x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 65

acessos 36.792

SPED Contabil - Bloco K - Conglomerados Economicos

Carlos Barbosa

Carlos Barbosa

Iniciante DIVISÃO 4
há 6 anos Quarta-Feira | 24 janeiro 2018 | 19:28

Alguém já gerou algum Sped Contabil - ECD com o Bloco K ?

Eu precisava de um modelo do arquivo, não aquele que o manual traz, mas com informações mais realistas para comparar com o meu.

Desde já agradeço.

Carlos Barbosa

Jaqueline

Jaqueline

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Tributos
há 6 anos Sexta-Feira | 9 março 2018 | 15:16

Boa tarde Carlos.

Como vc já preencheu, poderia me ajudar em uma dúvida?

No caso do lançamento da equivalência patrimonial, umas das contas que precisam ser excluídas na consolidação, é necessário preencher o registro K315?

Na consolidação, foi informada todas as contas, incluindo as de resultado?

Obrigada!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Sexta-Feira | 6 abril 2018 | 08:56

bom dia !

Alguém sabe informar se as contas de resultados devem ser incluídas no Bloco K, pois não teriam onde fazer a eliminação, visto que as conta do PL da controlada foram eliminadas contra as contas do Investimento da controladora.

x-x-x-x-x


Consegui gerar o Bloco K com sucesso.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 10:09

bom dia pessoal!
o sistema ERP de vocês criou o bloco K e importou para o sped?

O sistema que uso me informou num primeiro momento que, como é algo específico, não vai atualizar com essa opção.
Mas não é possível fazer manual né?

Tenho uma empresa que controla outras 3. Seriam 3 demonstrações consolidadas.

Abraços!

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quarta-Feira | 2 maio 2018 | 11:28

Bom dia Andrieli,

No meu ERP eu importei planilhas do excel com as informações do Bloco K e depois validei no PVA.
Tem como fazer direto no PVA (manual) mas dependendo da estrutura do seu grupo empresarial vai levar algum tempo.
O correto seria o seu sistema gerar o Bloco K, independente de ser algo específico, pois trata-se de uma informação obrigatória na ECD.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Drielly Barbosa Flávio

Drielly Barbosa Flávio

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 17:07

Boa tarde, Pessoal

Vi esse material e achei interessante, agora estou com uma duvida.

As empresas que tenho tem participação como Equivalencia Patrimonial, no bloco k informo todos as contas de Resultado? A equivalencia é calculada em cima do Patrimonio Liquido da controlada devo informar esse grupo do PL também?

Att.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 17:25

boa tarde !

Eu informei todas as contas de resultado, exceto as contas de Equivalência Patrimonial e as contas de PL devem ser informadas e depois fazer as eliminações ficando somente do saldo das contas da Controladora no PL.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
JEAN CARLOS ALVES

Jean Carlos Alves

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 14 maio 2018 | 17:54

Boa tarde!

Sobre o plano de contas solicitado no K200.

Devo informar os planos de contas de todas as controladas e mais o plano de contas da controladora ou somente da controladora?

Comecei a olhar este registro hoje e preciso de orientação.

Abraço

Jean

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 09:16

bom dia !

No registro K200 vai informar o plano de conta consolidado e no registro K210 irá fazer o mapeamento do plano de contas de cada empresa com o plano de contas consolidado (K200), de TODAS as contas contábeis.
No meu caso tanto o plano consolidado e os planos das minhas empresas consolidadas são iguais, mesmo assim tive que fazer o mapeamento que citei acima.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Terça-Feira | 15 maio 2018 | 09:52

Jean,

Sim, eu também não tenho um plano consolidado, usei o da controladora no K200 e mapeei no K210.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 10:41

Amigos, preciso de uma ajuda.

Meu sistema ERP fez o arquivo da ECD, (estamos aprendendo juntos sobre o assunto), mas devido ao tempo, eu terei que fazer os ajustes manualmente.

Minha dúvida é a seguinte, tenho 1 empresa que controla outras 3. Num exemplo de ajuste:

No registro k300 (saldo das contas consolidadas), zerei a conta de investimentos (ATIVO). Com isso, abriu o registro K310 (empresa detentora das parcelas do valor eliminado total), onde coloquei o nome da controladora e o valor do investimento. Então me abriu o registro K315 (empresas contrapartes das parcelas do valor eliminado total), neste, coloco o nome da empresa controlada (relacionada ao investimento), e listei as contas de capital social, lucros e distribuição de lucros. isso está certo?

k310 - empresa controladora. (conta a zerar:) INVESTIMENTO 1.000.000,00
K315 - empresa controlada. (conta de contrapartida) CAPITAL SOCIAL 500.000,00 + LUCRO DO EXERCICIO 1.250.000,00 - LUCROS DISTRIBUIDOS 750.000,00

pensei nessa forma pois a conta de investimentos la no ativo da controladora contem o valor do capital da controlada, o valor da equivalencia patrimonial, e eu credito deste valor a distribuição de lucros, reduzindo o valor contabil do investimento.

