x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 6.859

Recolhimento PIS errado

GISELE DE OLIVEIRA MARTHOS

Gisele de Oliveira Marthos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 09:22

Pessoal, bom dia!!

Estou com um problema aqui no escritório...
De 2014 a 2016 foi recolhido o pró-labore de um sócio de uma determinada empresa com o nº PIS de outro sócio de outra empresa.

Minha dúvida é:
- Como as guias já foram pagas, somente o reenvio da GFIP na modalidade 9 corrige esse erro? Pois os recolhimentos deverão ser transferidos de um sócio para outro.

Tive um problema desse ano passado, só que com empregada doméstica, quem foi atras e resolveu para nós foi uma advogada previdenciária, e o que fizemos foi: ir atras da funcionária que foi recolhido no PIS dela para ela fazer uma declaração a próprio punho informando que aqueles recolhimentos do período não pertenciam a ela, reconhecer firma dessa declaração. Emitir uma procuração em nome da funcionária que deveria ter sido recolhido no PIS dela e levar todas as guias pagas no INSS para eles fazerem essa transferência, porque eles não podem simplesmente tirar um recolhimento de uma funcionária e passar para outra.
Mas como foi de período antes do e-Social, a GFIP só era enviada quando o empregador optava em pagar o FGTS, nessa caso a empregadora não pagava FGTS, então acredito que deve ser por isso que o INSS nos orientou dessa forma.

Agora como aconteceu com empresa, estou com duvida de como proceder.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 17 outubro 2017 | 10:31

Gisele de Oliveira Marthos

Se entendi você se refere ao fato de ter feito a informação errada de número de Pis. ..

Quando é na empresa, você irá retificar as Sefip's mês a mês fazendo a informação do número correto, além disso os demais informativos também devem ser retificados, Caged, Rais, etc...

Endriw Braga

Endriw Braga

Ouro DIVISÃO 2, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 14:11

Boa Tarde, estou com um caso de uma dona de empresa que recolhe Pro - Labore que vem recolhendo Inss a ANOS no numero do Pis Errado, na Caixa basta um RDT, mas e para o INSS ? Oue faço?


Ela e dona da empresa de 1982 até hoje... Alguém sabe oque devo fazer?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.