x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.882

Apuração de IRPJ e CSLL por balancete mensal.

morgan aurelio da silva lino

Morgan Aurelio da Silva Lino

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 11:02

Bom dia,

Não tenho muito experiência nesse tipo de apuração mensal de IR e CS.
Situação hipotética:
A empresa vem apurando o lucro real mensal via balancete de redução/suspensão.
Teve prejuízos nos meses de jan, fev, abr, mai, jun e jul.
Teve lucro em mar e ago.

Minhas dúvidas são as seguintes e referentes à apuração de 08/2017:

- Retenção de IR e CS na fonte.
Todos os meses houve retenção na fonte desses tributos. Eu posso utilizar todos esse valores para deduzir do total a pagar? Posso usar somente o valor da retenção do mês corrente ou não posso utilizar nenhum valor?
Exemplo:
Jan - Fev - Mar - Abr - Mai - Jun - Jul - Ago
IRCS fonte: 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 10 - 10

- A dedução do PAT (4% do total de IR a pagar)
Eu posso usar somente nesse mês de agosto essa dedução? Posso usar os valores dos meses anteriores ou não posso usar nenhum desse(s) valor(es) como dedução do IR a pagar?

- Em março houve lucro e pagamento de IR e CS. Esses valores poderão ser deduzidos na apuração de agosto?

- A contabilização desses tributos vão ser contra despesa ou vou ativá-los?

OBS:
1- Está claro pra mim que o resultado acumula durante o ano e que eu posso compensar prejuízos de exercícios anteriores no total de 30% do total dos tributos.

2- No mês de março não houve nenhuma dessas deduções que eu acabei de perguntar acima.


Obrigado.

DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 15 setembro 2017 | 11:36

Ola Morgan
Retenção de IR e CS na fonte.
Voce pode utiliza-los acumuladamente para deduzir o devido. (sem nenhum problema)


Eu posso usar somente nesse mês de agosto essa dedução? Posso usar os valores dos meses anteriores ou não posso usar nenhum desse(s) valor(es) como dedução do IR a pagar?


Apenas no mes de dedução (ver matéria do link abaixo)

http://www.tax-contabilidade.com.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=277

Em março houve lucro e pagamento de IR e CS. Esses valores poderão ser deduzidos na apuração de agosto?
Correto!! As antecipações são deduzidas das apurações posteriores havendo valores a recolher do IR e CS

A contabilização desses tributos vão ser contra despesa ou vou ativá-los?


Crie uma conta espeficifica no Ativo
D - Antecipação de IRPJ 2017
D - Antecipação CSLL 2017
C - Banco

No final do execicio voce verifica se a apuração final tera a recolher, caso haja abate o valor das antecipações, caso não haja recolhimentos os valores são transferidos para Saldo Negativo no grupo tributos a recuperar e atualizado pela SELIC.

1- Está claro pra mim que o resultado acumula durante o ano e que eu posso compensar prejuízos de exercícios anteriores no total de 30% do total dos tributos.

A compensação do prejuizo é limitada a 30% do Lucro do Periodo.

https://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/ecf-escrituracao-contabil-fiscal/perguntas-e-respostas-pessoa-juridica-2016-arquivos/capitulo-x-compensacao-de-prejuizos-2016.pdf

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:01

Ola Rafael

Poderia ser mais especifico para poder lhe auxiliar melhor? Qual tipo de abatimento? de IR retido serviços prestados ou aplicação financeira?

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.
Fernanda Nunes

Fernanda Nunes

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2018 | 18:40

Daniel,

Poderia me ajudar,

Lucro Real, apurado por balancete.
Janeiro- (5000) - prejuízo
Fevereiro - (5000) - prejuízo
Março - 15.000,00 - lucro

Base de cálculo: -5000-5000+15000,00 = 5000 * 15% = 750,00

Devo pagar em Março R$750,00 mas paguei 1000,00.
Essa diferença é antecipação de imposto? Devo lançar na conta antecipação de Ir 2018?
Posso contar que já tenho R$1.00,00 pago de antecipação de imposto?

Obrigada,

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.