x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 18

acessos 19.381

Atualização de dados no Siope

Vanessa de Lima Gonçalves

Vanessa de Lima Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 24 agosto 2017 | 15:13

Olá.

Tenho um problema para enviar a remessa do Siope, após colocar a senha me avisa que os dados não podem ser transmitidos pois os Dados estão desatualizados, juntamente a isso as informações de como proceder.
Porém quando após criar backup, tendo atualizar os dados, recebo como resposta o Erro 50, algo como Tentativa de alterar campo somente leitura, já efetuei várias tentativas e nada feito.
Alguém passou por algo parecido? Como solucionou? Será que desinstalar e instalar o programa pode ajudar?
No aguardo

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Segunda-Feira | 11 setembro 2017 | 14:40

1º bimestre conseguimos transmitir, o problema está no 2º e acontece pedir atualização de dados, mesmo com o sistema atualizado na ultima versão, pede para atualizar dados, quando fazemos ele dá uma mensagem de erro dizendo que não conseguiu ler os dados na pasta metadados, mandando um protocolo ao Fale Conosco e estamos na espera.
Não tinha visto esse tópico 2017, acabei criando outro.

Viviane Santos

Viviane Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 setembro 2017 | 15:47

Boa tarde!
Vocês conseguiram?
O Fale Conosco do FNDE para tratar de assuntos do SIOPE parece uma piada. Eles só respondem 1 mês depois e olhe lá. Tentei por telefone, liguei no minimo 15 vezes e da única vez que me atenderem disseram que era problema da minha internet.
Estou na esperança de alguém aqui consegui e nos ajudar.

Dione Santos

Dione Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 6 anos Terça-Feira | 26 setembro 2017 | 11:43

Bom dia!!! problemas com essa versão também. Prazo termina essa semana e ainda não consegui transmitir o 4º Bimestre. Não tenho criticas impeditivas. Porém, quando vou transmitir pede pra ATUALIZAR DADOS DO SIOPE. Faço o procedimento ( quando consigo) e o mesmo continua dando a mensagem de erro. Não sei mais o que fazer. Ligar la é uma vida. Equipe técnica muito falha. Alguém mais com esse problema?

Emmanuel Sousa

Emmanuel Sousa

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 3 outubro 2017 | 17:17

Não adianta! Aqui no Escritório preencho de vários Municípios e, toda vez que lançam uma nova versão, eu atualizo, consigo enviar um ou outro mas, os demais ficam emperrados, com os mesmos problemas de vocês, principalmente "Atualização dos Dados do SIOPE" que não adianta, ele não atualiza, ou atualiza e o sistema ignora!
O que precisamos é de inibidores de críticas, já pedi pelo Fale Conosco mas eles não respondem! Telefone não adianta, eles orientam a mandar o caso pros técnicos do Fale Conosco e aguardar!
Este programa é uma desgraça! E querem ver ele piorar? Quem já preencheu ele em anos anteriores sabe: no último bimestre, quando fará todos os fechamentos dos programas com os gastos!

ARIELLE

Arielle

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 24 outubro 2017 | 10:54

Estamos com o mesmo problema aqui no escritório. Porém, nem o primeiro bimestre estou conseguindo transmitir agora.
Fiz de outro municipio em setembro e consegui transmitir todos os bimestres. Agora estou fazendo de outro município e não consigo enviar nenhum.
Se alguem tiver solucionado, aceito sugestões.

Jennifer Simas Vitória

Jennifer Simas Vitória

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 10:14

Olá,

Estou com 5 bimestres de 10 municípios aqui emperrados, pois toda vez que eu coloco em "Atualizar Dados do SIOPE" ele dá o aviso "Baixando arquivo.." e fica assim o dia inteiro. Eu já deixei rodando em um computador o dia inteiro, entrando pela noite, até a manhã do dia seguinte e a mensagem não sai. Já desativei o firewall, já ativei o firewall deixando acesso para o chrome e o SIOPE, mas nada adianta. Estou na esperança deles disponibilizarem a versão 35 e que ela me permita transmitir os 5 bimestres de uma vez só, como foi o caso da versão 33. Mas já estamos no dia 11/01 e o atendimento (que por sinal é péssimo), parece que tem má vontade de atender, não nos diz nada. Alguém me ajude, por favor.

