x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 84

acessos 132.966

ALIQUOTA ISS NA NOTA FISCAL DE SERVIÇO-Simples Nacional

ROSIMARA  AZEVEDO

Rosimara Azevedo

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 09:51

Bom dia,
Referente a nova tabela do simples nacional, a forma de calcular as alíquotas ira mudar.Preciso entender como vou definir a aliquota de ISS na hora de emitir a nota fiscal de serviço.
Atualmente fica disponivel no sistema (GINFES) aliquotas de 2 a 5% ,seleciono de acordo com a faixa que a empresa se encontra.
2017:
(Receita Bruta em 12 meses (em R$) Alíquota Total IRPJ CSLL Cofins PIS/Pasep ISS
Até 180.000,00 4,50% 0,00% 1,22% 1,28% 0,00% 2,00%)

Mas com a nova mudança ,nao sei qual aliquota usar.
Alguem sabe uma forma de descobrir qual aliquota vou colocar na nota?

Desde ja agradeço.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 10:48

Olá bom dia.

Primeiro você deverá encontrar a nova alíquota efetiva, depois aplica o percentual de repartição dos tributos de acordo com a faixa em que se enquadra a RBT.

Exemplo de cálculo do Anexo IV

RBT: R$ 185.000,00
Faturamento do mês R$ 20.000,00
Alíquota do Simples Nacional= 4,62% (Faixa 2)

Dentro da % de repartição dos tributos para a faixa 2, o ISS equivale a 40% da alíquota do simples nacional, logo 4,62% x 40% = 1,85%, ou seja, a alíquota do ISS para esse exemplo é de 1,85%


O site contábeis nas ferramentas tem uma opção do simples nacional que demonstra esse cálculo.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
ROSIMARA  AZEVEDO

Rosimara Azevedo

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 11:04

encontrei a opção para saber a aliquota, como voce mostrou no exemplo.
Outra duvida ....a aliquota menor para selecionar no sistema de emissao de nota é de 2% . Como ficaria?

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 11:16

Cada prefeitura tem um sistema para emissão da NFSe, acredito que eles deverão atualizar isso.

Aqui em São Paulo o campo de alíquota do ISS para fins de retenção é aberto para digitação, não tem alíquotas fixas.

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
ROSIMARA  AZEVEDO

Rosimara Azevedo

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 29 dezembro 2017 | 11:31

entrei em contato com a prefeitura do município e foi informado que só quando mudar o ano que vamos saber,como ficara a opção de selecionar o ISS. Mas você me ajudou muito, a ferramenta do contábeis que informa as alíquotas também vai me ajudar.
OBRIGADA e um feliz ano novo.

ELAINE FERREIRA DE MELO

Elaine Ferreira de Melo

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 2 janeiro 2018 | 17:58

Boa Tarde!
Estava com a mesma dúvida em relação a como emitir a nota, pois o sistema já vinha com opções prontas: 2%, 2,79%, 3,5%...
Hoje quando abrir o sistema já tinham mudado, agora podemos digitar o valor....
Só que ainda estou com dúvida em relação as notas de agora Janeiro/2018... pois como ainda não tenho a alíquota efetiva para encontrar o percentual de Iss, devo usar o do mês anterior como antes?

Atualize Contabilidade
(79) 99896-7231
@atualizecontabilidade15
PRISCILA

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 2 janeiro 2018 | 18:19

Ao entrar no Giss Online está aparecendo um alerta, onde diz que é preciso que o sistema emissor de nota fiscal atualize para que possa estar aceitando as novas regras do Simples Nacional.

Deve também entrar em contato com seu emissor, pois os clientes ja estão emitindo nota fiscal referente a janeiro/2018. E deve se atentar as novas regras do Simples Nacional.

Giancarla mantovani Casanova

Giancarla Mantovani Casanova

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 janeiro 2018 | 14:29

Pessoal, me ajudem a ver se eu entendi.
Então para saber a aliquota do ISS que deve ser destacado na nota de serviços precisamos calcular a alíquta efetiva e não fazer direto pela aliquota nominal? Eu já estava fazendo errado!! rs
Então no caso meu cliente é tributado pelo anexo III da seguinte forma:
RBT12 219.927,10
aliq 11.20%
PD 9360,00

aliquota efetiva 11.16%

ISS 32*11.16% = 3.57% (essa é a aliquota correta do iss??)

É isso gente?

Super obrigada!

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 8 janeiro 2018 | 14:46

Boa Tarde!!

Giancarla,

O cálculo para você achar a nova alíquota do SN é:

219927,10 X 11,20% - 9360,00 / 219927,10 = 6,94%


Alíquota Efetiva de 6,94% x 32% = 2,22% (ISS)

No site do contábeis tem uma ferramenta dentro do Simples nacional que faz todo esse cálculo e já inclusive a alíquota do ISS.

abs

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Jessika

Jessika

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Terça-Feira | 9 janeiro 2018 | 10:19

Bom dia!

