x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 3.756

Declaração Conta Conjunta - Pai e Filho

Micheli

Micheli

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 09:32

Tenho conta poupança conjunta com meu pai onde eu sou a primeira titular e meu pai segundo titular.

Nos anos anteriores eu declarava essa conta apenas na minha declaração, no entanto, em 2017 meu pai comprou um consórcio para construção de uma casa e o dinheiro foi liberado nessa conta para que eu tivesse acesso e cuidasse das movimentações necessárias.

Enfim, o valor liberado em 2017 foi de 80 mil, desses 80 mil 35 mil ainda estavam na conta em 31.12.2017 com mais um saldo de dinheiro que era meu.

A casa não ficou pronta em 2017, ficará pronta apenas em 2018.

Como lanço essa movimentação nas declarações?

jose bezerra conceição

Jose Bezerra Conceição

Ouro DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 24 abril 2018 | 10:22

Bom dia:


"Tenho conta poupança conjunta com meu pai onde eu sou a primeira titular e meu pai segundo titular."
PADRÃO: cada cpf declara sua parte de participação.
Não tendo como identificar, 50% para cada CPF


"Nos anos anteriores eu declarava essa conta apenas na minha declaração"
ESTAVA APENAS EM SEU CPF. Se não especificava no histórico "conta conjunta com CPF x", o numerario era apenas SEU.


" em 2017 meu pai comprou um consórcio para construção de uma casa "
COMPROU UM CONSÓRCIO COM O CPF DELE ou o SEU ?


"e o dinheiro foi liberado nessa conta para que eu tivesse acesso e cuidasse das movimentações necessárias.Enfim, o valor liberado em 2017 foi de 80 mil, desses 80 mil 35 mil ainda estavam na conta em 31.12.2017 com mais um saldo de dinheiro que era meu.A casa não ficou pronta em 2017, ficará pronta apenas em 2018."

Como lanço essa movimentação nas declarações?

RESPOSTA: toda movimentação é feita no CPF , e isto é o que interessa a receita. Um consorcio comum (como de veículos) é agregado o valor capitalizado na parte de bens, onde existe a variação patrimonial (o leão gosta de checar esta variação com o valor oferecido a tributação).

A parte mais "trabalhosa" seria retificar declaração de anos anteriores e cada um lançar sua fatia real em cada ano.

O lançamento ainda pode continuar "proporcional" a participação de cada um tanto na conta como no investimento efetuado.

RESUMO: ou analise/pesquise para fazer esta declaração ou procure ajuda de um profissional da área para apoia-la.

Persistindo duvida, volte a este fórum.

sds
José Bezerra

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.