x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 6

acessos 835

obrigatoriedade irpf

sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 17:13

Ola boa tarde... me tirem uma duvida.
Se uma pessoa teve rendimentos abaixo dos 28.559,70 ela não precisa declarar esses rendimentos. Mas se essa pessoa que não atingiu o limite dos rendimentos no ano, porem possuir um imóvel de 200.000,00, mais uma carro de 30.000,00 e um saldo de poupança de 70.000,00... ela precisa declarar?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 10 abril 2018 | 18:51

Boa tarde, Sulamita.

DEVE FAZER!

""5 - teve, em 31 de dezembro, a posse ou a propriedade de bens ou direitos, inclusive terra nua, de valor total superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais);""
200+70+30 = 300.

atenção: a variação patrimonial não deve ser superior ao ganho liquido recebido durante o ano de 2017 !

sds

José Bezerra

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 10:16

Isso.
Detalhe importante é voce compreender que o fisco compara a renda liquida do contribuinte com a variação patrimonial do período.

Ex.: patrimônio da pessoa em um exercício 100. No outro passou a ser (não A VALER) 180. O crescimento foi de 80. Logo, precisa ter uma renda liquida de no mínimo 80.

sds
José Bezerra

sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 10:49

Ah ta... então vamos ver se eu entendi
Em palavras mais simples, todos os meus rendimentos, ou seja, a origem dos recursos tem que suprir as minhas aplicações (MEUS GASTOS).
O total dos rendimentos terá que ser sempre igual ou maior que minhas aplicações.

Do contrario a receita vai checar e ver que tem uma possível omissão de rendimentos. É isso mesmo?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Prata DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 11:07

Isso.

Voce aprende rápido. Por isso que o rei Salomão lutou muito mas não conseguiu SULAMITA. Ele o homem mais sábio, a queria para si
(rssss. brincadeira para descontrair complicações tributárias - não leve a mal)

sds
José Bezerra

sulamita vasconcelos

Sulamita Vasconcelos

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 11 abril 2018 | 12:14

KKKKKKKKKKKKKKKKKKK... tudo bem... pelo menos eu entendi...

obrigada pelos esclarecimentos...me ajudou muito




Ola jose boa tarde

Só me tire uma duvida, uma amiga minha declarou esse ano, pois teve rendimentos tributaveis de 30.000,00. Visto que seu filho é menor de idade e não tem renda...o coloquei como dependente. Ela é casada, mas os bens (casa e carro) estão no nome do marido... e o marido dela não declara imposto de renda. Não tem problema nenhum...colocar só lá nos dados iniciais que ela é casada e o CPF do cônjuge ne?





O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.