ao cadastrar o Certificado, no menu > Sistemas > Certificado, Escolher a opção "Utilizar Repositório de Certificados do Windows", daí executar no windows o comando " certmgr.msc", acessar "pessoal", "certificados" e verificar se o certificado está lá cadastrado. Voltei à nota e consegui assinar e transmitir. Espero que consiga ajudar alguém com o mesmo problema.

" A parte que ignoramos é muito maior que tudo aquilo que sabemos. " Platão

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