x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 9

acessos 3.012

Ajuste de fonte de recurso

Lays Adas

Lays Adas

Bronze DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 16:40

Olá, estou com o seguinte problema, o saldo das fontes 000 e 094 estão divergentes do disponível+realizável.
Existe saldo na fonte, porém o correto seria a fonte estar zerada.
Acontece que os saldos referem-se a uma receita orçamentária de 2014 e a duas receitas extra-orçamentárias de 2016.

Quais seriam os lançamentos contábeis para ajuste das fontes?


Desde já, grata.


"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida." (Freud).
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 08:26

Lays Adas,

Coloque a condificação e título das contas com os saldos errados pra gente poder analisar e sugerir alguma coisa.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Lays Adas

Lays Adas

Bronze DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 09:47

Everton, o que ocorre é o seguinte, aparece a seguinte mensagem de erro:

Regra: 5443, Erro: O Saldo da Fonte de Recurso nº 000 de R$ 67.215,24 no mês 12/2017 é diferente do saldo do (Disponível + Realizável) para a referida fonte de R$ 0,00.

Regra: 5443, Erro: O Saldo da Fonte de Recurso nº 001 de R$ 548.521,99 no mês 12/2017 é diferente do saldo do (Disponível + Realizável) para a referida fonte de R$ 625.475,95.

Ao verificar a diferença, percebi que trata-se de um receita realizada em janeiro de 2014, na fonte 000, quando o correto seria na fonte 001.

Já tentei fazer um lançamento de estorno na 000 e realizar a receita na 001, porém em vão.

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida." (Freud).
Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 11:11

Lays Adas:

Ao que parece você está tendo algum problema com regras de integridade em algum tipo de sistema. Talvez alguém do Paraná possa te ajudar, se for o caso de sistema do TCE/PR, porque, sem as contas contábeis específicas não tem muito o que fazer.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Lays Adas

Lays Adas

Bronze DIVISÃO 1
há 6 anos Terça-Feira | 30 janeiro 2018 | 11:36

Everton, grata pela sua atenção.

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida." (Freud).
OESLEY MOREIRA

Oesley Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 31 janeiro 2018 | 09:22

Olá Lays Adas,

Estou com o mesmo problema em algumas fontes, contudo no meu caso é pq não existia contador anteriormente dentro do consorcio e desta maneira o financeiro não controlava corretamente as fontes, o TCE-PR me deixou realizar o ajuste de fontes através d estorno d empenho ou d arrecadação de receita e realizar o empenho ou da arrecadação na fonte para ajuste.

Vi q vc já tentou fazer isso era pra ter dado certo pelo q entendi.

Lays Adas

Lays Adas

Bronze DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 2 fevereiro 2018 | 11:53

Oesley, você abriu demanda ao TCE-PR para receber essa resposta de que poderia realizar o estorno da arrecadação ou de empenhos e realizar os procedimentos na fonte certa?

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida." (Freud).
Julian Jones Cabral

Julian Jones Cabral

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 15 fevereiro 2018 | 12:02

Lays Adas,

os erros apresentados são os de validação do SIM-AM do TCE/PR, certo?
Partindo do pressuposto que sim, entender a validação que o sistema faz é simples: o saldo financeiro das contas bancárias devem bater com os seus respetivos saldos de fonte de recurso. Se você realizou uma receita na fonte 000, ainda que incorretamente, esse financeiro deve estar numa conta bancária vinculada à fonte 000, como está em conta de outra fonte, o sistema acusa o erro.
Para regularizar a diferença de fonte, você deve efetuar uma transferência bancária mandando o valor em questão para uma conta bancária da fonte 000.
Agora, os 2 (dois) erros que você apresentou não batem, afinal a diferença na fonte 000 é R$ 67.215,24 e a da fonte 001 é de R$ 76.953,96, logo posso afirmar que há mais fonte que também apresenta diferença. Se as diferenças batessem, bastaria você tirar o valor de uma conta bancária vinculada à fonte 001 e mandar para uma vinculada à fonte 000.
Uma vez ajustado o saldo de fonte e resolvido o erro do SIM-AM, fica a situação de a receita ter sido realizada na fonte incorreta. Estornar a receita é impossível, pois não se estorna receita de exercício passado. Você deve solicitar orientação por meio de demanda mesmo.

Atenciosamente,

OESLEY MOREIRA

Oesley Moreira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 13:52

Lays Adas,

Não abri demanda, fui pessoalmente lá e me esclarecerão q está seria a unica opção.
O Julian Jones Cabral está certo quanto a parte q estorno d receita de exercício passado é impossível, contudo o fui orientado a estornar as do periodo em aberto.

Lays Adas

Lays Adas

Bronze DIVISÃO 1
há 6 anos Sexta-Feira | 16 fevereiro 2018 | 13:57

Colegas, boa tarde! Já solicitei orientações via demanda ao TCE, estou aguardando retorno. Obrigada pela atenção de todos!

"Nunca tenha certeza de nada, porque a sabedoria começa com a dúvida." (Freud).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.