Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.023

Construção civil

Gislaine  Mozerle

Gislaine Mozerle

Iniciante DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 14:19

Tenho a seguinte situação para a contabilidade de uma construtora a qual venho de outro escritório para min, por isso tenho somente o balanço de abertura, não tenho o histórico dos lançamentos:
No decorrer do exercício lancei as compras de material de construção, folha pgto e demais despesas da obra tudo em obras em andamento. Agora no encerramento do exercício transfiro essas despesas que estão no meu ativo para onde?
Sendo que a obra não foi totalmente concluída.

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 18 maio 2018 | 15:08

Gislaine Mozerle

Na atividade de construção civil, tudo que se refere a construção (obra em andamento), ou seja, terreno, projeto, material, mão-de-obra própria e/ou de terceiros e etc, é ESTOQUE.

Ainda que concluída a obra, os custos serão mantidos, em subconta de Imóveis Concluídos, rateado por imóvel, no ESTOQUE, independente de quantos exercícios fiscais se perdure até que se ocorra a venda dos imóveis construídos.

Quando da venda da unidade construída, a receita da venda será reconhecida (contabilizada) em conta de resultado e o custo respectivo (mantido no ESTOQUE até então) será apropriado (contabilizado) também em conta de resultado, que serão encerradas no final do exercício, isso considerando que a venda ocorra a vista, isto porque a contabilização de custos e receitas na construção civil tem um tratamento diferenciado das demais empresas.

Como você pode observar, a explicação acima é bastante resumida e acho que até um pouco "grosseira", até porque não sei até onde você sabe sobre o assunto. Sugiro que pesquise e estude mais sobre contabilidade de Construção Civil, que, como já disse, é um assunto bastante diferenciado dos demais ramos de atividades inclusive no que diz respeito a tributação, que também tem tratamento diferenciado nesse ramo de atividade.

Fique a vontade para mais perguntas

Abraço




O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.