x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 4

acessos 1.214

Empresas Simples Nacional - OPERAÇÃO RELATIVA A VENDA DE MERCADORIA POR MEIO DE MÁQUINA AUTOMÁTICA D

Eliene Bento

Eliene Bento

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente
há 5 anos Quinta-Feira | 7 junho 2018 | 14:10

Prezados, boa tarde.

Estou com uma dúvida referente a Receita a ser considera no Simples Nacional , referente a operação de venda de mercadoria por meio de máquina automática diretamente a consumidor final.

Alguém pode me ajudar?

Na resolução do SEFAZ nº 720 de 04/02/2014 , trata no Art 97. Na saída da mercadoria para abastecimento de máquinas de que trata este capitulo , será emitida Nota Fiscal em nome do próprio remetente , acrescido da expressão" Máquinas Automáticas", para acobertar a mercadoria mo seu transporte.
Nesse mesmo artigo , o §2º A nota fiscal de que trata o caput deste artigo será o documento hábil para a escrituração, com o respectivo débito de imposto.

As empresas do Simples Nacional , não destacam impostos estaduais nas notas emitidas.


Art.98. No ato do abastecimento da máquina , será emitida Nota Fiscal de série distinta daquela utilizada para acobertar o transito da mercadoria ..."


Qual seria a Receita a tributar no Simples Nacional?


MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 10 junho 2018 | 06:50

Prezada Colega; Eliene, bom dia.
Leia e releia e voce entendera o texto da Lei esta ha meu ver bem claro, a empresa esta enquadrada no Simples, logo ela recolhe os tributos pela alíquota a qual estiver enquadrada , alimentando o sistema com o valor das notas emitidas de vendas , pela empresa, ou seja as NFs. que foram emitidas para abastecer as maquinas, a outra a de saída para Acobertar o transito das mercadorias, sao simples nota de remessa, ou seja , supomos que a empresa tenha dez maquinas automáticas de venda espalhadas pelos pontos de venda, ela carrega seu transporte, e emite uma NFs. para acobertar o transito das mercadorias, pelo total da carga, e para apurar a receita tributável, ela emite para cada maquina uma NF de serie distinta da de acobertamento, com o valor do abastecimento de cada maquina , e assim faz com todas as maquinas. Caso sobre carga ela emite NF. de Entrada do retorno d mercadorias referente a Nf que saiu acobertando as mesmas e no corpo da nota vai citar o numero da mesma. Quanto aos tributos, sao os elencados na composição da sua faixa do simples, que chegam a sua alíquota, Ou seja sua receita e as mercadorias vendidas. Leia o texto e entendera, caso persistir alguma duvida nos retorne com a mesma bem detalhada, para que possamos ajuda-la, o que para nos todos e um prazer enorme.
Sds. Ribeiro.

O homem so pode ser feliz, fazendo e vendo a felicidade do próximo.

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
MANOEL LUIZ RIBEIRO SILVA

Manoel Luiz Ribeiro Silva

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 12 junho 2018 | 22:22

Por nada Eliene, já fui Jovem e açodado como você deve ser. ( ver no dicionario )., palavra pouco usada mas não e ofensiva e realista.. Saúde paz a todos os seus queridos amigos e familiares,
Sds. Ribeiro

Manoel LUIZ RIBEIRO SILVA.
Contabilidade Ribeiro Ltda.
Bacharel em Ciências Contábeis e em Administração
Consultor,Palestrante,Articulista https://www.orgribeiro.com.br
Contador Atuante - Autor de Artigos e norma Orientativas a seus cliente.
Amigo do Bem -  Veritas Lux Mea
CELENITA LOPES BARROS DUARTE

Celenita Lopes Barros Duarte

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 02:38

Prezado Sr. Manoel, bom dia!
Com relação ao relato da Sr. Eliene,  e a sua explicação a dúvida que ficou é o seguinte, poderia me informar qual o CFOP que deveria utilizar para esse operação, porque tenho um cliente que está começando neste ramo de atividades e irá precisar emitir nota fiscal tanto da máquinas e dos brinquedos. Eu pesquisei alguns dizem que o CFOP 5912 - Remessa para demonstração e outros 5904 Remessa venda fora do estabelecimento. E como havia dito terei que fazer 03 tipos de nota fiscais transporte, retorno e vendas.
Das vendas qual séria o CFOP ?
Para o transportes das Máquinas o CFOP eu poderia utilizar o 5554 - Remessa de bem ativo imobilizado? ou CFOP 5912?

Desde já agradeço.

Att.
Celenita Duarte 
Contadora
Bacharel em Ciências Contábeis


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.