x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 6

acessos 16.253

Gasto do mês, pago no outro mês, já saem do caixa?

Alexandre Romagnolo

Alexandre Romagnolo

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 15:20

Tenho um exercício da minha faculdade que fala o seguinte.

Por meio de razonetes para depois calcular DRE e BP.

Tenho 3 gastos que foram deste mês, só que serão pagos no mês seguinte. devem ser já contabilizados no caixa?

Exemplo: Salários, Energia Elétrica e Telefone.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 18 setembro 2008 | 17:07

Alexandre Romagnolo,

Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do fórum. É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, estes gastos não serão lançados no caixa "neste mês", mas somente no mês do pagamento, mas os mesmos irão influenciar no resultado do exercício.

Você irá Debitar a Despesa e Creditar no Passivo Circulante, na conta da Despesa "à pagar".
Ex:
D - Salários
C - Salários à pagar

D - Energia Elétrica
C - Energia Elétrica à pagar

Quando efetuar o pagamento, você irá Debitar o Passivo Circulante e Creditar a conta Caixa.
Ex:
D - Salários à pagar
C - Caixa

D - Energia Elétrica à pagar
C - Caixa

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Vinicius Lima Martins

Vinicius Lima Martins

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 3 abril 2009 | 20:34

Lembrando a nosso amigo estudante que esse tipo de lançamento é uma provisão, feita no momento em que a despesa foi criada, isso funciona em respeito ao chamdado regime de competência.

Existem empresas, sobretudo as da administração pública, que registram o fato no momento da efetiva saida do dinheiro no caixa, não fazendo portanto provisões, isso é chamado de regime de caixa

saudações

Vinicius Lima Martins
Contador
(77) 8809 1088
Cris Azevedo

Cris Azevedo

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 12:12

Wilson e Vinícius parabéns pela simplicidade.

Dispensam comentários adicionais, salvo um: é por coisas assim que me orgulho de ser contadora... bons estudos Alexandre.


Abraços


Cris

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 15 anos Domingo | 12 abril 2009 | 07:04

Alexandre
Voce está adiante de duas situações contábeis. Faça uma pesquisa no forum sobre Regimes Contábeis. Voce irá encontrar o Regime de Caixa e de Competência.

No exemplo dado pelo Wilson ele usou o regime de competência, corretamente, para lançar as despesas.
Mas, o Fisco permite tambem que voce lance a despesa quando ocorrer o pagamento das mesma. Veja o fundamento num fragmento que tirei do COSIF.

"É importante salientar que a legislação do imposto de renda (§ 1º do art. 274 do RIR/99), mencionando a Lei das Sociedades Anônimas (art. 177), estabelece que as receitas e despesas devem ser apropriadas pelo Regime de Competência. Mas, oferece a oportunidade de não observância deste último (art. 273 do RIR/99), desde que não haja prejuízo ao fisco em razão de eventual redução ou postergação do recolhimento do pertinente tributo. Isto significa dizer que as Receitas devem ser sempre contabilizadas pelo Regime de Competência e que os custos e as despesas podem ser contabilizadas pelo Regime de Caixa. O art. 256 do RIR/99 considera falsificação material e ideológica da escrituração e de seus comprovantes a utilização de artifícios contábeis que possibilitem a eliminação, redução ou postergação do pagamento de tributos".

Portanto, voce pode argumentar com seu Professor que, em TERMOS FISCAIS,está correto lançar pela competência(dentro do mês) ou pelo pagamento(no mês Seguinte), desde que não haja redução ou postergação do tríbuto. Mas se voce lançar as despesas pelo pagamento, em TERMOS CONTÁBEIS, voce estará ferindo um dos Princípios Contábeis - O Princípio da Competência.

Editado por M Messias Santos em 12 de abril de 2009 às 07:49:30

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 15 anos Segunda-Feira | 20 abril 2009 | 13:12

Tenho 3 gastos que foram deste mês, só que serão pagos no mês seguinte. devem ser já contabilizados no caixa?
Exemplo: Salários, Energia Elétrica e Telefone
Mas no exemplo do Alexandre, o Regime de Competência será bem aceito já que, o exercício já pede isso,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.