x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 4

acessos 11.176

Legalidade de Cursos Livres

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Terça-Feira | 5 maio 2009 | 23:22

Amigos, primeramente, me perdom se eu estiver postando esta questão em lugar errado. O caso é que eu gostaria que alguém me elucidasse se para ministrar aulas em curso livre de cunho profissionalizante é necessário alguma formação técnica mesmo que não de docência (sei que há alunos de graduação que desenvolvem esse tipo de atividade como free-lancer)?
Minha dúvida se origina do fato de que minha afilhada pretende fazer um cursinho de 1 a 2 meses de duração com um custo de aprox. R$300,00 que pretende dar conhecimento de rotina geral de escritório. Eu estaria tranquila se o curso fosse aplicado por uma instituição pessoa física, mas não é o caso. Quem promove, e que irá aplicar o curso, é uma pessoa física alegando longa experência em rotinas administrativas (como crédito, cobrança, tesouraria, depto pessoal,etc). Desconheço se esta pessoa possíu formação profissional na área. Nada contra se de fato assim for, não tiro o mérito do profissional nem da capacidade de ensinar tais rotinas. Minha dúvida é se tal profissional poderá fornecer Certificado (conclusão,presença,etc) do curso de rotinas administrativas, se há alguma exigência do MEC para tanto e, ainda, se para simplesmente aplicar tal curso há alguma exigênca legal. Já procurei essa informação no site do MEC e nada encontrei.
Obrigada pela atenção e me desculpem mais uma vez se me equivoquei de sala!
Agradeço por qualquer informação e orientação que me derem, busquei aqui essa ajuda por saber que muitos participantes são profissionais bastante experientes.
Abraços a todos e meus agradecimentos antecipados pela ajuda!

M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 07:50

Kennya

Acho que voce deve se preocupar se curso é reconhecido pelas empresas.




Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
robelyo

Robelyo

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 10:13

Já dei aulas pra pessoas que estavam terminando a faculdade e outros contadores formados, mas no caso deles, a preocupação era aprender mesmo, saber manusear um plano de contas, identificar receitas, despesas, saber o que é Ativo, Passivo, enfim, todos gostaram e depois me procuraram novamente alguns amigos deles pro mesmo fim mas nao topei mais, era como free lance mesmo,
A preocupação deles era aprender mesmo pois sairam da faculdade sem saber nada (e todas reconhecidas pelo MEC), é um sistema tão burocrátivo o aprendizado e as normas que muitas vezes as normas impostas não garantem vaga garantida no mercado, o que de pessoas despreparadas pro mercado de trabalho.
Mas entendo sua preocupação. Mas veja se o conteúdo é bom, no caso vcs precisam de um certificado, eles podem fornecer (quem dá cursos geralmente fornece) no meu caso nao pq quem me procurava já tinha um objetivo em mente e não queria saber de papel. Boa sorte.

kennya eduardo
Consultor Especial

Kennya Eduardo

Consultor Especial , Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 14 maio 2009 | 10:34

Obrigada pessoal, por me responderem!
Messias, grata pela sugestão do idepac, vou procurar.
Amigo Robélyo, acredito que um profissional atuante no mercado de trabalho tem até melhor condição de ensinar práticas e rotinas de um cargo ou departamento. Entendo a situação desse pessoal que saiu da faculdade com mais dúvidas que certezas!! Tive amigos da turma de Contabilidade do Senac (há + de 10 anos atrás) que queixavam-se de nada entender da rotina, e lá estavam pra aprender e se preparar pra prova junto ao CRC! Eles teriam condições de conseguir o registro profissional pois estudaram em colégio estadual cursando o nível técnico, enquanto que eu não, pois o nosso curso, um pós secundário, não contava com a carga horária exigida pelo MEC! É isso aí!!
Não duvido que um profissional possa ensinar bem a rotina administrativa(independente de sua formação escolar, uma vez que ele possua o conhecimento prático e teórico da coisa, é válido, é assim que sabemos como realmente são as coisas, como elas funcionam!), minha dúvida é se o eventual certificado que ele fornecer (no caso de minha afilhada) terá amparo legal, afinal, o profissional que dará o curso terá de emitir o certificado assinando como instrutor do curso, informando que a pessoa adquiriu tal conhecimento e etc. O peso que terá o certificado junto as empresas é secundário, pois vale mesmo é o conhecimento!
Abraços a todos e + uma vez obrigada pelas respostas amigos!

Editado por Kennya Eduardo em 14 de maio de 2009 às 10:36:02

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.