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 12:04

Bom dia, no nosso caso aqui, está passando tudo normal o 5º bimestre, não sei se já está fazendo isso, vi em uma dica para entrar no sistema SIOPE como Administrador, caso você não esteja entrando assim e não saiba como, clique com o direito do mouse no ícone do sistema SIOPE, vai em propriedades e na aba "Compatibilidade" e marca a opção "Executar este programa como administrador", acredito que isso possa te ajudar, caso já faz esse procedimento, não tenho outra explicação, a não ser, fazer cópia de segurança de tudo, desinstalar todos os sistemas de SIOPE e instalar novamente. Espero ter ajudado.

Marinho

Marinho

Iniciante DIVISÃO 3, Chefe Serviço
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 07:52

Bom dia, somente neste momento consegui sanar os problemas com relação as remunerações para enviar o 2º Bimestre, estou com a versão 17.0.26, como faço para atualizar para a versão de transmissão?

MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 08:09

Bom dia Marinho, é só ir no site do FNDE - SIOPE e baixar o sistema atual e instalar normalmente, mas não esqueça de tirar uma cópia de segurança antes, sempre é bom fazer uma cópia de segurança, as vezes o sistema pode dar problema e sem a cópia de segurança, você pode perder seu trabalho.

JOSE CARLOS PADOVAM JUNIOR

Jose Carlos Padovam Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 24 fevereiro 2018 | 23:17

Alguem conseguiu solucionar o problema da atualizaçao de dados? Sempre era resolvido com versão nova, porem ja estou tentando nas ultimas duas versoes e nada. Ja desinstalei tudo, reinstalei, executei como administrador e nada.

REGIANE BARROS

Regiane Barros

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 10:22

Sou Contadora da Prefeitura Municipal.
Resumindo a LOOONGA história.
Após inúmeras tentativas e muito trabalho perdido, por não conseguir transmitir o SIOPE 2018, somente após a segunda mudança de versão, que consegui transmitir.
O problema estava na versão.
O suporte técnico em nenhum momento falou que poderia ser esse o problema. Eles davam a entender que o problema estava com nossos computadores.
Espero ter colaborado!

JOSE MARCIO BOEIRA DE SOUZA

Jose Marcio Boeira de Souza

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 13 setembro 2018 | 10:29

Bom prezados colegas, enviei um arquivo siope 3º bimestre de 2018, no prazo em 27/07/2018, porém não apropriaram o arquivo, mas tento enviar novamente ele não deixa, pois acusa o protocolo de envio anterior. Já pedi para eles uma dúvida me responderam em uma semana, no entanto pedi novamente junto a fundamentação (que solucionou em parte) mas me deparei com o envio anterior, o qual o governo não apropriou, pois se apropriasse acusaria defeito, mas também me impede de passar outro arquivo (porquê a antiga remessa não foi apreciada)...Coisa braba, e só isso que me atravanca!! Só falando aos colegas, impossível ter ligação, pois não é atendido, então fiz o pedido por escrito.
Dentro de uma lógica (se o sistema acusa entrega, não sou devedor de obrigação). Mas o próprio governo tem que dizer, se aceita, ou porque não aceita, e não ficar moroso.
Sem mais;

Josi Santos

Josi Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2018 | 14:54

Boa tarde, Pessoal !!!

Estou tentando transmitir o SIOPE mais eles pedem para atualizar os dados, vou no menu: arquivo-atualizar dados- dados do siope, entretanto ao finalizar esse processo aparece o seguinte erro: Socket Error # 10060. Já fiz atualização de versão, já busquei auxilio com o pessoal de TI, já entrei como administrador mais nada adianta, sendo assim como resolver essa pendencia e poder enviar o arquivo.
Alguém pode ajudar, por favor, esse sistema testa nossos corações.

Pedro Alberto de Quadros Ramos

Pedro Alberto de Quadros Ramos

Iniciante DIVISÃO 4, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 25 outubro 2018 | 16:35

Boa tarde,
Josi Santos - vê com o pessoal da tua TI quem usa Mikro Tik tem que habilitar o FTP, eles entenderão.

Jose Marcio Boeira de Souza, agora não é só o envio do arquivo, tem o sistema MAVS que o Secretário (a) e o Presidente do Conselho do FUNDEB, devem entrar e dar ao aceite, concordando com o relatório do SIOPE. Tem que anexar a ata da reunião também. Veja abaixo a comunicação do FNDE que todos devem ter recebido:

Prezados gestores



O FNDE vem apresentar a Vossa Senhoria o Módulo de Acompanhamento e Avaliação do SIOPE – MAVS, ferramenta informatizada, desenvolvida para facilitar o acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundeb, na medida em quecontará com a participação ativa do Secretário (a) de Educação, na avaliação e confirmação das informações prestadas pelos entes federados junto ao SIOPE, contidas no Relatório Resumido de Execução Orçamentária - RREO.



