x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 3.615

Contabilidade do Empresário Individual

ELIZEU JESUS PAULINO

Elizeu Jesus Paulino

Iniciante DIVISÃO 3, Corretor(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 23 abril 2009 | 21:40

Sou corretor de imóveis e estou me registrando como empresário individual. Trabalho sozinho em um escritório alugado, não tenho empregados. Gostaria de saber o seguinte:

1) Preciso abrir uma conta corrente no Banco em nome da pessoa jurídica, para depositar o valor da comissão pela venda dos imóveis?

2) Sou obrigado a ter um contador, já que o meu movimento é tão pequeno?


Muito obrigado.

Elizeu Jesus Paulino

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 24 abril 2009 | 08:25

Sou corretor de imóveis e estou me registrando como empresário individual. Trabalho sozinho em um escritório alugado, não tenho empregados. Gostaria de saber o seguinte

1) Preciso abrir uma conta corrente no Banco em nome da pessoa jurídica, para depositar o valor da comissão pela venda dos imóveis?:

Constituindo-se você em empresário individual, certamente irá precisar abrir uma conta corrente em nome da empresa, isto porque seus clientes, fatalmente irão pagar as comissões via banco, portanto, não resta dúvidas em abrir uma conta pj.

2) Sou obrigado a ter um contador, já que o meu movimente é tão pequeno?

O contador interpreta as leis e saberá orienta-lo adequadamente, ademais, existem peças contábeis que somente o profissional legalmente habilitado poderá assinar.

Outro detalhe importante é que as funções de um Contador não se limitam a apurar quais os impostos a pagar, quanto e como pagar(Isso meu amigo foi na época de Cabral). Nós Contadores temos o dever e o zêlo de manter a contabilidade de nossos clientres em dia. Tanto para eventualidades como visitas de fiscais, reclamações trabalhistas, divergências entre os sócios, falências ou concordatas, quanto para sustentar a tomada de decisões do empresário. Outrossim, o Contador estuda Leis e Medidas Provisórias não só para estar sempre em conformidade com as exigências do governo, mas principalmente para identificar oportunidades legais de Economia Tributária para a sua empresa. Pense nisso, contrate um contador e seja feliz na sua vida empresarial.

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

1. LEGISLAÇÃO COMERCIAL E CIVIL
1.1. Código Comercial - Art. 10, 11, 12, 14 e 20.
1.2. Novo Código Civil - Art. 1.179
1.3. Lei das Sociedades por Ações
1.4. Lei das Falências - Decreto-Lei 7.661/45.

2. LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
2.1. Código Tributário Nacional - Art. 195, § único
2.2. Legislação do Imposto de Renda - Art. 197 do RIR/94
2.3. Lei 9.317/96 - Lei do SIMPLES - Art. 7

3. LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA
3.1. Lei Orgânica da Previdência Social - Lei 3.807/60
3.2. Regulamento da Organização e do Custeio da Seguridade Social - Dec. 2.173/97

4. LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL
4.1. Princípios Fundamentais da Contabilidade - Resolução CFC 563/93 - NBC T 2
4.2. Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 2.7 e NBC T 3

5. LEGISLAÇÃO DE CONTRATAÇÃO C/ A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - LICITAÇÕES
5.1 Art. 31 da Lei 8.666/93 exige o último Balanço Patrimonial já exigível e apresentado na forma da lei.

Sds
...

Editado por Claudio Rufino em 24 de abril de 2009 às 10:04:08

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.