x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 25

acessos 38.733

Criação de CNPJ para Fundo Municipal

Paulo Konzen

Paulo Konzen

Iniciante DIVISÃO 2, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 16:41

Boa Tarde, No meu entendimento, deve existir uma lei municipal, e a nomeacao parao diretor, com isso, faz a DBE juntamente com as publicacoes e documentos e leva a receita federal para o arquivamento!


Paulo Konzen

Na pratica a teoria é outra!!!

Roberta Oliveira

Roberta Oliveira

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 6 anos Quinta-Feira | 12 abril 2018 | 11:22

Bom dia colegas!

Poderiam tirar uma dúvida, por favor?
Preciso fazer um DBE para criação do Fundo Municipal (já tenho a Lei Municipal, o responsável e demais documentos), para os recursos do FUNDEB.

No Coletor Web, existem 05 opções. Qual eu devo escolher?

1 - Inscrição de primeiro estabelecimento;
2 - Inscrição no Estado (para estabelecimento já inscrito na RFB);
3 - Inscrição no Estado para estabelecimento que está localizado em outra UF;
4 - Inscrição de Demais estabelecimentos;
5 - Substituto Tributário no Estado.

Por exclusão, entendo que não será nem a 3ª e nem a 5ª opção.

Qual seria a opção, correta, por favor?

Obrigada?

Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Segunda-Feira | 16 abril 2018 | 08:24

Roberta Oliveira, sem entrar na discussão da possibilidade ou não de criar um fundo para o FUNDEB (que já é um fundo), use a primeira opção, pois os fundos públicos são estabelecimento matriz com o código 120-1 - Fundo Público.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
neilaine alves

Neilaine Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 10 maio 2018 | 09:57

Olá tambem estou com dúvidas preciso dar entrada no cnpj de um fundo Municipal de Educação, porém não consigo nem comerçar o dbe, a minha dúvida é se precisa de viabilidade, pois quando marco a opção primeiro estabelecimento a opção Iniciar fica indisponível. Será que marquei alguma opção errada.

Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 10:50


Neilaine Alves, você vai marcar a opção:
Ato Legal-Administração Legal/Receita Federal.

A Lei e a nomeação são os documentos necessários e equivalentes a um Contrato Social previamente registrado, logo quando você marcar que esta "registrado" vai encaminhar o processo pra RFB.


Quando você tenta fazer direto o DBE sem viabilidade o sistema nao aceita, pede a viabilidade. Em seguida faz o DBE e leva a documentação da Receita.

neilaine alves

Neilaine Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 13:40

Vanessa, faço da seguinte forma:
1. FACILITA
2. MATRIZ/ABERTURA
3.ENTIDADE DE REGISTRO( RFB)
4. INDICAÇÃO DA MATRIZ( É aí que me impede de continuar pois solicita a natureza jurídica, porém não me dá a opção FUNDO PÚBLICO, que é a natureza jurídica do que eu quero, entendeu?

Vanessa

Vanessa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 11 maio 2018 | 13:52

Neilaine Alves, entrei no sistema do seu estado e apareceu a opçao de Fundo Publico pra mim. Segui todos os passos que você colocou ai, porem nesta pergunta:

Esse processo será utilizado somente para atualização de dados cadastrais na Receita Federal do Brasil?
respondi nao, pois nao sera somente para atualizaçao e sim cadastro inicial


Usei a sua cidade e apareceu a natureza juridica correta pra mim.

Tiago

Tiago

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 14:51

Olá Pessoal,

Consegui criar o CNPJ do FUNDEB, se alguém tiver alguma dúvida pode ligar na Prefeitura de Lavínia para falar comigo, ou deixar uma mensagem por aqui. Ficarei feliz em ajudá-los.

luis gustavo xavier

Luis Gustavo Xavier

Iniciante DIVISÃO 1, Bancário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 08:48

bom dia!

O município foi abrir o cadastro do fundo para receber os recursos do Fundeb, abriu na receita federal (no cartao de CNPJ) Fundo Municipal de Educação, só que a lei usada para abrir esse fundo segundo o município foi a lei que Cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Professor (lei municipal).

