Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 439

Declaração Imposto de Renda por dinheiro que passa na minha

Carlos Paulo

Carlos Paulo

Iniciante DIVISÃO 1, Acabador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 12:47

Boa tarde,

Atualmente estou desempregado, porém no ano passado solicitei uma máquina de cartão de crédito Moderninha da Uol em Junho pois estava planejando trabalhar em sociedade com um colega. No entanto essa sociedade não deu certo e a pedido de um primo deixei a máquina com ele no estabelecimento comercial dele.
Como ele não possui conta corrente, vem transferindo o saldo da Moderninha pra minha conta corrente e pedindo para que eu pague boletos de luz, internet e outros.

A minha dúvida é a seguinte:
Como devo proceder a declaração de imposto de renda desses valores? Em alguns meses esses valores superam 5000 reais e o acumulado de junho a dezembro foi quase 40 mil que foi recebido pela Moderninha, transferido pra minha conta e usei para quitar os boletos dele.



DANIEL ALVES DA SILVA

Daniel Alves da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 12 janeiro 2018 | 12:55

Ola Carlos

Voce devera informar esses valores na sua declaração, mas voce pode deduzir com dependentes e despesas médicas ou educacionais.

E no final terá o cálculo do imposto, pelos valores vc irá ter que recolher, que dizer seu "primo".

Daniel Alves da Silva
Contabilista, Legislação Tributária Federal, Consultoria.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.