x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 10

acessos 22.897

Enquadramento de Verbas da Folha com Rubricas do eSocial

Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 16 maio 2018 | 10:17

Estou fazendo em meu programa de folha de pagamento o “enquadramento” de algumas verbas com as rubricas disponibilizadas pelo eSocial. Gostaria, se possível, do auxílio para as seguintes:


Nome da Verba: Diferença de Salário (utilizada quando há diferenças salariais a pagar, por exemplo, quando houve pagamento “a menor” em algum mês e no mês seguinte há essa compensação ou complemento do que deixou de ser pago).

Devo relacionar essa Verba com a Rubrica de código 1000 (Salario, vencimento, soldo
ou subsidio) ou a de código 1099 (Outras verbas salariais)?



Nome da Verba: Diferença de Férias (caso parecido com o da diferença de salário, quando é pago posteriormente alguma compensação ou complemento relativo ao pagamento de férias).

Devo relacionar essa Verba com a Rubrica de código 1020 (Ferias – gozadas)
ou a de código 1099 (Outras verbas salariais)?


Se entenderem que há outra opção de Rubrica para os casos citados, ficarei grato se informarem também. Alguém poderia esclarecer?

Sandra Leal

Sandra Leal

Ouro DIVISÃO 1
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 12:02

Bom dia,

a diferença paga em mês posterior eu relacionei ao 1099 , pois eu pago no evento diferença de salário, de extra, de adicional noturno, reembolso de ausência descontada indevidamente, ou seja vários eventos. Quanto à diferença de férias eu relacionei ao 1020 pois o meu evento é especifico de férias.

Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 12:23

Bom, eu tinha relacionado a Diferença de Salários com a Natureza da Rubrica 1000 (Salario, vencimento, soldo
ou subsidio) e a Diferença de Férias na 1020 (Ferias – gozadas).

Mas analisando o que a Sandra falou, acho que faz sentido colocar o evento de Diferença Salarial no código 1099 (Outras verbas salariais) , pois, no meu caso, costumo somar as diferenças de Salário, de Hora Extra, de Feriado, etc. e colocar num único evento de Diferença Salarial.

Enfim, se alguém tiver uma opinião diferente e puder ajudar, fico grato.

Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 14:10

Boa tarde Jessyca!

Obrigado pela informação! Até já tinha visto esse tópico enviado por você, porém, lá ficam "muitas informações soltas" Às vezes agluns assuntos passam despercebidos por outros usuários, pois são muitas dúvidas/questionamentos e respostas diferenciadas ao mesmo tempo, o que acaba por confundir. Acho que tópicos com assuntos específicos são de mais fácil entendimento e acompanhamento futuro, tanto para que pergunta como também para quem se disponibiliza em ajudar. E fica até mais fácil das pessoas pesquisarem depois pelo assunto aqui no Fórum. Mas, de qualquer maneira, mais uma vez, fico agradecido por seu interesse em ajudar.

MARCOS RODRIGO

Marcos Rodrigo

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 14:47

Wellison Cristiano Magalhães , boa tarde caro amigo do forum, estou com duvidas quanto a esses eventos relacionados abaixo, creio eu que vc esteja utilizando do mesmo programa que eu utilizo no escritório que é o NG FOLHA, caso seja, esses eventos que estou citando qual rubrica vc adicionou a elas, grato pela ajuda aguardo o seu retorno o mai breve possível.

Obrigado

BASE DO FGTS 13° RECOLHIDO
AFASTAMENTO - BASE FGTS 13°
AFASTAMENTO BASE FGTS
SALÁRIO LÍQUIDO REFERENTE AO MÊS ANT. À RESCISÃO
DIFERENÇA DE FÉRIAS
DIFERENÇA DE SALÁRIO
DIFERENÇA DE HORA EXTRA.

Wellison Cristiano Magalhães

Wellison Cristiano Magalhães

Prata DIVISÃO 4, Não Informado
há 5 anos Quarta-Feira | 23 maio 2018 | 16:00

Boa tarde Marcos!

Sim, eu utilizo o NG Folha da Mastermaq. Então, estou numa luta danada pra adequar nesse eSocial (raiva de quem inventou isso, rsrsrs). Bom, ainda não consegui fazer o enquadramento de todas as minhas verbas do NG Folha com as rubricas do eSocial. Num primeiro momento estou focando nos eventos que eu utilizo. Segue abaixo os que você pediu e eu já fiz a relação:

BASE DO FGTS 13° RECOLHIDO – Ainda não defini a natureza da rubrica
AFASTAMENTO - BASE FGTS 13° - Ainda não defini a natureza da rubrica
SALÁRIO LÍQUIDO REFERENTE AO MÊS ANT. À RESCISÃO – Esse ainda não defini, acho que nunca usei este evento, mas como se trata de salário líquido, pela lógica entendo que nele já foram descontados todos os encargos e tributos, então, penso que possa ser o 9989 -Outros valores
Informativos (Outros valores informativos, que não sejam vencimentos nem
Descontos).
DIFERENÇA DE FÉRIAS – Usei o 1020 - Férias
DIFERENÇA DE SALÁRIO – Usei o 1000 - Salário, vencimento, soldo ou subsídio
DIFERENÇA DE HORA EXTRA - 1003 - Horas extraordinárias

Se alguém discordar desses que fiz, fiquem a vontade para opinar.

Lá no Cadastro das Verbas do NG Folha existe a opção de impressão em PDF. Se você e/ou outros amigos aqui do Fórum quiserem salvar o que já têm pronto aí e me passar pra gente tentar fazer uma conferência. Assim, mando os meus para quem se interessar também.

Celina Y

Celina Y

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 30 agosto 2018 | 14:05

Gostaria de deixar uma dica que ouvi em uma palestra.

Sabe aquele evento que você nunca usou e nem sabe porquê está na lista? DESATIVA!
Se ele não tem uso, melhor deixar desativado e nem passar para o eSocial.
S E, EVENTUALMENTE, um dia, num futuro, você achar que precisa muito dele, daí você perde seu tempo caçando o código de equivalência nessa droga dessa lista de rubricas. E, de repente, nesse intervalo, eles criem um código adequado de rubrica para o seu evento, porque a lista não está completa ainda.

Gislaine, salário maternidade é tudo 4050, não importa a razão. Você pode colocar códigos diferenciados na sua folha, mas para efeitos de rubricas, só importa se é ou não maternidade.

Boa sorte para todos nós.

Kellen Mendes

Kellen Mendes

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 28 setembro 2018 | 11:17

Bom dia, pessoal!

Alguém poderia me dar uma ajuda?

O caso é o seguinte, trabalho numa empresa de Economia Mista e temos aqui alguns funcionários estatutários. Esses funcionários contribuem com o Regime Próprio de Previdência e eu não sei qual o código de Rubrica do E-Social que devo utilizar para informar a parte descontada do funcionário como contribuição previdenciária. Alguém tem casos semelhantes? Qual o código a ser utilizado? Visto que o código 9201 seria utilizado para Contribuição Previdenciária ao INSS.



"O homem é dono do que cala e escravo do que fala."



Kellen Mendes
Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 4 outubro 2018 | 15:31

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (http://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Quarta-Feira, 16 de maio de 2018 às 10:17:27, com o assunto: Enquadramento de Verbas da Folha com Rubricas do eSocial já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=Enquadramento+de+Verbas+da+Folha+com+Rubricas+do+eSocial" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.