x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 12

acessos 10.794

Dúvida SIOPE - críticas

João Ricardo

João Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 22 janeiro 2018 | 21:45

Boa noite pessoal,

Minha prefeitura está desde janeiro de 2017 com o SIOPE em atraso e sou novo nesse lance de preenchimento do SIOPE. Tenho 3 dúvidas e gostaria de saber se alguém teria conhecimento sobre alguma delas

1) O saldo financeiro que aparece no SIOPE nas Informações complementares é de 4 milhões enquanto deveria ser 300 mil ( de acordo com o saldo das contas de banco do FUNDEB). E ele comenta que esse valor vem do ano anterior. Alguém já passou por essa situação?

2) No meu balanço de sub-funções conforme o Sitema Betha só tenho despesa na subfunção 361 e 365 (fundamental e infantil). Porém, recebo como crítica a necessidade da sub função 366 e 367 pelo fato de no censo demonstrar que tem pessoas com educação especial matriculada. Devo marretar despesas nessa sub-função manualmente?

3) O índice na hora da transmissão do arquivo parecem inadequados. Menos de 25% em MDE, hora aparece menos de 60% no fundeb mínimo. Tem algum problema? Ou o importante é o último bimestre estar correto.

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 23 janeiro 2018 | 09:51

João Ricardo:

1) O saldo financeiro que aparece no SIOPE nas Informações complementares é de 4 milhões enquanto deveria ser 300 mil ( de acordo com o saldo das contas de banco do FUNDEB). E ele comenta que esse valor vem do ano anterior. Alguém já passou por essa situação?


O saldo financeiro inicial e final do FUNDEB, assim como o do salário-educação devem ser aqueles correspondentes aos extratos bancários, admitidas conciliações se for o caso. Se o saldo está errado, significa que em períodos anteriores o SIOPE foi preenchido com dados equivocados. Para corrigir isso, será necessário identificar em quais períodos ocorreram os erros e refazer esses períodos e todos os períodos posteriores, para, só então, iniciar 2017.

2) No meu balanço de sub-funções conforme o Sitema Betha só tenho despesa na subfunção 361 e 365 (fundamental e infantil). Porém, recebo como crítica a necessidade da sub função 366 e 367 pelo fato de no censo demonstrar que tem pessoas com educação especial matriculada. Devo marretar despesas nessa sub-função manualmente?


Você vai ter que fazer de conta que é o Thor e fechar ele com o Mjolnir (o martelo do Thor). Para mim também acontece isso. Eu faço o rateio dos valores de acordo com o número de matrículas constante no SIOPE.

3) O índice na hora da transmissão do arquivo parecem inadequados. Menos de 25% em MDE, hora aparece menos de 60% no fundeb mínimo. Tem algum problema? Ou o importante é o último bimestre estar correto.


O índice "que vale" é o do sexto bimestre.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
João Ricardo

João Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 15:55

Muito obrigado pela resposta Everton. Ajudou bastante.

Minha situação é complicada pois foi uma empresa de consultoria que fez o SIOPE de 2016 e não tem arquivos para refazer a cagada anterior. Para consertar o saldo do FUNDEB.

Vocês enviaram o SIOPE com criticas que nao impedem a transmissão?

Tenho diversas critícicas: 629.1..2. 630.2; 631.2 - Despesas custeadas com recursos vinculados
637.1 - despesa orçada com mde para 2018 per capita
654.1
655.1
700.1
700.2
700.3
701.3
702.1
323.2,325.2,336.2,355.2

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 16:09

João Ricardo:

Você pode entrar em contato com a equipe do SIOPE para pedir os arquivos dos anos anteriores.

Quanto ao envio do SIOPE mesmo com críticas que não impedem a transmissão (chamados de avisos), eu particularmente sigo a regra básica: se dá pra enviar, envia.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Ane Mendes

Ane Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 17:05

Everton da Rosa, Boa tarde! O município que estou informando o SIOPE não está fazendo a Dedução do IPI Exportação, desse modo a critica informa que o valor informado (que não foi informado) é menor que os 20% da Cota-Parte do IPI Exportação. Já ocorreu isso com voçe? Sabe como resolver?

João Ricardo

João Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 22:08

Boa noite,

No momento de transmissão apareceu a necessidade de atualizar os dados. Porém, ao colocar para atualizar fica baixando o arquivo eternamente e nao carrega.

Deixei dois computadores na prefeitura carregando e nada de atualizar.

O que vocês para evitar esse problema?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 08:05

Ane Mendes:

Que eu saiba, os 20% são deduzidos automaticamente pelo banco. Nós recebemos em conta bancária, apenas os 80%, porém, registramos os 100% e uma dedução da receita de 20%. Vocês devem estar registrando só o valor líquido (80%). Se for isso, além de totalmente errado (veja parte específica sobre FUNDEB no MCASP), você terá que apurar qual seria os 100% que você deveria ter lançado e informar isso no SIOPE e informar os 20% nas deduções. Ou seja, vias ter que informar no SIOPE os valores como deveriam ter sido registrados e não como foram registrados.

