x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 761

Ateracao de capital Empresario

Jorge Anselmo Pereira

Jorge Anselmo Pereira

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 14 anos Sexta-Feira | 17 abril 2009 | 13:29

Um empresario (empresa individual) me procurou para fazer uma alteração contratual de seu capital social de 3.000,00 para 20.000,00. Pergunto, pelo que pesquisei ate agora nao veria problemas, a nao ser em sua declaracao de renda pessoal, pois teria que ver como esta seu caixa. Pergunto para confirmar apenas. Há algun problema se eu aumentar em em 17.000,00 totalizando 20000,00 pretendido?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 18 abril 2009 | 08:48

Bom dia Jorge.


Concordo com você. A solução seria impor a seguinte condição; para efetuar o tal aumento se fará necessário a apresentação do comprovante de deposito feito na conta corrente da empresa, do valor referente ao aumento do capital. Somente neste termos é que o fato contábil teria valor legal. Agindo dessa forma, ele que se explicasse na Receita Federal a origem do dito valor em caso de malha fina.
Qualquer coisa fora disso é irregular. Mesmo que houvesse o tal valor em Caixa, a operação se tornaria no mínimo duvidosa, por dois motivos; primeiro, não se deve haver em caixa valores tão elevados e segundo, fica impossível, provar que os tais valores realmente transitaram pelo caixa. Portanto, para resguardar sua integridade profissional é aconselhável que se muna de provas reais e concretas desta operação.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.