x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 2.287

Nota Fiscal MEI para empresas nos EUA

Marcus Vinicius Nunes Tito

Marcus Vinicius Nunes Tito

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 6 março 2018 | 00:13

Ola Pessoal,


Primeiramente peço desculpas caso esteja falando no tópico errado. Estou muito confuso!

Em 2016 eu abri o meu MEI para realizar serviços de " 82.19-9-99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente"para uma empresa no exterior, localizada nos EUA. Todo mês, recebo demand. No mês seguinte eles me mandam um "invoice" (nota fiscal deles, feito em doc word) e eu preencho os dados e encaminho para a empresa, onde recebo na minha conta bancária os valores.

Em 2017 eu fiz a declaraçao anual com o que recebi em 2016(valor bruto) e ja fiz o de 2017 hoje, porém eu nunca emiti nenhuma nota fiscal. Minhas dúvidas são:

1 - Para esse tipo de serviço, eu preciso emitir nota fiscal? Se sim, como emitir dos meses anteriores, ja que comecei em 2016?

2 - O "invoice" que eles mandam tem algum valor fiscal, para virar a nota fiscal?

3 - Preciso declarar imposto de renda pessoa física? Ja que recebo na minha conta pessoal?

Muito grato desde ja!!!!

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 março 2018 | 12:50

Caro Marcus Vinicius Nunes Tito,

Vou tentar te ajudar....

1 - Sim, o MEI não precisa emitir nota fiscal para pessoa física(mas precisa declarar), mas como comentou que trata-se de empresa, é obrigado a emitir nota fiscal, entendo que como fez a declaração dos valores recebidos, deve se preocupar somente com as notas futuras.

2 - Não há necessidade de nenhum documento para a emissão de nota fiscal, somente a realização do serviço.

3 - Para a declaração IRPF deve seguir as regras da referida declaração, vai depender do valor em questão.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Marcus Vinicius Nunes Tito

Marcus Vinicius Nunes Tito

Iniciante DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 13 março 2018 | 18:26

Oi Reinaldo,

Primeiramente muito obrigado pelo retorno!!!


Então, quanto ao que fiz em 2016 eu sim declarei(Fiz o DAS) e o de 2017 também. Eu ja regularizei no SEFAZ a emissão de notas fiscais. O que mandaram eu fazer foi emitir todas as notas referentes ao serviços que fiz em 2017 e colocar na descrição que referente ao mês que foi prestado o serviço. Isso procede???

Ja agora em 2018 ja estou emitindo de forma correta no mês correto.

Quanto a declaração de imposto de renda, existe algum site que explique passo a passo para quem é MEI? ?? Pq tipo, eu não tenho despesas com esse serviço que passo. As unicas coisas que pago são as taxas do MEI e as taxas do banco pra converter de dolar para real. Acredito que o processo seja mais simples rrsrsrs

Uma outra dúvida que foge um pouco do tópico....Eu preciso pagar pessoa física INPS ja pagando o INSS como MEI? hoje aordei com isso na cabeça rsrsrsr.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.