x

FÓRUM CONTÁBEIS

ARQUIVO MORTO

respostas 16

acessos 104.673

E-Social x RAT empresas do simples nacional

Inês

Inês

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 21 maio 2018 | 11:37

Bom dia, preciso da ajuda dos amigos, estou fazendo o diagnóstico do E Social e esta me obrigando a informar a aliquota RAT, sempre deixei o RAT zerado e FAP 1, mas esta dando erro no e-social, alguém pode me ajudar que alíquota devo informar no RAT de empresa simples nacional?
Obrigado

Inês Zanotti
Guilherme Kazapi
Articulista

Guilherme Kazapi

Articulista , Analista Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 21 maio 2018 | 11:48

Bom dia,

Você vai precisar ter em mãos as tabelas de FPAS por CNAE, ali vai constar o RAT para cada CNAE. Você pode baixar essa tabela no site da Receita Federal.

E também, nos arquivos anexados neste tópico: www.contabeis.com.br

Ótima semana.

Guilherme Kazapi
Atingir os melhores resultados com serenidade, seriedade e ética.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Quinta-Feira | 31 maio 2018 | 22:32

Colegas,

Enviei os dados de uma empresa do simples como no SEFIP (RAT 0,00% e FAP=1,00). O ambiente restrito do eSocial aceitou os dados.
No caso, meu sistema quando coloco o cnae ele informa o do Anexo V da lei (3%). Porém, como é empresa do simples, ele deixa os campos da GPS- RAT 0,00% e FAP 1,00. Devo informar quais valores para o RAT x FAP? Fiquei confuso, pq no MOS fica ambíguo a informação. Diz que todas as empresas, inclusive as do SN, devem informar o RAT x FAP, e me disseram que preciso informar o FAP que consta no portal de consulta (que é 0,5000) e RAT 3%.
Não entendi...

Grato

JOAO RODRIGO DE LIMA

Joao Rodrigo de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 16:07

Boa tarde, alguém já descobriu como faz corretamente as informações da aliquota RAT das empresas do Simples no e-Social, eu havia colocado conforme pede no e-social (RAT 1, 2 ou 3%) e a Fap constante no site, no e-social validou e transmitiu corretamente no ambiente Produção Restrita, porem na hora de enviar a SEFIP não aceita, e dá como erro a informação da RAT, dizendo que empresas do simples devem informar RAT 0,00. E agora não sei como fazer, pois no e-social obriga a colocar a RAT e no Sefip não aceita se colocar diferente de zero. O que fazer agora?

JOAO RODRIGO DE LIMA

Joao Rodrigo de Lima

Bronze DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 28 junho 2018 | 10:06

Bom dia!!

O Art. 202-A dada pelo Art. 1º do Decreto nº 6.957, de 9 de setembro de 2009, define que para a empresa constituída após janeiro de 2007, o FAP será calculado a partir de 1º de janeiro do ano seguinte ao que completar dois anos de constituição, ou seja, terá que utilizar 1,00 durante 2018 e 2019, até que seja possível calcular a FAP pelas GFIPs entregues.

GEOVANE

Geovane

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 15:14

Pessoal, boa tarde. Tenho uma empresa filantrópica, porém de acordo com o cnae a alíquota RAT é 2%, ocorre que somos isento desse pagamento. meu sistema de folha não deixa ficar zerado, pois associa ao cnae. Alguém sabe como resolver? Adianto que não tem processo administrativo/judicial. Grato.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 10:54

Prezado(a) Usuário,

De acordo com o previsto em nossas Regras (https://www.contabeis.com.br/regras) gostaríamos de enfatizar e instruí-lo na utilização da Ferramenta de Pesquisa:

Em mensagem postada no Fórum em Segunda-Feira, 21 de maio de 2018 às 11:37:06, com o assunto: E-Social x RAT empresas do simples nacional já existe(m) questionamento(s) semelhante(s) encontrado(s) no Fórum Contábeis. Confira:

www.contabeis.com.br

Aproveitamos para esclarecer o modo de buscar no Fórum, utilizando como exemplo o tópico criado por você: Clique no link a seguir para ser direcionado a página de BUSCA, com mais resultados sobre o tema proposto:

Oculto469%3Ajgr23wms47u&cof=FORID%3A10&ie=ISO-8859-1&q=E+Social+x+RAT+empresas+do+simples+nacional" target="_blank">www.contabeis.com.br

Agradecemos pela compreensão e contamos com sua cooperação, pesquisando sempre antes da criação de novos tópicos.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.