x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6.698

acessos 1.162.031

Wander sarto

Wander Sarto

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 10:09

Muito obrigado Graciane , esta dando um erro no meu sistema da folha e não estou conseguindo enviar essas rescisões. Quando vou no site do e-social cadastro tudo e coloco a data da rescisão ,por exemplo 31/10/2018 , dá a mensagem de erro que a data tem que ser anterior a da obrigatoriedade do sistema.Não estou entendendo.. e estou muito preocupada. Obrigada

Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 10:14

Wander, dia 23/11/2018 eu cadastrei uma rescisão e enviei pro esocial, foi recebida normalmente. Da uma conferida se o período da obrigatoriedade no site está correto porque se não estiver 07/2018 pode ser que esse seja o problema.

Atenciosamente.
Graciane Vitorino

Graciane Vitorino

Prata DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 11:42

Wander , eu fiz a rescisão na folha e quando gravei ela enviou. Depois so acompanhei a transmissão. No seu programa aparece que erro?

Andre, obrigada. Não me expressei bem, 07/2018 na verdade estava me referindo ao inicio da obrigatoriedade e não ao da execução da demissão que é 10/2018 conforme você disse. Me desculpem o equivoco.

Atenciosamente.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 14:17

Magaly,

Grupo 2, eventos periódicos é agora, até 07/02/2019 ref. competência Jan/2019. Vc repetirá o envio enquanto perdurar a situação, toda competência Janeiro de cada ano.


Sds!

Valéria Onorato

Valéria Onorato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 15:34

Pessoal,

podem me ajudar?

Os eventos periódicos para o grupo 2 já está em vigência né?

Mas o que temos que mandar nesses eventos perióticos, o que engloba?

E para enviar, é o mesmo procedimento de quando estamos enviando as informações pelo sistema, com o certificado?

Podem me dar detalhes?

Obrigada!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 15:39

Giancarla Mantovani Casanova,

Existem 3 tipos de procedimento: Alteração, Retificação e exclusão.
Conforme a situação (precisa saber o caso), pode retificar ou excluir. Vou dar um exemplo básico do próprio MOS:

Exclusão:

enviado ao eSocial, no dia 01/08/2014, evento S-2200 – Admissão com data de
20/08/2014. A admissão não se concretizou.
Para excluir: enviar ao eSocial o evento S-3000 – Exclusão de Eventos, informar o número do
recibo do arquivo a ser excluído


Retificação de dados do contrato de trabalho:

trabalhador admitido em 01/08/2014. Data
informada no evento “S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do
Trabalhador” - 01/09/2014.
Para retificar: Enviar ao eSocial o evento S-2200 – Admissão com indicativo de RETIFICAÇÃO
(2), informando o número do recibo do arquivo a ser retificado e a data de admissão correta -
01/08/2014


Veja demais exemplos no Manual.


Sds!

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 16:34

Boa tarde, tenho um cadastro no e-social de empregada domestica, atraves do meu cpf, e lá retiro a guia de inss e fgts dela..

No entanto, tenho um escritorio rural, cadastrado cei com 2 funcionários, ja migrei pra CAEPF e preciso cadastra-los no ESOCIAL, para uqe eu possa retirar o FGTS E INSS deles lá.

Como proceder isso?

Rogerio

Rogerio

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 16:35

Boa tarde, tenho um cadastro no e-social de empregada domestica, atraves do meu cpf, e lá retiro a guia de inss e fgts dela..

No entanto, tenho um escritorio rural, cadastrado cei com 2 funcionários, ja migrei pra CAEPF e preciso cadastra-los no ESOCIAL, para uqe eu possa retirar o FGTS E INSS deles lá.

Como proceder isso?

Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira

Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 16:43

Boa tarde !

Estou com a seguinte situação trabalho em uma empresa que era optante pelo simples até 30/09/2018 quando foi feita uma alteração de atividade e realizamos a comunicação obrigatória em função da atividade ser vedada ao simples. Diante disto a empresa deixa o grupo 3 do e-social e passa ao grupo 2 ou permanece no 3 uma vez que no inicio da obrigação ela era optante pelo simples ?

Grato,

Pedro Oliveira.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 16:53

Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira ,

Copie esse link. Nesse post da jéssica favaro em sua página ela explica muitas situações, e a sua se enquadra (pergunta 7): Oculto79&id=Oculto80&__tn__=K-R" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.facebook.com


Tome Nota eSocial - Diversas Dúvidas


Nesse post, irei esclarecer algumas dúvidas, q tenho visto em diversos grupos de estudos. Bora la?

Sou do grupo 2, cuja folha de pagamento inicia em 10/01/19. Tenho que enviar algo nessa fase referente a folha de DEZEMBRO/18?

Depende. Se for regime caixa, ou seja, o pagamento de dezembro foi efetuado em Janeiro/19 (5•dia util), tem que enviar apenas o evento S-1210 referente a Dezembro.
O prazo de envio do evento S-1210 relativo a pagamentos efetuados em Jan/19 é o dia 07 do mês seguinte, no caso, 07/02/19. Tem que informar que o , {tpPgto} é = [9]). A folha (S-1200) de Dezembro não será informada no eSocial, pois é anterior ao início de obrigatoriedade.

Os pagamentos relativos a competências anteriores ao início de obrigatoriedade, mas efetivados (pagamento) já na vigência do eSocial, devem ser informados no grupo [detPgtoAnt].