O processo contido no MAVS inicia-se com a participação do Secretário (a) de Educação do ente federado ou (do responsável pelo órgão educacional equivalente),que, por sua vez, confirmará todas as informações de receitas e despesas voltadas para a educação básica pública, contidas no Anexo VIII - Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), (Demonstrativo das Receitas e Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE), produzido pelo sistema SIOPE, com base nos dados informados.



Para conhecimento, informamos que o MAVS foi desenvolvido em cumprimento ao Acordo de Cooperação Técnica nº 2/2017, firmado entre o FNDE, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil - ATRICON e o Instituto Rui Barbosa – IRB, com a finalidade de estabelecer “... ações relativas à criação e utilização do módulo de controle externo (MCE) para validação dos dados constantes do sistema de informações sobre orçamentos públicos em educação – SIOPE pelos tribunais de contas dos estados, distrito federal e municípios”.

Daí, o MAVS, permitir, também, a validação das informações de receitas e despesas voltadas para a educação básica pública, declaradas pelo ente federado ao sistema SIOPE, por meio daconciliação das informações encaminhadas ao correspondente Tribunal de Contas a que o seu município ou Estado estiver jurisdicionado valide as informações.

Como é de seu conhecimento, a transmissão dos dados ao sistema SIOPE desde 01 de janeiro de 2017 passou a ser bimestral. Nesse sentido, informamos que a partir do dia 01.06.2018, a transmissãodos dados ao SIOPE, a contar do exercício de 2018 em diante, somente será processada e publicada após a confirmação desses dados pelo Secretário de Educação, pelo Tribunal de Contas e pelo Presidente do CACS-FUNDEB.

Abaixo, apresentamos em síntese os procedimentos para uso do MAVS - Modulo de Acompanhamento e Validação do SIOPE,:

1ª Etapa:

O Secretário de Educação (ou responsável pelo órgão educacional equivalente) analisa o contido no Anexo VIII do Relatório Resumido de Execução Orçamentaria – RREO (Demonstrativo das Receitase Despesas com Manutenção e Desenvolvimento do Ensino – MDE), produzido pelo SIOPE. Caso o Secretário de Educação (ou responsável pelo órgão educacional equivalente) não confirme os dados, será necessária a devida correção dos dados declarados, para novo encaminhamentoao SIOPE.



2º Etapa:

Após a “confirmação” dos dados pelo Secretário de Educação (ou responsável pelo órgão educacional equivalente), o MAVS executará, automaticamente, a conciliação dos dados de receitas e despesas transmitidos ao SIOPE com os informados ao Tribunal de Contas, validando, dessa forma, as informações declaradas ao SIOPE. Caso haja divergência nas informações prestadas ao SIOPE em relaçãoàs informações prestadas ao Tribunal de Contas, o módulo MAVS apresentará um relatório com os dados divergentes. Nesse caso, o município deverá proceder as correções necessárias junto ao sistema SIOPE ou retificar as informações prestadas ao Tribunal de Contase reiniciar o processo, conforme contida na 1º Etapa.

3ª Etapa:

Nesta etapa, o Presidente do CACS-FUNDEB visualizará o Relatório Demonstrativo do FUNDEB e, caso concorde, deverá “confirmar” os dados nele contidos. Entretanto, se , por alguma razão, o Presidentedo CACS-Fundeb opte por “rejeitar” as informações contidas no referido relatório, automaticamente, o Secretário de Educação (ou o responsável pelo órgão educacional equivalente) receberá mensagem, via e mail, para, então, realizar as devidas correções ou apresentaros esclarecimentos que se fizerem necessário ao CACS-Fundeb, e o processo voltará à etapa nº 1 acima.

Mais detalhes sobre estes procedimentos podem ser obtidos no manual de uso do MAVS, disponível na página do SIOPE, em http://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/siope/sobre/material-de-divulgacao.

Assista também o tutorial para entender o fluxograma do MAVS, acessando o link disponível na página no SIOPE no Portal do FNDE em: http://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/siope

Para acessar o sistema MAVS acesse o link http://www.fnde.gov.br/fnde_sistemas/siope e clique em “MAVS”, e utilize o mesmo login e senha do sistema CACS-FUNDEB.



Atenciosamente



Coordenação-Geral de Operacionalização do FUNDEB e de Acompanhamento e Distribuição da Arrecadação do Salário-Educação – CGFSE


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.