x

FÓRUM CONTÁBEIS

AUDITORIA E PERÍCIA

respostas 2

acessos 1.654

Exame e qualificação Técnica

Wladimir Pontes da Silva Neto

Wladimir Pontes da Silva Neto

Iniciante DIVISÃO 3, Auditor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 19 abril 2017 | 18:09

Olá Pedro,

Sou inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes - CNAI e precisei fazer a prova 3 vezes até conseguir ser aprovado. Desconheço um material ou curso específico preparatório para o CNAI, mas posso dizer o que fiz para conseguir aprovação.

1. O site do Conselho Federal de Contabilidade possui todas as provas e respectivos gabaritos. Sugiro que você estude todo esse material, ainda que alguns temas tenham sido atualizados, você irá perceber quais são os temas que mais constam nas provas, e assim poderá focar seus estudos em assuntos mais específicos. Eu por exemplo notei que as duas ultimas perguntas que exigem respostas subjetivas na maioria das vezes estavam relacionadas com a estrutura do parecer da auditoria, sabendo disso eu estudei bastante todos os tipos de parecer, e como fazer cada tipo.
2. O manual FIPECAFI é uma ótima fonte de informação contábil. Baseado na sua análise das provas anteriores, estude os temas mais relevantes através do manual FIPECAFI, ele tem diversos exemplos, que vão te ajudar a resolver questões importantes da prova.
3. A FGV tem um livreto sobre auditoria que também é ótimo. Tem vários exemplos de parecer, e o conceito de cada um destes, dentre outros temas que com certeza vão constar na prova.

No mais é isso. Espero que consiga alcançar seu objetivo.

Adriano Rodrigues

Adriano Rodrigues

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 4 abril 2018 | 09:12

Bom dia,

Pedro, além da aplicação da mesma técnica que o amigo falou acima, estou fazendo estes estudos EAD contidos no site do IBRACON:

http://www.ibracon.com.br/ibracon/portugues/liscursosonline.php

Existe quatro cursos, com matérias separadas:

NORMAS DE AUDITORIA I - CONTROLE DE QUALIDADE E PLANEJAMENTO;

NORMAS DE AUDITORIA II - RISCOS;

NORMAS DE AUDITORIA III - EXECUÇÃO DOS TRABALHOS DE AUDITORIA;

NORMAS DE AUDITORIA IV - RELATÓRIO DO AUDITOR.

Ou este com todo o conteúdo:

NORMAS DE AUDITORIA - COMPLETO

Você deve ter visto que saiu o Edital do Exame deste ano, estava lendo e a parte onde fala do detalhamento foi retirada (Iten "4.2. Os detalhamentos dos conteúdos programáticos das provas serão disponibilizados no portal do CFC, no endereço http://www.cfc.org.br.").
No edital deste ano, nem aparece o item 4.2, no edital pula direto para o item 4.2.1.
Creio que não vão detalhar o conteúdo, ficando mais difícil para estudar.
Outro detalhe, diminuíram o prazo para interposição de Recurso, de 5 dias para 3 dias, em Primeira e em segunda Instância. Este prazo inicia, a partir da data de divulgação do Gabarito. Quem interpõe recurso, sabe que já é um período curto, agora ficou menor (já gastei mais de um dia fazendo recurso apenas de uma questão).
Até mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.