x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 747

IRPF 2018 - Dados

Marlene Martinez

Marlene Martinez

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 6 anos Sábado | 24 fevereiro 2018 | 12:35

Pessoal, boa tarde.

Gostaria de saber se algum colega possui um formulário de documentos exigidos para fazer a declaração de IRPF 2018?
É a minha primeira vez fazendo o IRPF para terceiros e não sei quais documentos solicitar para o cliente.
Se puderem me ajudar, agradeço.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Sábado | 24 fevereiro 2018 | 16:17

Prezada Colega;
Se nem o básico você sabe, muito cuidado na confecção da mesma, para não ter futuras dores de cabeça e perda de clientes, e o famoso boca a boca, que lhe trara muitos clientes, se o serviço for bem feito, e lhe liquidara como profissional. Conselhos básicos de velho contador. Em resposta a sua duvida, recomendo o seguinte, identifique o perfil de seu cliente, suas rendas e seus investimentos, suas despesas etc., com base nesse conhecimento e que você ira pedir a documentação. Os mais comuns sao os comprovantes de renda, emitidos e os comprovantes de despesas, os extratos bancários a relação dos dependentes, escrituras de compra e venda se houve, recibos de compra e venda de veículos, extrato de investimentos e aplicações se houver e por ai vai, dependendo do perfil do cliente. Eu a aconselharia a se aprofundar na legislação , no manual de ajuda, no perguntão, enfim se preparar bastante, ou então começar aceitando so fazer as mais simples, quando analisando o Perfil, ve que não esta apta a confeccionar a mesma decline de pegar, para nao se complicar. Existem declarações facílimas de serem feitas, e outras dificílimas, complicadíssimas, e o risco que você corre e enorme, dependendo da complexidade da mesma. Você tem que estudar bastante , e na duvida se consultar com colegas mais experientes, para ajuda-la, pois a responsabilidade e grande. Outra dica não deixe nada para ultima hora, pegue a documentação o quanto antes e vai estudando, peça sempre a anterior, para ir se baseando na mesma, cuidado com pessoal que deixa tudo para ultima hora, cuidado ao fixar os honorários também, tem declarações que se faz em 5 minutos e outras que levam dias. Desculpe as observações, mas são todas pertinentes e de proveito para você, faça como eu, fiz o curso na época no MF, e pegava de inicio somente as mais simples, posteriormente fui me qualificando e fui pegando as complexas, com investimentos no exterior, venda de imoveis, enfim o que pintava pegava, atualmente so pegamos de clientes cadastrados e o preço minimo e de 400,00. Conte sempre conosco do forum.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
Marlene Martinez

Marlene Martinez

Bronze DIVISÃO 4, Analista Pessoal
há 6 anos Terça-Feira | 6 março 2018 | 00:14

Sr. Ribeiro, boa noite.

Obrigada por dispor de seu tempo em orientar-me. O básico eu até que faço rs, são declarações simples, geralmente baseadas em Informe de Rendimentos, aluguéis, dentre outros. O que me deixou pensativa é que um amigo foi repassando para outro e quando vi, estava elaborando o IRPF para todos os meus amigos e um em particular, participa de um fundo de investimento em um banco, li o manual sobre isso, mas ele não me explicou o pulo do gato rs. Devido a isso, pensei em ter um check list para solicitar os documentos mais comuns, para não deixar nenhuma informação de fora e saber o que pedir ao futuro cliente (nome do documento para lançar os dados na declaração).

Obs.: não consegui responder antes, porque o site Contábeis estava reportando erro.

Abraços.

MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 12 março 2018 | 07:14

Colega Marlene, desculpe ter sido um pouco ríspido, mas foi para seu bem, e notei que você entendeu a mensagem, pois me preocupo com os colegas ainda iniciantes, pois um dia eu fui também. E o risco de cometer um erro e grave, e a responsabilidade o contribuinte joga e cobra do contador, caso de algum problema, e conforme a gravidade do mesmo joga ate na justiça pra se livrar da multa, caso haja. Sua preocupação e pertinente, pois as características de cada declaração vão aumentando em função da movimentação da mesma. Tem um site https://www.bussines.com.br. que publicou um material muito bom , para vender, mas la tem uma amostra para ser vista, e prevê toda a documentação. e aqui no forum também tem um material logo na e-page, caso não localize através dessa pesquisa me retorne que lhe passarei, pois tenho a lista , mas quero ver você andar com seus pês, rsrs, pois e inteligente já se percebe. Quanto aos honorários que você cobra, cuidado pois deve fixar os mesmos não pela cara boazinha do cliente, pois se fi zere algo errado ele vira cobra venenosa, os honorários devem ser cobrados conforme a dificuldade da declaração e a adimplência do cliente. Aqui temos uma carteira costituida, ja a alguns anos, e leh dou algumas dicas, e um bom nicho de negócios, da para ganhar um bom dinheiro, e se bem organizado, e como seguro, você terá todos os anos essa cliente-la., faça um contrato padrão para cada ano e cobre no minimo para as mais simples um x, nesse contrato você vendera seu peixe bem vendido, nele coloque suas obrigações incluindo assessoria durante o ano e no caso de malha você atendera se a culpa for sua se for do contribuinte , cobrara o atendimento da malha. Nesse contrato estipule a validade de um ano, e especifique todos os detalhes de suas obrigações e as do cliente em informar corretamente todos os movimentos durante o ano, e não so no fim do ano. Pois tem situações em que você tera que providenciar dentro do exercício e não no final, exemplo, venda de imóvel com lucro, e por ai vai.
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.