x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE PÚBLICA

respostas 3

acessos 1.593

Retenção nota fiscal de serviço - Dúvida

João Ricardo

João Ricardo

Bronze DIVISÃO 4, Assessor(a) Financeiro
há 6 anos Segunda-Feira | 9 abril 2018 | 20:20

Boa noite,

Sobre retenções, vocês receberam uma nota fiscal com retenção de ISS 3% e embaixo demonstra retenções federais: inss, ir ,pis, cofins e CSLL. Vocês fazem essas retenções na área pública? Vi como procedimento padrão na prefeitura que trabalho apenas reter inss e ir.

Além disso, se a nota fiscal veio com a alíquota de 3% no respectivo município que a empresa tirou a nota, mas no meu município a retenção é de 5%. Eu na liquidação faço essa retenção e o pagamento ficará com um desconto a maior do que o apresentado na nota. Tem algum problema essa divergência com a nota fiscal?

muito obrigado,


Everton da Rosa

Everton da Rosa

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 08:26

João Ricardo:

Órgãos Públicos Estaduais e Municipais apenas farão retenção de PIS/COFINs e CSSL se teiverem convênio com a SRFB para isso.

Quanto a alíquota, deve ser usada aquela aplicável ao caso, independentemente daquela informada em NF. Para os mais detalhistas, deveria haver a correção da NF conforme os tributos/alíquotas efetivamente praticados na retenção, mas no geral, não há maiores consequências para o município aceitar NF com uma alíquota e reter outra.

Everton da Rosa
Contador
CRC RS 076595/O-3
juliana

Juliana

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 6 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 08:43

João, bom dia!
Aqui nós só retemos inss, ir e iss. No caso do inss você precisa ficar atento se o prestador de serviço é Mei, porque dependendo do mei, a prefeitura precisa informar na sefip e pagar patronal, assim como os prestadores de serviço PF.
Quanto ao iss ele é devido onde se prestou o serviço.
É preciso também verificar se o prestador de serviços é optante pelo simples nacional, porque geralmente não se faz retenção do simples.
att.
Juliana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.