x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 2.215

Pagamento de GPS ref licença maternidade

Josinete Aparecida de Carvalho

Josinete Aparecida de Carvalho

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Recursos Humanos
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 17:39

Boa tarde!

Tenho um cliente o ramo é mini mercado. A sua funcionaria saiu de licença maternidade em Maio/17 e desde então o mesmo não paga a GPS. Ele disse que a antiga funcionaria do departamento pessoal disse que ele não precisava pagar porque o INSS ia abater no valor do salario que o ele pagou a funcionaria. Pois bem, não foi informado a nenhum orgão competente o afastamento e o retorno da funcionária, só apresentaram a GFIP. O que eu devo fazer nessa situação? Já pedi para o cliente voltar a pagar a GPS a partir desse ano.

Karina Louzada

Karina Louzada

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 17:48

Josinete Aparecida de Carvalho

Se a licença foi informada corretamente na GFIP, os órgãos competentes ja foram notificados....se o salário dela é maior que a GPS do mês, vai sobrar valor a compensar, que pode ser abatido até acabar, vcs tem esse controle mensal??

Agradecida,

Karina Louzada de Oliveira -Vitória-ES.
Edna de Paula

Edna de Paula

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 17:49

Olá Josinete!

O afastamento e o retorno da licença maternidade é informado na GFIP/SEFIP, não é necessário a informação em nenhuma outra declaração ou órgãos. É necessário que você faça um levantamento das folhas de pagamentos, INSS e GFIP/SEFIP dos meses de licença maternidade, desta funcionária, para saber se foi feito tudo de forma correta e se ainda ficou valores para reembolso de INSS. Porque se ficou valores à serem reembolsados, estes valores podem ser compensados nos meses seguintes do término da licença maternidade desta funcionária.

Edna de Paula

Edna de Paula

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 10:31

Olá Josinete, bom dia!

O melhor à se fazer, como informou o Ronan, é retificar as GFIPs/SEFIPs o quanto antes, para não ter problemas com cobrança de INSS, já que não foram pagas as guias de todo esse período.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.