x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 27.122

Sintegra: obrigatoriedade ou não

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 6 anos Sábado | 19 agosto 2017 | 02:00

Bom dia Colegas,

Tenho duas empresas recém abertas: uma de revenda de hardware e outra, é um ecommerce (de canecas, almofadas, bottons, etc).

1) A empresa empresa que revende hardware é optante pelo Simples Nacional e fiquei na dúvida se preciso entregar o Sintegra.
Além de comprar produtos de outros estados - estou em São Paulo - vende também tanto para São Paulo, como para outros Estados.
Vende tanto para pessoa física como para pessoa jurídica.
Acredito que tenha que entregar o Sintegra pelo que li aqui no Forum, mas fiquei na dúvida, porque é optante pelo Simples.

Se tiver que entregar o Sintegra, posso fazer um arquivo só e depois de passar pelo validador, enviar pelo TED ou tenho que verificar para quais Estados tiveram venda, fazer arquivos separados e enviar para cada Estado?


2) A empresa de ecommerce não compra de outros Estados, mas vende. Só que as vendas são apenas para pessoas físicas. Não tem nenhuma venda para pessoa jurídica.
Também é optante pelo Simples Nacional.
É devido o envio do Sintegra?

3) Estas empresas não são obrigadas a entregar o FCont ou EFD ICMS, mas se eu entregar o FCONT posso abandonar o envio do Sintegra já que o FCONT contém as informações do Sintegra?
Meus clientes podem ser penalizados por não entregar o Sintegra - que tem obrigatoriedade e em seu lugar estar o FCONT?

4) Ultima dúvida, meus caros colegas, não tenho módulo fiscal no sistema contábil aqui do meu simples escritório.
Há algum gerador de Sintegra a partir da Nfe.
Consegui importar a Nfe (tanto de entrada como de saída) para o Excel e se eu conseguisse um gerador de Sintegra, a partir do Excel ou .txt seria ótimo.
Alguém tem alguma dica?


Sou nova na área e não sabia que teria essas questões por isso não inclui toda essa mão de obra no meu honorário.
Agora, terei uma trabalheira, além de um custo com software para geração do Sintegra, caso ninguém tenha uma dica de gerador gratuito.


Muito obrigada e bom final de semana a todos.
Abraço,
Tatiana

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sábado | 19 agosto 2017 | 10:11

Olá, Tatiana Oliveira

Segue o link abaixo, onde constam as regras para a entrega ou dispensa da entrega do Sintegra.

www.fiscosoft.com.br

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 16:14

Boa tarde,
Tatiana,

O FCONT é a escrituração de contas patrimoniais, o SINTEGRA o movimento de mercadoria e os incidentes na entrada e saída. O FCONT era exigido pela RFB e o SINTEGRA pelos Estados membros por força do Convênio ICMS 57/95.

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Lucas Santana Costa

Lucas Santana Costa

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 16:19

Totvs. Mas como você está montando o escritório tem diversas opções no mercado como Dominio, Fortes e etc

Lucas Santana Costa
Corporate Tax Advisor
& Tax Solution
Skype: lucassantana26

"As informações contidas nesta mensagem não produzem os efeitos do processo de consulta tributária"
Site: https://www.liberpatrimonii.com
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 21 agosto 2017 | 16:22


Totvs conhecço bem rsrs Era o que a multinacional que eu trabalhava usava.

Como estou começando, não vai dar pra nesse momento contratá-los.

Obrigada pelas dicas.

Abraço,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.