João Ricardo:

Já aconteceu comigo. Tive que pedir pro pessoal da TI remover todos os bloqueios de proxy e firewall da máquina que eu estava usando. Provavelmente seja esse o problema.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
Ane Mendes

Ane Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Agente Administrativo
há 6 anos Quinta-Feira | 25 janeiro 2018 | 15:53

Boa tarde! Como resolvo essa critica, abaixo?

"Os valores referentes às conciliações bancárias do saldo do Salário-Educação estão elevados em relação ao Saldo Financeiro conciliado do Salário-Educação (linha 52 RREO). "

GENAIR FREZ

Genair Frez

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sexta-Feira | 9 março 2018 | 08:50

OLÁ
BOM DIA....


ESTOU COM DIFICULDADE EM EFETUAR A TRANSMISSÃO DO SIOPE 6º BIMESTRE DE 2017 DA PREFEITURA DE PARECIS – RO, OCORRE 02 CRITICAS QUE IMPEDEM A TRANSMISSÃO:
1. VALORES VINCULADOS - * 629.1 DESPESA VINCULADAS AO PROGRAMA NACIONAL DE APOIO AO TRANSPORTE ESCOLAR – PNATE - A despesa empenhada total informada nas planilhas do PNATE do grupo "Despesas Custeadas com Recursos Vinculados" está menor que o valor informado na receita realizada do PNATE (4.17.21.35.04.00).
A) RECEBEMOS O VALOR DE R$ 467,58 EM DEZEMBRO DE 2017, PORÉM NÃO FOI POSSIVEL UTILIZAR O RECURSO (EMPENHAR) NO EXERCÍCIO EM TELA. PORTANTO O VALOR DA DESPESA EMPENHADA É R$ 00,00.
2. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES - * 702.1 RESTOS A PAGAR SEM DISPONIBILIDADE FINANCEIRA - No caso de não haver disponibilidade financeira de recursos do FUNDEB, no encerramento do exercício, deverá ser registrado o valor total dos Restos a Pagar, pois os mesmos não poderão ser considerados como aplicados em MDE, conforme Manual de Demonstrativos Fiscais (STN). Verificar e/ou corrigir os valores declarados nas Linhas 3.1 e 3.2 das Informações Complementares, visto que as despesas empenhadas no Fundeb estão maiores que a disponibilidade financeira do referido Fundo (saldo financeiro do exercício anterior + ingressos de recursos até o bimestre + receita de aplicação financeira dos recursos até o bimestre).
a) LANÇEI OS VALORES DOS RESTOS A PAGAR O VALOR TOTAL EM INFORMAÇÕES COMPLEMENTAR ITEM 3.1 FUNDEB 60% O VALOR DE R$ 60.544,09 E 3.2 FUNDEB 40% O VALOR DE R$ 29.208,32, TOTALIZANDO O VALOR DE R$ 80.752,41, MESMO ASSIM PERSISTE O ERRO.
b) SALDO BANCÁRIO : R$ 39.319,47.

Como posso resolver essas críticas....

GENAIR FREZ
PARECIS - RO

Lee

Lee

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 12 março 2018 | 18:40

Também estou com problemas nos saldos de informações complementares!!!
Muita dor de cabeça!! Pelo que o FNDE informou a única forma de correção é através da retransmissão dos dados!
Poderia ser mais prático :/

TATIANI ANDRADE

Tatiani Andrade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 3 abril 2018 | 14:40

Boa Tarde,

Genair Frez , respondendo à questão do PNATE: você terá que conferir, o valor lançado na receita X o valor empenhado utilizado com este recurso vinculado: no site do Tesouro Nacional clique aqui, você pode consultar o quanto realmente foi repassado para seu municipio, e se o valor lançado na receita está correto. caso não esteja, você terá que realizar o ajuste.

Att.

Tatiani Andrade
Contadora
Es/Brasil
Leonardo Bastos

Leonardo Bastos

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Sistemas
há 5 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 15:13

Boa tarde pessoALL, sou novo no ramo, e me colocaram para resolver 3 críticas apresentadas pelo SIOPE, que impedem o envio. Preciso da ajuda de vocês. Lançamento do 4º Bimestre de 2017

Crítica 505.3 - Despesas de subfunção 365 - Educação Infantil (valor anual por aluno muito alto)

Crítica 900.2 - Detalhamento das Despesas com remuneração do FUNDEB (Está menor que o total lançado na coluna "com parcela miníma de 60% do FUNDEB)

Crítica 900.3 - Detalhamento das Despesas com remuneração do FUNDEB (Está MAIOR que o total lançado na coluna "com parcela miníma de 40% do FUNDEB)


Podem me ajudar?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.