x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 8

acessos 22.606

Horas abonas e atestado medico deve constar no holerit?

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 11:43

Bom dia

Pessoal, veja se alguém poderia me ajudar.

Podemos ter algumas marcações ponto, neste caso vou colocar duas..
* Atestado médico
* Faltas para resolver problemas particulares na qual a empresa opte em abonar

A informação que eu tenho é que devemos constar isso no holerit do funcionário conforme abaixo.

Exemplo 1 - Atestado médico no Holerit
Se o funcionário tem um salario fixo de R$ 2.000,00, então no holerit eu devo colocar assim:
Salario normal R$ 1.850,00
Horas afastadas R$ 150,00 ( pelas faltas de ida ao medico ou dias afastado pelo medico )
Perfazendo os R$ 2.000,00 do salario

Exemplo 2 - Faltas (sem atestado porém abonadas pela empresa ) no Holerit
Se o funcionário tem um salario fixo de R$ 2.000,00, então no holerit eu devo colocar assim:
Salario normal R$ 1.850,00
Horas abonadas R$ 150,00 ( pelas faltas particulares abondas pela empresa )
Perfazendo os R$ 2.000,00 do salario

A FORMA QUE NÓS SEMPRE HAVÍAMOS FEITO.
Salario normal 2.000,00 ( não estávamos destacando nada no holerit, mesmo porque se eu paguei o valor cheio entendemos que não houve desconto referentes as faltas e não foi mencionado no holerit )

Qual a forma correta ?

Atenciosamente,
João Luiz Pereira

GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 13:53

Joao Luiz Pereira

Achei estranho sua pergunta, por que aqui eu não coloco dessa maneira. Por que não tem como computar o tempo do funcionário de ir e voltar do médico, pq não sei como ele fez esse percurso (carro, ônibus ou apé).
Enfim eu apenas desconto quando o funcionário falta sem justificativa mesmo porque quando tem atestado do período que esteve fora não pode ser descontado.

Sandra

Sandra

Prata DIVISÃO 5, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 15:06

Prezado.

Só utilizei marcação de horas afastadas para empresa que fechava a folha por horas trabalhadas.
A empresa atual fecha folha mensal, então só lanço atestados de dias.
Meu sistema lança (exemplo) 29/30 dias, ou seja 29 dias trabalhados e 1 dia de atestado.
No caso de saídas particulares e abonadas pela gerência, as mesmas constam na marcação de ponto mas não vão para o holerit.
No ponto, diferenciamos, ausências sem justificativa (só faltou ou saiu sem informar o porquê, ausência abonada (a diretoria liberou), atestados, declarações diversas (comparecimento em audiência ou convocação de escola), e declarações medicas (esteve por tanto tempo em consultório ou acompanhou filho menor em consulta).

Att

Angel

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 5 anos Segunda-Feira | 4 junho 2018 | 18:23

Boa tarde

Gabriela e Sandra pela ajuda..

Gabriela, com relação ao tempo gasto e a maneira utilizada para o funcionário ir ao médico neste caso é variável e irrelevante, pois o funcionário pode ir no período da tarde e retornar ainda no mesmo dia para continuar a jornada de trabalho ou ir e só retornar no outro dia etc oque importa neste caso que ele foi ao médico e ficou ausente por questões medicas, ou seja, só para fazer um consulta, exame ou doença, o fato que não podemos descontar isso do funcionário.
A questão que esta pegando é que segundo o nosso contador no holerite do funcionário eu devo separar isso, ou seja, igual ao exemplo 1.

Oque você informou " Enfim eu apenas desconto quando o funcionário falta sem justificativa mesmo porque quando tem atestado do período que esteve fora não pode ser descontado." concordo contigo e não sera descontado, mas nas verbas dele este valor vai aparecer separado, igual ao exemplo 2

Oque nós sempre fizemos é: não descontar e apresentar no holerite dele sem demonstrar isso conforme holerite - exemplo 3

Sandra,
Então você separa isso no holerite só quando é dias, mas quando envolve só horas ai você não separa, é isso?

Atenciosamente,
João Luiz Pereira




GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 11:00

Joao Luiz Pereira

Desculpe mais acho que seu contador esta equivocado essas informações não se coloca em holerite aparece apenas no cartão de ponto.
Verifica corretamente com seu jurídico ou com jurídico do sindicato sobre isso por que é primeiro caso que vejo que coloca horas afastadas ou abonadas em holerite. Se você colocar isso provavelmente o seu sistema irá entender que é pra descontar.
Estranho isso que vc quer fazer...

JOAO LUIZ PEREIRA

Joao Luiz Pereira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 11:22

Bom dia

Gabriela,

Na verdade nós nunca havíamos feito desta maneira e algo que nos foi passado agora.

Mas pelo que eu entendi a nossa amiga Sandra, já viu algo neste sentido, seria isso mesmo Sandra ?

Atenciosamente,
João Luiz Pereira

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 11:29

Joao Luiz Pereira

Entendo que seu contador está CORRETO.

Sim os atestados devem ser lançados, e suas horas devem constar separado como licença médica ( ou outro termo), para constar que a empresa abonou tais horas/dias.

Ex empregado faltou 3 dias por atestado, mais 2 dias no mês 04 e mais 14 no mês 05 ....

Logo podemos afasta-lo pelo INSS, mas precisa estar lançado tal fato para somarmos os atestados.


Quanto as horas abonadas, também precisam ser registradas, se foram abonadas por banco de horas, por liberação enfim, o empregado estava ausente, ele não compareceu no trabalho, como vais provar se algo acontecer com o mesmo, se tais fatos não são lançados?

GABRIELA SAMY

Gabriela Samy

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 5 junho 2018 | 11:34

Joao Luiz Pereira

Então como ela disse acima:

as mesmas constam na marcação de ponto mas não vão para o holerit.


Ela se refere ao cartão de ponto e não ao holerite.

Estefania Drechsler

Desde quando isso lança em holerite ?

Me passa a legislação por gentileza.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.