x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 9

acessos 3.335

Dúvidas sobre IRPF 2009 - leasing, Saldo bancário

Claudia dos Santos Oliveira

Claudia dos Santos Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 12:00

Boa dia Pessoal, dei uma lida nos assuntos relacionados a IRPF 2009 porém como sou marinheira de 1º viagem ainda restam algumas dúvidas a respeito da minha declaração.
Fiz um contrato de leasing de um carro em Jan de 2008 em 60 parcelas de 426,29, a 1º parcela venceu em 07/02/08 ou seja até 31/12/2008 havia pago 11 parcelas, pelo Banco Itaú com opção de compra no ato (isso já confirmei até com o Itaucred). No menu ajuda consta a seguintes informações:
- em 2008, com opção de compra exercida no ato do contrato, informe: Meu caso
- o código do bem (e não o código 96);
21
- no campo Discriminação, informe os dados do bem e do contratante; Dados do carro, marca, modelo e ano e dados do banco
- não preencha o campo Situação em 31/12/2007;
- no campo Situação em 31/12/2008, informe o valor do bem; e
Valor do bem é a soma das 60 parcelas ? Tabela Fipe ? Ou valor da nota fiscal ?
- na ficha Dívidas e Ônus Reais, informe o valor do saldo remanescente da dívida no campo Situação em 31/12/2008. Total das parcelas que faltam pagar desde jan de 2009 ou seja 49 parcelas ?

Outra dúvida é em relação ao saldo bancário, recebi do Banco Bradesco os informes, mais como minha conta é uma tal de conta fácil ou seja corrente poupança, todos os depósitos são direcionados para a poupança, qualquer saldo em 31/12/2008 deve ser declarado ? Ou existe um mínimo para declarar?

Agradeço a todos que puderem responder.

Obrigada
Cláudia

Simone Matheus

Simone Matheus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 14:40

Claudia,
Todo saldo bancário superior a R$ 140,00 deve ser declarado.
Att,

Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 15:58

Boa tarde Claudia

Na ficha de "Bens e Direitos" código 21, informe o total das parcelas pagas e a pagar (valor total do bem). E na ficha "Dividas e Ônus Reais" informe o saldo das parcelas a pagar.

Se o veiculo foi dado em garantia do financiamento declare em "Bens e Direitos" apenas o valor já pago e nada informe na ficha "Dívidas e ônus Reais"

Quanto aos saldos bancários a orientação da Simone está perfeita.

...

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 16:45

Claudia dos Santos,

Apenas para ajudá-la caso ainda persista as dúvidas, também tive dificuldades com o Leasing mas o nosso grande mestre Saulo Heusi me deu uma aula nesta postagem.
Confira! Tenho certeza que irá ajudá-la.


Tenha um ótimo feriadão!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Claudia dos Santos Oliveira

Claudia dos Santos Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 9 abril 2009 | 17:48

Obrigada Wilson

Alias se alguém puder me responder só mais 2 perguntas ficarei grata.

Ao lançar o saldo bancário preciso colocar a situação em 31/12/2007 também ? Uma vez que é a 1º vez que eu declaro o IR ?

Só devo lançar o saldo ou tenho que lançar os rendimentos também ? Se sim, onde devo lança-los ? Uma vez que esses foram poucos cerca de 500,00. Parece que li em algum outro lugar que só era necessário lançar saldo bancário acima de 14 mil.

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Sexta-Feira | 10 abril 2009 | 10:52

Bom dia Claudia,

Segundo orientações contidas no menu Ajuda do programa, na ficha "Bens e Direitos" devem ser informados, entre outros, os

Saldos de conta corrente bancária, caderneta de poupança e demais aplicações financeiras, de valor individual superior a R$ 140,00 em 31/12/2008.

Naturalmente se é esta a primeira vez que você apresenta a Declaração, deverá informar também os saldos existentes em 31/12/2007.

Isto porque se não o fizer estará alterando completamente a variação patrimonial na DIRPF. Eu explico;

Suponha que o saldo bancário em 31/12/2007 seja de R$ 30.000,00 e em 31/12/2008, R$ 35.000,00. Nesta situação, o aumento da variação patrimonial foi de R$ 5.000,00.

Se você não informar a situação em 31/12/2007 (saldo zero), o aumento será de 35.000,00 a variação patrimonial estará distorcida e você sujeita a ter que justificar a origem dos R$ 35.000,00 inteiros e não de apenas R$ 5.000,00

Estamos falando da DIRPF 2009 referente ao ano de 2008. Rendimentos, ganhos e deduções referentes a 2007 não devem ser informados. A única coisa que se informa referente a 2007 é a situação (saldo) de Bens e Direitos em 31/12/2007 pelos motivos que mencionei acima.

...

Claudia dos Santos Oliveira

Claudia dos Santos Oliveira

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 15 anos Quarta-Feira | 15 abril 2009 | 17:17

Entendi Saulo, muito obrigada. Em relação ao que me respondeu sobre o leasing, estive verificando com o Itaú sobre a alienação fiduciária e eles me responderam o seguinte:

Esclarecemos que a opção de compra é dada no ato da formalização do contrato de Arrendamento Mercantil (leasing). O bem em questão foi alienado como Arrendamento Mercantil.

Então essa resposta de alienado como Arrendamento Mercantil é que o bem foi dado mesmo em garantia né ? O mesmo que alienação fiduciária ? Sendo assim devo declarar conforme sua 2º opção: Se o veiculo foi dado em garantia do financiamento declare em "Bens e Direitos" apenas o valor já pago e nada informe na ficha "Dívidas e ônus Reais" ?

Editado por Claudia dos Santos Oliveira em 15 de abril de 2009 às 17:19:37

Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 15 anos Quarta-Feira | 15 abril 2009 | 20:33

Boa noite Claudia,

Exatamente!

Dizer que determinado bem está alienado ao Banco, significa dizer que foi dado em garantia do financiamento, ou seja, para todos os efeitos, enquanto você não pagar o financiamento totalmente, o veículo é do Banco.

Assim, se o veículo foi dado em garantia do financiamento declare em "Bens e Direitos" apenas o valor já pago até 31/12/2007 e até 31/12/2008 e nada informe na ficha "Dívidas e Ônus Reais", pois a dívida está garantida, logo não existe.

...

Editado por Saulo Heusi em 15 de abril de 2009 às 20:34:19

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.