x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 3.324

Aumento de salário com hora extras

Danubia Vieira

Danubia Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Sábado | 12 agosto 2017 | 23:14

Boa Noite
Um dos funcionários da empresa onde trabalho tem um salário maior do que os outros que exercem a mesma função por questão de seus conhecimentos e experiência, só que seu salário registrado em carteira é o normal e esse acréscimo meu patrão solicitou ao contador que mandasse os holerites com essa diferença lançada como horas extras.
Veja bem ele recebe 1040 Bruto como os outros mas quando ele foi contratado foi combinado um acréscimo pra ele receber mais, só que esse acréscimo não é registrado em carteira, ele é lançado todo mês como horas extras (mesmo ele não tendo feito essas horas extras), a contadora não quer mais lançar como hora extra e sim como gratificação.
Minha pergunta É, qual a diferença de ser lançado como hora extra ou gratificação é porque não registram logo em carteira essa diferença?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Domingo | 13 agosto 2017 | 10:03

Danubia, bom dia.
A diferença e que a hora extra, como o próprio nome diz = são HORAS excedentes a jornada normal de trabalho.
Já a gratificação que e o mais correto, como o proprio nome diz = GRATIFICAÇÃO, (pelo trabalho, pelo desempenho, etc...)

Lembrando que essa gratificação precisa ser anotada na ctps, já a hora extra não.

A contadora está correta,ok..

Danubia Vieira

Danubia Vieira

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 16:03

Entendi.
Mais uma pergunta: E qual é o mais viável para a empresa, manter como gratificação ou aumentar em carteira logo o salário do funcionário já que essa gratificação sera mensal e querendo ou não ela acabara incorporando o salario dele pela habitualidade do pagamento?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 6 anos Segunda-Feira | 14 agosto 2017 | 16:07

Danubia, boa tarde.
Minha sugestão e incorporar essa gratificação ao salario, assim evitará problemas futuros, mas deixe bem claro e se possivel por escrito, (duas vias), que a gratificação será incorporada ao salario a partir do mês xx.

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 3 maio 2018 | 09:51

Bom Dia, estou fazendo o aumento de salario de uma certa empresa, e me veio a seguinte questão,





Horas extras são base para aumento de Salario?

Ele recebe 1229,47, pelo que sei vai para 1251,78 (1,815%).
Isso se eu pegar so o salario base.

Das Horas extras basta eu fazer uma diferença dos meses retroativos correto?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.