x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 11

acessos 5.758

SIOPE 2017 - Rateio Subfunção 365

Alcideres

Alcideres

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 6 dezembro 2017 | 10:31

Bom dia colegas;

Sou novato na experiência com o SIOPE e está me apresentando o erro abaixo. Alguém poderia me informar como é feito o calculo para rateio deste erro? Haja visto que o orçamento não distribuiu as despesas como por exemplo "salários" por Creche ou Pre-escola, englobando apenas vencimentos com Educação Infantil.

O valor anual por aluno está muito baixo na Educação Infantil - Creche de acordo com os dados ora declarados. O cálculo é realizado dividindo as despesas desta modalidade de ensino, pertencentes às fontes de recursos Fundeb e Próprios, exceto as despesas com "Alimentação e Nutrição" e aposentadorias e pensões, pelo número de matriculas (111) declarado pelo ente ao censo escolar.

Desde já, grato pela atenção.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 08:42

Alcideres, eu sempre fiz o rateio de acordo com o número de matrículas, pois também não divido entre creche e pré-escola o orçamento. O único cuidado é que ratear tudo, não apenas uma despesa, pois se fizer isso, pode não atingir os valores mínimos.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Alcideres

Alcideres

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 09:59

Everton da Rosa

Bom dia amigo;

Por ex:
Eu tenho uma despesa total com Ensino Infantil no valor de R$ 800.000 num total de 357 matriculas, sendo 246 alunos matriculados na Pré-escola e 111 em creche.

Este calculo seria a divisão total das despesas pelo total de matriculas? também multiplica-se pela quantidade de bimestres?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 7 dezembro 2017 | 13:33

Alcideres, no seu exemplo eu faria o seguinte cálculo:

Para creche: R$800.000 x (111/357) = 248.739,50

Para pré-escola: R$800.000 x (246/357) = 551.260,50

Lembrando que você deve fazer isso não para o total, mas para cada valor que você lançar nas planilhas.

Eu faço o seguinte: Digito os valores totais em uma das planilhas, por exemplo, FUNDEB > Educação Infantil - Creche > Educação Infantil

Depois eu exporto essa planilha e abro no Excel. Lá eu faço os rateios, imprimo e redigito os valores rateados nas planilhas correspondentes.

Dá trabalho, mas eu tenho conseguindo terminar o SIOPE com um dia e meio de trabalho, sem críticas.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
MARIO RODRIGO RICARDO DE OLIVEIRA

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 14 dezembro 2017 | 09:42

Bom dia amigos, queria deixar uma sugestão, que talvez ajude a fixar esse entendimento do Everton, eu criei uma planilha já fixa com os números de alunos com o seu respectivo programa, eu coloquei os valores por por natureza da despesa / sub-função, faço a divisão pelos alunos matriculados e divido esse rateio pelas subfunções (ensino fundamenta, educação de jovens e adultos, ensino especial, etc), e divido entre duas colunas, FUNDEB e Recursos Próprios. Assim, em cada bimestre, carrego os valores totais e depois o cálculo vem automático, como foi dito, é um pouco trabalhoso, na criação da planilha, depois, é só lançar os valores e ter os resultados.

Josi Santos

Josi Santos

Iniciante DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 28 novembro 2018 | 22:16

Everton da Rosa Por gentileza me ajude a entender o rateio das subfunçoes do SIOPE: Pega o valor da despesa total divide pelo numero de matriculas e depois multiplica pela quantidade de cada função ?????? apos ter o valor lanço com qualquer elemento de despesa da subfunçao ???
Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira Prezado colega, poderia disponibilizar a planilha para ter um entendimento real, pois tentei elaborar conforme falado mais continuo com as dúvidas. Se possível segue meu email: @Oculto

Cristiano Lima

Cristiano Lima

Iniciante DIVISÃO 1, Prestador de Serviço
há 4 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2019 | 07:40

Mario Rodrigo Ricardo de Oliveira Prezado colega, poderia disponibilizar a planilha mencionada, também tentei elaborar da forma que sugeriu, contudo não consegui finalizar o entendimento. se for viável segue o meu email: @Oculto


JANETE FERREIRA DOS SANTOS SOUZA

Janete Ferreira dos Santos Souza

Iniciante DIVISÃO 1, Diretor(a) Planejamento
há 3 anos Quinta-Feira | 22 abril 2021 | 11:17

Bom dia,
Estou fazendo o preenchimento do SIOPE do exercício de 2017, daqui do
Município,  mas na tentativa de transmissão aparecem as seguintes
criticas, alguém poderia me ajudar na eliminação delas?
O valor anual por aluno está muito alto
Criticas:
501.2– Despesas da subfunção 361 – Ensino Fundamental
503.2– Despesas da subfunção 363 – Ensino Profissional
505.3– Despesas da subfunção 365 – Educação Infantil
505.4– Despesas da subfunção 365 – Educação Infantil
507.2– Despesas da subfunção 367 – Educação Especial
Agradeço desde já.
Janete Ferreira S Souza






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.