x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 14.119

Inscrição Estadual no RS

Liliana Oliveira

Liliana Oliveira

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 6 anos Quarta-Feira | 7 fevereiro 2018 | 22:41

Boa noite, acabei de abrir uma empresa e no site da junta comercial na parte onde se consulta a formalização tem um link para clicar onde leva para o site do Sefaz RS para solicitar a Inscrição Estadual. Ao clicar no link ele me leva para a página login no e-cac, estou fazendo o login com o e-cnpj mas não estou encontrando a opção de cadastro de contribuinte. Estou fazendo de forma correta? Tem alguma outra opção via site. Obrigada

Cristian Alen Silva Resende

Cristian Alen Silva Resende

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a) Empresas
há 5 anos Quinta-Feira | 20 setembro 2018 | 10:13

Bom dia!

No site da SEFAZ RS achei essas informações se ajudar.

Fonte: receita.fazenda.rs.gov.br

Cadastro de Contribuintes
Solicitação de inscrição no CGC/TE

Descrição do serviço

É possível realizar toda a inscrição na Receita Estadual via REDESIM, pois no próprio site da Jucis/RS é disponibilizado um link direcionando para a área logada do e-CAC.

Com esta integração, após a formalização da empresa que realize atividades econômicas que demandem inscrição estadual pela Jucis/RS, o status do processo será alterado para "em exigência" na SEFAZ.

Utilizando este canal, os dados serão importados do Sistema Integrador Estadual e estarão atualizados com as informações já fornecidas anteriormente para a Jucis/RS.

Obs: Caso esteja solicitando a inscrição devido a uma alteração de CNAE efetuada na Jucis/RS, a solicitação deverá ser efetuada via balcão. Confira o item "Solicitação de inscrição - via balcão".

Observações sobre o serviço:

Para acessar o serviço através da REDESIM, siga os passos enumerados abaixo:

1) Acessar o link (clique aqui);

2) Clique no botão Consulta Formalização;

3) Para consultar basta informar o nome empresarial ou protocolo do processo da Junta Comercial, o número da consulta de viabilidade ou o número do FCN/RE;

4) O status do processo será "em exigência" pela Sefaz/RS com a seguinte mensagem: "Sefaz/RS: Para formalizar a solicitação de IE no RS, clique aqui".

Acesse o local indicado e inicie o processo de registro junto à Receita Estadual.

5) Na próxima tela será remetida para a transação de login da SEFAZ. Após se logar, terá acesso ao serviço, onde já estarão preenchidos os campos: nº nire, nº CNPJ e o nº do protocolo de viabilidade e então basta dar seguimento ao serviço preenchendo os campos adicionais.

Empresas sem número de Protocolo de Viabilidade ou de Processo do Integrar deverão solicitar a inscrição presencialmente em uma Unidade da Receita Estadual.

Também deverão realizar a inscrição presencialmente aquelas empresas que registraram mais de uma filial em um mesmo um ato na Jucis/RS.

Para maiores informações, (clique aqui).

Usuário

Pessoa Jurídica.



Prazo para realização do serviço

Até 5 (cinco) dias úteis.



Forma de prestação do serviço

Solicitar pelo site da Jucis/RS.

O acesso a este serviço está disponível para contador e sócio previamente cadastrados na Receita Estadual.

Empresas cujo estabelecimento matriz esteja localizado em outro estado da federação devem dirigir-se à unidade de atendimento da Receita Estadual à qual se vincula o estabelecimento do contribuinte. Confira o item "Solicitação de inscrição - via balcão".



Documentação

Pela REDESIM - Não é necessária a apresentação de documentos. Contudo, após solicitação, a fiscalização pode solicitar quaisquer documentos constantes da INSTRUÇÃO NORMATIVA DRP Nº 045/98, Título I, Capítulo X, Seção 6.0.

Presencial - Confira a documentação (clique aqui).

Cristian Alen
[email protected]

\"Não tenho um caminho novo, o que tenho de novo é o jeito de caminhar\" (autor desconhecido)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.