x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.882

Apuração de IRPJ e CSLL por balancete mensal.

morgan aurelio da silva lino

Morgan Aurelio da Silva Lino

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 11:02

Bom dia,

Não tenho muito experiência nesse tipo de apuração mensal de IR e CS.
Situação hipotética:
A empresa vem apurando o lucro real mensal via balancete de redução/suspensão.
Teve prejuízos nos meses de jan, fev, abr, mai, jun e jul.
Teve lucro em mar e ago.

Minhas dúvidas são as seguintes e referentes à apuração de 08/2017:

- Retenção de IR e CS na fonte.
Todos os meses houve retenção na fonte desses tributos. Eu posso utilizar todos esse valores para deduzir do total a pagar? Posso usar somente o valor da retenção do mês corrente ou não posso utilizar nenhum valor?
Exemplo:
Jan - Fev - Mar - Abr - Mai - Jun - Jul - Ago
IRCS fonte: 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 10

- A dedução do PAT (4% do total de IR a pagar)
Eu posso usar somente nesse mês de agosto essa dedução? Posso usar os valores dos meses anteriores ou não posso usar nenhum desse(s) valor(es) como dedução do IR a pagar?

- Em março houve lucro e pagamento de IR e CS. Esses valores poderão ser deduzidos na apuração de agosto?

- A contabilização desses tributos vão ser contra despesa ou vou ativá-los?

OBS:
1- Está claro pra mim que o resultado acumula durante o ano e que eu posso compensar prejuízos de exercícios anteriores no total de 30% do total dos tributos.

2- No mês de março não houve nenhuma dessas deduções que eu acabei de perguntar acima.


Obrigado.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 11:36

Ola Morgan
Retenção de IR e CS na fonte.
Voce pode utiliza-los acumuladamente para deduzir o devido. (sem nenhum problema)