2- Qual é a competência que deve ser enviado a folha para o grupo 2?

É a competência de Janeiro/19 com envio até 07/02/2019.

3- Agora que sou do grupo 2 e já começo a enviar a folha de pagamento no eSocial, posso parar de transmitir a sefip?

Não! A sefip continuará sendo enviada, até que inicie a fase 4 (substituição da sefip pela DCTFWEB e GRFGTS). Para o grupo 2 somente a partir de 04/2019 que ira parar de enviar a sefip e para o grupo 3 somente a partir de 10/2019.

4- Sou do grupo 3, já tenho que enviar a fase 1 até 10/01/2019?

Não. O Início é 10/01/2019 e você pode enviar os eventos da fase 1 até 09/04/2019.


5- Se eu já tinha enviado a fase 1 do grupo 3, (quando estava liberado), preciso mandar novamente agora?

Não . Se não houve nenhuma alteração , não precisa transmitir novamente.

6 - Eu já tenho que ter o CAEPF para enviar o eSocial?

Se vc é do grupo 3, empregador pessoa física, ja tem que fazer sim a migração para o caepf para enviar a fase 1 . (Ja ensinei como faz isso, tem na minha página “Jéssica Fávaro”).

7 - Minha empresa era Simples Nacional, e a partir de 01/2019 passou a ser Lucro Presumido. E agora?

Se a empresa em 07/2018 era SIMPLES NACIONAL, mesmo sendo excluída após isso, irá seguir no grupo 3. (Com inicio no eSocial em 01/2019)!

8- Se o sócio não retira pró-labore, tem que enviar?

Não. Somente é obrigatório o envio do sócio que tem retirada de pró-labore no esocial. Se tiver distribuição de lucros será informado na Efd-Reinf.

Se a empresa só tiver pro-labore qual evento tem q enviar? Enviará somente os eventos: S-1000, S-1005, S-1020, S-1030, S-1010 e S-2300.

9- Sou do grupo 3, vou começar enviar a fase 1 a partir de 10/01/19. Tem que ter certificado digital pra enviar?

Se vc tem sistema e enviará através dele, é obrigatório o uso do certificado digital. Não tem problema ser procuração. Para empregador que não tem certificado digital, pode fazer procuração em papel para conseguir enviar. (Na minha página tem explicação tbm de como fazer).
Conselho: Se tem sistema de folha, envia tudo pelo sistema de folha e nao pelo site do eSocial, pois seu sistema não ira entender o que vc ja enviou p esocial no site, e a dor de cabeça depois será maior.

10 - Se o CNPJ estiver como Suspenso, tem que enviar o eSocial?

Sim, só não vai enviar se o Cnpj estiver baixado/inativo/nulo.

Empresa sem movimento envia na fase 1 o evento S-1000 e na fase 3 o evento S-1299 (para dizer que não tem movimento) - e repete a informação em Janeiro de cada ano depois.

Beijos 💋
Jéssica Fávaro
08/01/19

Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira

Pedro Henrique Rodrigues de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 17:01

Caro José Gonçalves, muito obrigado pela resposta !!!!
Em contato com outros colegas me passaram posicionamento de algumas consultorias e estavam respostas estavam divergentes e como as consultorias sempre jogam a bronca para a gente preferi escutar a opinião dos colegas do fórum por sempre serem bem assertivos.

Mais uma vez grato pela ajuda !!

Abraços

Pedro Oliveira.

Geise

Geise

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 17:40

Boa tarde,
Vcs enviam a competência no e-social todo mês, ou somente as fases dos eventos?
No meu caso a empresa está no grupo 2, e não teve alterações nos eventos, por ser um somente pro-labore.

Obrigada

VALTER JOSE RAMOS

Valter Jose Ramos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 17:52

alguem teve esse erro na transmissao do esocial
Poderia me da help

Ocorrencia 2
Código.....: 272
Descrição..: A inscrição informada deve ser o CPF do empregador, caso de empregador doméstico, ou ser um estabelecimento
do empregador devidamente cadastrado no sistema no período.
Tipo.......: 1
Localização: /eSocial/evtAdmissao/vinculo/infoContrato/localTrabalho/localTrabGeral/nrInsc

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 9 janeiro 2019 | 21:22

Geise,

Não entendi sua pergunta. Se tem pro-labore, vai enviar todas as fases, como se fosse empregado normal, exceto eventos de SST.

---------------

Valter Jose Ramos,

Nesse e-social, tudo é meio incerto quanto aos erros. Explique qual evento vc está tentando enviar. Mas veja esse tutorial clique aqui

---------------

Diego Gabriel Foss ,

Até onde sei, o FPAS é o 604 (É o mesmo que usa na para gerar a GFIP). Verifica a tabela 04 do Layout do esocial, , mas vou deixar essa pergunta para quem trabalha com esse tipo de atividade, responder.



Sds!

Geise

Geise

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 10 janeiro 2019 | 10:08

Elaine, bom dia.

Eu enviei até a fase 2, onde estou obrigada, no grupo 2.
A fase 3 se inicia hj para meu grupo.
A dúvida foi em relação a competência, todo mês tem que enviar (como na SEFIP) , ou somente ir preenchendo as fases até este momento.

Página 177 de 244

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.