x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 29.940

Baixa de Imobilizado - Descarte

Flávia Mesquita

Flávia Mesquita

Iniciante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 20 março 2018 | 16:58

Boa tarde!


Uma empresa passou por uma mudança de sede, e nessa mudança muitos móveis, equipamentos etc...(ativo permanente) foram descartados porque não tinham mais com ser utilizados, a minha dúvida: como faço o lançamento de baixa desses ativos, muitos deles já não são mais depreciados e também não existe fisicamente na empresa. Como contabilizar a baixa??? Devo emitir nota fiscal de descarte????

Lucas Prates Porto

Lucas Prates Porto

Bronze DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 6 anos Terça-Feira | 27 março 2018 | 14:40

Boa tarde, tudo bem?

Para essas operações onde ocorreu uma baixa de estoque ou imobilizado, você deverá emitir uma NFE com as seguintes informações:

• CFOP: 5927 Lançamento efetuado a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubo ou deterioração: Classificam-se neste código os registros efetuados a título de baixa de estoque decorrente de perda, roubou ou deterioração das mercadorias .

Os dados da NFE deverão ser os mesmos da nota de aquisição do produto, isso para informações como NCM, CSOSN, DESCRIÇÃO. Com alteração apenas do valor que deverá ser analisado sua NFE de aquisição e calculado a depreciação até o momento da perda ou deterioração , para assim darmos baixa no valor correto.

Débora

Débora

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 11 dezembro 2018 | 10:21

Como poderá ser feito no caso da empresa não ter os dados da nota de entrada?

- Alguns bens foram doados anteriormente sem emissão de nota fiscal, já orientamos quanto ao procedimento neste caso. Porém esses bens que já foram retirados da empresa o que fazer? deve-se emitir nota fiscal para baixar esses bens do ativo? a empresa é tributada pelo Lucro Real.

Mesmo sendo ativo imobilizado deve-se usar o mesmo CFOP indicado acima?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.