Estou emitindo umas notas nesta semana que a competência do serviço foi em dez/2017.
Mesmo sendo competência ano 2017 a nota emitida agora em jan/2018 já é nas novas regras, correto?
já devem ser emitidas na nova alíquota?


Muito obrigada desde já!

RODRIGO NASCIMENTO

Rodrigo Nascimento

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 10 janeiro 2018 | 22:15

Boa Noite,

Caro amigos, fico grato por todas as explicações fornecidas por vocês, porém, ainda persiste uma duvida em minha cabeça.

A partir desse ano de 2018, a cada mês terei que fazer um novo calculo para encontrar a alíquota ISS que irei utilizar na emissão de Nota Fiscal de Serviço, assim variando de acordo com o meu faturamento ??!! Está correto esse pensamento ??

Jessika

Jessika

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 07:50

Rodrigo, bom dia!

Sim, e ainda acompanhar o calculo do fator "R" sobre folha de pagamentos para encontrar o anexo que a empresa se enquadra naquele mês.
E assim refazer o calculo da alíquota do ISS.

Bom eu entendi assim, agradeço se me corrigirem se eu estiver errada no pensamento..

Até.

Patrícia

Patrícia

Iniciante DIVISÃO 4
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 23:18

Boa noite.

Abri uma empresa em dezembro de 2017 e vou emitir a primeira nota em janeiro de 2018, logo eu não tenho o valor do faturamento total do mês para fazer o cálculo da alíquota e definir o ISS.
Só vou saber o total do faturamento no final do mês.
Nesse caso só devo emitir as notas no final do mês?
Não posso emitir durante todo mês?

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 23:44

Boa Noite,
pessoal

Atenção a legislação... mesmo com a mudança entrando em vigor a partir de 01/01/2018, a redação é que para efeito de retenção de alíquota de ISS na Nota fiscal deve ser informada a alíquota sujeita no mês anterior ao da prestação, que no caso prestação ocorrida em Janeiro, deve observar qual alíquota estava sujeita no mês de Dezembro.

RESOLUÇÃO CGSN nº 94/2011
Art. 27. A retenção na fonte de ISS da ME ou EPP optante pelo Simples Nacional, somente será permitida se observado, cumulativamente: (Lei Complementar nº 123, de 2006, art. 21, § 4º)

I - o disposto no art. 3º da Lei Complementar nº 116, de 2003;
II - a alíquota aplicável na retenção na fonte deverá ser informada no documento fiscal e corresponderá ao percentual efetivo de ISS decorrente da aplicação das tabelas dos Anexos III, IV ou V desta Resolução para a faixa de receita bruta a que a ME ou EPP estiver sujeita no mês anterior ao da prestação, assim considerada:

a) a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses que antecederem o mês anterior ao da prestação;
b) a média aritmética da receita bruta total dos meses que antecederem o mês anterior ao da prestação, multiplicada por 12 (doze), na hipótese de a empresa ter iniciado suas atividades há menos de 13 (treze) meses da prestação;


Elielton Hoepfner

Elielton Hoepfner

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 17:57

Boa tarde caros colegas!

Marcos, achei muito interessante o que você colocou em pauta, essa duvida estava me tirando o sono. Mais deixa eu ver se entendi, por exemplo para eu encontrar a alíquota do ISS no mes 01/2018 eu devo utilizar a RBT12 do mes dezembro? Ou seja, o faturamento de 11/2016 a 11/2017? Correto?

Tatiana

Tatiana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 13:31

boa tarde caros colegas!
tudo isso é só para achar a alíquota que vai na nota fiscal, certo??
para calcular DAS usamos apenas as tabelas dos anexos .. colocando alíquota e deduzindo o valor da tabela??
de simples só o nome né!!

Tatiana

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 16:23

Boa tarde;
falei com um consulto legislação federal... estava com a mesma dúvida da aliquota do ISS da NFSE e ele me disse que a emissão da nota fiscal a aliquota é com base na faixa do ISS da tabela do simples 2017 em que a empresa está enquadrada... e só no mês de Fevereiro que entra em vigor a tabela com a aliquota efeitva 2018 dos ultimos doses meses. jan a deze 2017. pois só em fevereiro que saberemos o que foi efetivamente pago.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:29

Boa Tarde,
Juliana Camargo

Observe mensagem que postei em outro tópico ((Acesse aqui))
Quarta-Feira, 24 de janeiro de 2018 às 13:38:52


MÊS DA PRESTAÇÃO: 02/2018
Alíquota sujeita no Mês anterior: 01/2018 (Receita Bruta acumulada nos 12 meses anteriores a este mês: 01/2017 a 12/2017)


Você saberá a alíquota de duas formas:

1) Começou o mês de Fevereiro, você abre o PGDAS, avança a tela como se tivesse apurando 02/2018, e vai aparecer a RBT12, que o sistema tem os valores de 12/2016 a 11/2017.

