MOMENTO CONTÁBEIS

Calendário do Esocial alterado|Pequenas empresas gerando empregos|Grandes novidades tecnológicas

Contábeis o portal da profissão contábil

16
Oct 2018
22:14

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Venda de Imóveis - Incorpordora

3respostas
942acessos

Luciano

Usuário Novo

profissãoAnalista Custos
mensagens1
pontos11
membro desde05/06/2014
cidadeAraraquara - SP
Postada:Quinta-Feira, 21 de dezembro de 2017 às 21:41:46

Olá Boa noite

Comprar um terreno, comprar os materiais e construir um imóvel e vendê-lo, essa atividade se encaixaria em uma empresa Incorporadora? Qual seria o CNAE?

No que diz respeito ao ICMS incidiria sobre a venda do imóvel? A atividade Incorporadora tem Inscrição Estadual? Eu teria que emitir nota fiscal de venda desse imóvel? Qual seria o procedimento?

Eu me enquadraria no Lucro Presumido?

Supondo que eu Compre o terreno mais todos os outros gastos pra construir fique em 100.000,00 e venda o imóvel por R$130.000,00, qual seria meu lucro líquido nessa operação, considerando todos os Tributos municipais, Estaduais e Federais.

Se puderem exemplificar todos os tributos detalhadamente.

Obrigado
Luciano
Reinaldo Fonseca

Usuário 3 Estrelas Douradas

profissão
mensagens2.244
pontos13.360
membro desde09/11/2012
Postada:Segunda-Feira, 8 de janeiro de 2018 às 13:08:56
Caro Luciano,

Tenho algumas informações sobre o assunto, como ninguém respondeu vou lhe passar o que tenho conhecimento.

O terreno deverá estar em nome da empresa e como será feita uma construção em imóvel próprio trata-se de incorporação imobiliária, CNAE 4110-7/00 INCORPORAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS

A transação é feita somente em cartório, sem a necessidade de emissão de nota fiscal, e incide somente o ITBI sobre a transação.

Att, Reinaldo Fonseca

Usuário Iniciante

profissãoContador(a)
mensagens37
pontos294
membro desde20/10/2009
cidadeSao Jose do Rio Preto - SP
Postada:Quinta-Feira, 9 de agosto de 2018 às 20:22:01
Pessoal, ainda sobre essa questao da incorporadora, também tenho umas dúvidas.
É possível que o empreendimento esteja em um endereço e a sede da incorporadora (endereço que aparece no cartão cnpj) esteja em outro ?

Assumindo-se uma incorporadora no regime lucro presumido, se a incorporadora vender apenas lotes, os impostos incidentes são irpj, csll, pis, cofins e iss ?
Estes impostos são recolhidos sobre o valor bruto da venda, ou a legislação permite que faça abatimento do custo ?

1 pessoa aprovou esta mensagem.

profissãoAdvogado(a)
mensagens5
pontos129
membro desde09/08/2018
cidadeRio de Janeiro - RJ
Postada:Quinta-Feira, 9 de agosto de 2018 às 23:14:56
Prezado Túlio,

Sim, é possível que a empresa incorporadora realize um empreendimento imobiliário em lugar diverso de sua sede. Não há necessidade de criação de filial ou mudança de domicílio fiscal. A menos que haja algum tipo de incentivo no município onde será realizado o empreendimento.

Com relação à tributação, os tributos indicados por você terão incidência sobre a receita bruta proveniente da venda dos lotes. No caso do lucro presumido, você não consegue abater as despesas com a realização do empreendimento.

O único detalhe que causa ainda controvérsias é a incidência do ISS. Isso porque alguns municípios entendem que o ISS deve ser cobrado sobre toda e qualquer tipo de incorporação. As decisões judiciais, no entanto, tem divergido desse entendimento, determinando que o ISS sobre incorporações apenas incide quando o responsável pela construção é empresa diversa da incorporadora.

Logo, se a própria incorporadora realiza as obras em imóvel próprio, não há que se falar em incidência de ISS. Nesse sentido a Ementa do acórdão do STJ abaixo:
“EMENTA: TRIBUTÁRIO. INCORPORAÇÃO IMOBILIÁRIA. IMÓVEIS CONSTRUÍDOS SOBRE TERRENO PRÓPRIO E POR CONTA PRÓPRIA DO INCORPORADOR. ISS. INEXISTÊNCIA DE FATO GERADOR.
1. O incorporador imobiliário, tal como definido no art. 29 da Lei 4.591/65, não pode, logicamente, figurar como contribuinte do ISSQN relativamente aos serviços de construção da obra incorporada. Com efeito, se a construção é realizada por terceiro, o incorporador não presta serviço algum, já que figura como tomador. Contribuinte, nesse caso, é o construtor. E se a construção é realizada pelo próprio incorporador, não há prestação de serviços a terceiros, mas a si próprio, o que descaracteriza o fato gerador. É que os adquirentes das unidades imobiliárias incorporadas não celebram, com o incorporador, um contrato de prestação de serviços de construção, mas sim um contrato de compra e venda do imóvel, a ser entregue construído. Precedentes.2. Recurso improvido” (Resp n° 922956/RN, Rel. Min. Teori Albino Zavascki, DJe de 01-07-2010, Julgamento em 22/06/2010). Independentemente do vulto da obra de construção civil, ou da atividade lucrativa do proprietário do terreno que promove a incorporação imobiliária, sem a efetiva prestação de serviço não há incidência do ISS. Sabemos que o grupo Votorantim, para garantir a autossuficiência de energia elétrica em suas fábricas vem construindo com recursos próprios diversas usinas geradoras de eletricidade por meio de técnicos e operários pertencentes ao seu quadro de empregados. Não há na hipótese prestação de serviços que possa ser objeto de tributação pelo ISS.

Espero ter ajudado.

Abraço

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César