Mas, fazendo isso, eu ainda tenho que ajustar no ECD, as contas de lucros, capital social e distribuição (PL)? ou somente a de investimentos, como fiz acima?

agradeço muito pela ajuda de quem tiver mais experiencia nisso do que eu. é o primeiro ano que consolido um balanço, e até então só tenho conhecimento teórico sobre.

Drielly Barbosa Flávio

Drielly Barbosa Flávio

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 11:44

Bom dia,

Também tenho o mesmo caso de 1 controladora para 3 controladas, porém no meu caso são empresas de diferentes atividades.

Posso preencher o K200 com as contas do Patrimonio Liquido da Controladora, e mapear com as contas do Patrimonio Liquido das controladas, ou, preciso preencher todas as contas de resultado das 3 empresas?

Meu sistema não esta preparado para fazer esse processo, devido ser ERPs diferentes para cada uma.

Alguem pode me tirar essa duvida.

Obrigada.

Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 13:23

Dryelli,
no primeiro momento meu sistema também não estava preparado. o Grupo economico que tenho também são empresas com atividades diferentes. Mas o plano de contas consolidado no K200 tem que ir todas as contas das 4 empresas. De ativo, passivo, pl e resultado.
Ao menos foi assim que fizemos.

no mapeamento k210, as contas que forem em comum em todas, vai listar o nome das empresas, se for só especifica de uma, vai estar somente esta no mapeamento.

Drielly Barbosa Flávio

Drielly Barbosa Flávio

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 14:28

Boa tarde, Andrieli

Entendi então no K200 vc colocou o plano de contas das 3 empresas, e no K210 mapeou com a conta contabil da controladora que demonstra o valor da participação nas demais?

Outra duvida rs, no K300 onde vai o valor das contas contábeis, preencho o valor 100% das contas?

No meu caso temos participação no resultado das empresas, nesse caso posso colocar apenas as contas do PL e Resultado?

Obrigada.

Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 15:26

No caso, a participação no resultado das empresas você fez a equivalencia patrimonial colocando o resultado na conta investimentos da controladora?
e o pl das controladas também está na conta de investimentos da controladora? e quanto a distribuição de lucros, como vc fez?

pra mim até agora são essas contas que estou eliminando, pois são as unicas que são em comum, já que elas nao tem nenhuma movimentação de estoques, por exemplo, entre elas.

Drielly Barbosa Flávio

Drielly Barbosa Flávio

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 16:30

Então Andrieli, o meu caso é o seguinte não faço Balanço Consolidado, acredito que preciso montar um né?

Fazemos da seguinte maneira a Equivalencia Patrimonial da participação.

- Empresa 1 - Fiz o fechamento da contabilidade, apurei o Resultado, e fiz o encerramento jogando para a conta de Reservas de Lucros ou Prejuizos. Desse encerramento tenho o valor do PL.

- Empresa 2 ( controladora) - Pego o valor do PL da empresas 1 faço a porcentagem de Participação que tenho, ai faço o lançamento Contábil se houve Receita ou Despesas de Equivalencia x Conta de Investimento de Participação.

Por isso minha duvida quais contas contabeis devo informar.

Estou ficando maluca, pois temos 10 empresas cada uma com uma porcentagem de Participação diferente rs.

Att.

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 5 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 07:48

Drielly,

Além de fazer os lançamentos de Receita/Despesas de Equivalência x Conta de Investimento de Participação, tem que fazer também as eliminações das transações entre as empresas do grupo (chamada de Eliminações). Por isso que a ECD exige todas as contas de Ativo, Passivo e Resultado na montagem do Bloco K.


Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Andrieli Arnold Rodrigues

Andrieli Arnold Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 08:50

Anderson,

Meu sistema fez o arquivo na ECD com base nos balancetes já encerrados, só o saldo final das contas. Sendo assim, as contas de resultado aparecem zeradas pra mim no PVA. Elas precisam aparecer também?
Mas dai o balanço não será encerrado?
Como elas estão zeradas, e as empresas que tenho não tem atividades em comum, as eliminações que fiz foram de investimentos x lucro, capital e distribuição de lucros.

Será que estou indo pelo caminho certo?

Drielly Barbosa Flávio

Drielly Barbosa Flávio

Bronze DIVISÃO 2, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 17 maio 2018 | 09:03

Pessoal,

Veja se estou entendendo direto, no

- Bloco K 200 informo o plano de contas de todas as empresas que temos participação.
- Bloco K 210 informo o mapeamento da conta Contábil da Controladora onde demonstra o investimento nas demais
- Bloco K 300 informo os saldos contábeis de todas as contas das empresas Controladas
- Bloco K 315 informo as eliminações?

é isso mesmo que devo fazer?

Obrigada.

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.