2) Ou então, quando for no fechamento do PGDAS de 12/2017, no dia 20/01, você imprime o Extrato da Apuração e descobre a faixa de RBT12 que está, e depois a respectiva alíquota para ser informada nos documentos a partir de 01/02/2018.

Mariana Amorim

Mariana Amorim

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 12:14

Bom dia!

Um colega acima informou que no site encontramos dentro da aba ferramentas-simples nacional, o cálculo completo inclusive para alíquota do ISS, mas não consigo visualizar; alguém poderia me ajudar?!
Sei fazer o cálculo, mas gostaria de uma planilha para agilizar no dia a dia.

Suelen

Suelen

Iniciante DIVISÃO 1, Assistente Fiscal
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 15:16

Boa tarde

Estou com dúvida pois achei a alíquota de ISS 1,99% porem no site para emissão de NFSE só consigo colocar acima de 2 ate o excedente 5. Devo colocar a alíquota de ISS 2%?

187901,00 X 11,20% =21044,91 - 9360,00 = 11684,91 /187901,00 = 6,21%

6,21 X 32% = 1,98%


Atte,
Suelen

Adilson Gregório Ferreira

Adilson Gregório Ferreira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 29 janeiro 2018 | 20:01

Boa noite a todos do forum!

Eu desenvolvi uma tabela em excel que está ajudando bastante, basta preencher a coluna B com o seu faturamento e a planilha te dá o percentual de cada imposto e a alíquota efetiva. Segue os links:


https://lnkd.in/dXczKet Tabela I - Comércio
https://lnkd.in/d3cVUSr Tabela III - Serviços
https://lnkd.in/de8MKRx Tabela IV - Serviços

Suas críticas serão muito bem aceitas.

um abraço,

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 08:14

Bom Dia
Tatiana

Os anexos do Simples Nacional estão com nova redação, apenas 6 faixas.



Bom Dia, Suelen

Estou com dúvida pois achei a alíquota de ISS 1,99% porem no site para emissão de NFSE só consigo colocar acima de 2 ate o excedente 5. Devo colocar a alíquota de ISS 2%?


Com esse confronto de leis complementares, apresentando uma alíquota inferior ao mínimo, no seu caso entendo usar os 2% para efeito de sistema, mas quanto a tributação dentro do PGDAS espero ver como vai se comportar. Tá certo que uma lei complementar tem um quórum qualificado, mas é difícil aceitar que os municípios concordaram com uma alíquota inferior ao mínimo. Eu no momento estou acreditando que não perceberam esse "erro", pois se você perceber quem fatura até 180.000,00 (1ª faixa) paga os 2%. Porém, na 2ª faixa (RBT12 de uns R$ 190.000,00) sua alíquota de ISS fica inferior a 2%.... Fatura mais e paga menos? rsrs



Bom Dia
Adilson Gregório Ferreira

Eu desenvolvi uma tabela em excel que está ajudando bastante, basta preencher a coluna B com o seu faturamento e a planilha te dá o percentual de cada imposto e a alíquota efetiva. Segue os links:


Os links estão fora de acesso.


Mariana Amorim

Mariana Amorim

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 08:31

Adilson, bom dia!

Não consegui acessar esses links postados; está dando página não encontrada.

Boa noite a todos do forum!

Eu desenvolvi uma tabela em excel que está ajudando bastante, basta preencher a coluna B com o seu faturamento e a planilha te dá o percentual de cada imposto e a alíquota efetiva. Segue os links:


https://lnkd.in/dxczket Tabela I - Comércio
https://lnkd.in/d3cvusr Tabela III - Serviços
https://lnkd.in/de8mkrx Tabela IV - Serviços


Atenciosamente,

Mariana Amorim.

Marcos Nunes

Marcos Nunes

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 13:39

Bom Dia
Adilson Gregório Ferreira

Sua planilha no Anexo III, por exemplo, está até interessante, porém, uma das coisas dela é que não valida os casos com RBT12 superior ao limite.


Gessica

Gessica

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 16:27

Boa tarde

Fiz todo o calculo encontrei a alíquota efetiva e a alíquota do ISS , essa alíquota do ISS permanece durante o mês ? , no mês seguinte tenho que fazer novamente esse calculo para encontra o percentual do iss ?



Tatiana

Tatiana

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 6 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2018 | 17:17

Boa tarde Gessica.
pelo que eu entendi é isso, todo mês precisa refazer as contas loucas .. porque todo mês o faturamento de 12 meses vai alterar!! :(

Tatiana
Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.