Minha duvia é:


Estaria correto o nome do fundo no cartao de CNPJ, como Fundo Municipal de Educação?

Outra coisa é:

No Objeto Social, no cadastro do CNPJ, está o teor do artigo I da Lei que Cria o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização do Professor (lei do município).


Estou perguntando pois pedi para o responsável alterar esse dado na receita federal e ele me disse que não era necessário pois o Objeto Social está idêntico ao artigo I da Lei.


Peço por favor que se souberem alguma coisa, qq coisa me orientem.

Muito obrigado!!!!


maria francisca dos santos

Maria Francisca dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 12:02

Bom dia
Fiz o cadastro no site da junta(JUCEMG) mais foi indeferida.
Tenho que fazer outro cadastro?
Me respondeu: fUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:MARCAR NÃO AO RESPONDER A PERGUNTA.
Preenchimento incorreto: no campo selecione o orgao de registro de natureza.
preenchimento incorreto: no campo selecione o orgaos de registro, mais não me apareceu isso?
Alguém que possa me ajudar?
Atenciosamente;
Maria

MARIO ANTONIO DOS REIS

Mario Antonio dos Reis

Iniciante DIVISÃO 1, Coordenador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 15:12

boa tarde,

estou necessitando de informaÇÕes de como criar fundo municipal, tenho 5 para criar o cnpj:

perguntas:
qual a data do evento = data publicaÇÃo da lei?
se a lei que criou o fundo É antiga vou pagar multa pela falta de entrega de dctf e sefip desse periodo? ou tem como solicitar isenÇÃo na receita federal?

tenho que usar a raiz do cnpj da prefeitura (filial) ou criar novo cnpj?

mario reis
contador
crcrj 105295

Edson Jordão

Edson Jordão

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 24 julho 2018 | 18:21

Meus amigos, preciso urgentemente criar o CNPJ para a secretaria de educação do meu município, mas estou parado pois o programa coletor de dados exige a VIABILIDADE, sem a viabilidade eu não posso seguir para tela seguinte e continuar o preenchimento e concluir o DBE. Como faço para ter essa viabilidade já que não será registrado na Junta Comercial nem em cartório? Preciso muito do auxílio dos colegas.

maria francisca dos santos

Maria Francisca dos Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 25 julho 2018 | 08:45

Bom dia
Edson Jordão você tem que fazer o cadastro no site da junta comercial para liberar a viabilidade, essa liberação é rápida.
No site da junta faz seu cadastro para ter acesso.
Maria

neilaine alves

Neilaine Alves

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 12 julho 2019 | 09:43

bom dia!!! gostaria de tirar uma dúvida, estou tentando criar um cnpj para um fundo municipal de direitos do idoso, porém quando vou fazer o preenchimento dos dados na pagina do facilita não aparece a natureza jurídica de fundo público, já aconteceu situação parecida, porém desta vez não estou conseguindo solucionar como da outra vez. alguém pode me ajudar?
segue os passos que estou seguindo
facilita
abertura/matriz
entidade de registro ( rfb)
somente para atualização de dados na rfb (não)
natureza jurídica ( não me dá a opção fundo público)

ps. preciso da viabilidade para entao prosseguir com o dbe

Rute Veiga

Rute Veiga

Iniciante DIVISÃO 4, Advogado(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 26 março 2021 | 10:41

Bom dia, prezados!

Será que alguém pode me ajudar? Eu entrei no Cadsin para criar um CNPJ para um Fundo Municipal, mas não estou conseguindo. Por acaso tem algum passo a passo a ser seguido?

zaida maria

Zaida Maria

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 3 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 19:20

Boa noite!
Estou com o mesmo problema que a colega Rute Veiga. Alguém que possa nos ajudar.
Tenho em mãos a Lei que cria o fundo, mas tenho duvidas se o melhor é o responsável tirar um certificado digital e-cpf, já que não temos como levar os documentos até a receita federal.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.