Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 5

acessos 1.258

Abertura e alteração de empresas

Carmen Lucia Cardoso Stefani

Carmen Lucia Cardoso Stefani

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 17:38

Boa Tarde Colegas!

Sou de Porto Alegre-RS

Estou com duvidas a respeito e abertura de empresa individual e alteração de contrato social empresa limitada.

O sistema da Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul, mudou. Qual é o processo para fazer uma alteração de contrato social saindo um sócio e entrando outro.

E a segunda duvida é a constituição de uma empresa individual (requerimento de empresário)

Att.


Carmen

Eduardo Alves Barbosa

Eduardo Alves Barbosa

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 28 setembro 2017 | 18:44

Boa Noite amigos!

Tenho uma dúvida a respeito de ALTERAÇÃO CONTRATUAL;

Estou comprando um CNPJ e o vendedor quer concluir a alteração contratual até dia 30/09 pois é a data que ele vai fechar o estabelecimento e não gerará mais receita, acredito que quando fizermos a alteração já estaremos assumindo as dívidas; porém os funcionários dele estão de aviso até dia 21/10, alterando o contrato agora, a rescisão dos funcionários ficará para o novo dono do CNPJ?

Aguardo resposta, antecipadamente agradeço!

JOSE MARIA DE CASTRO ROCHA

Jose Maria de Castro Rocha

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 21 dezembro 2017 | 13:09

Boa tarde, amigos!

Preciso alterar a razão social de uma empresa e surgiram duas duvidas e queria pedir ajuda de voces.

Primeira :
A empresa já está enquadrada como microempresa. Quando altero a razão social preciso fazer novo enquadramento (DBE) ?

Segunda:
Na alteação contratual já coloco a sigla ME no nome da nova razão social?

Agradeço antecipadamente.

THIARA JULIANA CARDOSO MOMESSO

Thiara Juliana Cardoso Momesso

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 1 janeiro 2018 | 16:42

Boa tarde !

Também estou com problemas com o DBE, preciso fazer uma alteração contratual onde a empresa passa a ser de "individual" para Ltda, ou seja, haverá entrada de sócios, porém não estou conseguindo, sou nova na área e recuperei um DBE que o antigo funcionário estava fazendo para um cliente mas ele preencheu erroneamente a razão social da empresa e agora não aprova o DBE e não consigo alterar este campo, como devo proceder neste caso? Como cancelo este DBE e recomeço um novo? Se puderem por gentileza me passar os códigos do eventos que tenho que utilizar certinho para comparar com o que o antigo funcionário estava utilizando, também agradecerei imensamente. A alteração será somente de Individual para Ltda com entrada de sócios.

Att,

Thiara Juliana

Sempre estamos rodeados de anjos a nossa volta, no entanto para enxerga-los temos que olharmos com os olhos da alma , pois muitas vezes eles não possuem enormes asas e sim enormes corações.

Thiara Juliana -Contadora
Josafá Nunes dos Santos

Josafá Nunes dos Santos

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 2 janeiro 2018 | 10:10

Prezado José Maria

Alteração da "Razão Social ou Denominação Comercial" são atos do comércio.
Quando menciona enquadramento de Microempresa é um Regime Tributário.
Vendo sua postagem em 21/12/2017, onde menciona que a pessoa jurídica está enquadrada como microempresa, pergunto: Você se refere ao exercício 2017, ou você fez um pré-agendamento?
No caso de pré - agendamento, não esqueça que os efeitos se darão a partir 01/01/2018 a ser confirmado até 31/01/2018.
No meu entendimento a alteração do nome comercial ou razão social, não tem nada a ver com o regime tributário

Josafá Nunes
Consultor Tributário

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.