x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 611

DCTF de Inativas

JOSE ROBERTO STIVALETTI

Jose Roberto Stivaletti

Iniciante DIVISÃO 1
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 18:12

pessoal do grupo sobre dctf
tenho um cnpj inativo ha mais de 6 anos e vinha atÉ o ano-base 2015 entregando a dspj que era tranquilo.
desde 2016 quando a receita tentou implantar o novo sistema de transmissÃo para dctf que eu nÃo fiz as declaraÇÕes de 2016 e 2017. este mes instalei o programa e tentei enviar as que estavam em atraso e nÃo conseguia. pedia certificado digital. li no site da receita e alguns outros que as empresas do simples nacional estariam isentas de usar o certificado. inscrevi a empresa no simples nacional em 02/01/18 e tentei transmitir as dctf e o sistema nÃo aceitava. pedia certificado. entÃo acabei comprando um na certisign. instalei e consegui transmitir as de 2016 e 2017 com multa de r$ 100,00 cada desde que eu pague as darfs (o sistema nÃo emite. precisa usar o siscalc) em atÉ 30 dias da data do envio das declaraÇÕes.
a do exercicio 2018 nÃo consegui transmitir pois o programa nÃo aceita e dÁ a seguinte mensagem: "a transmissÃo nÃo foi concluida" nÃo É permitida a entrega da dctf normal antes do encerramento do mÊs de ocorrÊncia do fato gerador.
entendo que tem que esperar fevereiro para entregar a dctf de inativa.

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 11 janeiro 2018 | 19:03

Sr. José,

Vou colocar em tópicos:
-Verifique se a empresa foi mesmo enquadrada no Simples Nacional mesmo com pendências em declarações;
-Se ela está no Simples em 2018, a menos que ela recolha CPRB (INSS desoneração), ela não deve entregar DCTF referente a este ano;
-Mesmo se ela não estiver no Simples, não tem como entregar Janeiro/2018 sem situação especial, porque o mês ainda não acabou!

Verifique quanto às normas atuais para não gerar problemas. Se o Sr. não for profissional contábil, contrate um que acompanhe isso para o senhor.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.