x

FÓRUM CONTÁBEIS

ASSUNTOS ACADÊMICOS

respostas 3

acessos 33.042

Qual a diferença entre um Auxiliar e um Assistente Fiscal ?

LILIAN

Lilian

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 11:24

Bom Dia Gostaria de saber qual é a diferença entre Auxiliar Fiscal e Assistente Fiscal ? Pois estou em uma contabilidade que anuncia vagas para assistente porém só contrata auxiliar, mas faço escrituração e fechamento, alem de gerar todos os impostos dos clientes, atendimento do cliente tirar dúvidas sou responsável pela NFP, além de ter que ensinar o cliente e fazer notas fiscais? EStou em dúvida até onde isto está correto !

LILIAN

Lilian

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Fiscal
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 15:07

Obrigada Guilherme, porém ainda assim não mudou muito a dúvida pois queria algo mais especifico sobre a responsabilidade em si.
tenho nove anos de experiencia e ainda assim estou como auxiliar.
Porém no escritório que estou atualmente faço o serviço todo de 75 empresas e queria entender até onde eu posso ser exigida quanto obrigações em si.


ezequiel

Ezequiel

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 15:24

Boa tarde Lilian

vai depender muito de empresa para empresa essa questão de função e responsabilidades, o difícil é conseguir um emprego aonde o Patrão não queira um funcionário em que ele paga 1000 para o funcionário exercer trabalho de 2000, mas no meu ver o bom de forma geral é adquirir conhecimento, no trabalho anterior eu era Assistente Fiscal, fui contratado no novo emprego como auxiliar Fiscal, e faço o serviço de um analista.
na minha carteira isso é péssimo, mas caso eu opte em procurar um novo emprego o conhecimento estou adquirindo.

Mas o certo seria assim:

Função: Auxiliar Fiscal

Objetivos da Função: Efetuar os registros das notas fiscais. Apurar os impostos tais como ICMS, o IPI e as contribuições como a Cofins, o Pis, o Imposto de Renda, a Contribuição Social, o Simples Federal. Elaborar as obrigações fiscais para os respectivos órgãos públicos. Atender a fiscalização seja federal, estadual e municipal. Auxiliar a empresa na correta tributação de seus produtos. Organizar documentos e efetuar sua classificação contábil. Gerar lançamentos contábeis. Conciliar contas. Preencher guias de recolhimento e de solicitações junto a órgãos do governo. Emitir notas de venda e de transferência. Arquivar documentos.

Função: Assistente Fiscal

Objetivos da Função: Executar todo o processo de escrituração fiscal, visando assegurar o cumprimento da legislação. Escriturar os livros de registro do ICMS, IPI e ISSQN, observando as determinações legais e efetuando os cálculos para apuração do imposto a pagar. Efetuar e preparar o requerimento de solicitação de autorização para impressão de notas fiscais e solicitação de certidões. Preparar e conferir os relatórios e documentos mensais e anuais relativos a obrigações acessórias exigidas pela legislação fiscal estadual e federal.


“Se você pensa que pode, ou pensa que não pode. Está sempre certo.” Henry Ford

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.