x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 33

acessos 222.564

problema no portal e-cac (certificado digital)

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Sexta-Feira | 8 junho 2018 | 08:35

Ola!!

Trabalho em um escritório de contabilidade e preciso fazer acessos constantes no portal E-cac, com certificados diferentes.
Quando eu começo o dia, entro normalmente e quando termino, aperto o botão "Sair com segurança" e fecho todos os navegadores, porém, o certificado continua logado e não consigo sair ou fazer login em outro.

Se eu reinicio minha maquina, volta ao normal, mas eu acesso uns 20 certificados diariamente, não posso ficar reiniciando computador o dia inteiro.

Isso já aconteceu com algum dos senhores?

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

Att,


João Lazarino

Rafael

Rafael

Ouro DIVISÃO 3
há 5 anos Quarta-Feira | 1 agosto 2018 | 17:25

É simples amigos rsrs


Acessou com 1 certificado, para trocar ou acessar novamente utilize outro navegador ou então clique com o botão direto no navegador e faça o acesso no modo anônimo.


''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 11:51

Bom dia João Lazarino, você conseguiu achar uma solução para o problema?

Começou a acontecer aqui no escritório também desde o início do mês passado.
Em alguns computadores a situação normalizou, mas no meu não tem jeito.

Tenho 4 navegadores instalados no meu PC.
Ontem utilizei os 4 e quando não consegui mais fazer a troca de certificados, reiniciei o computador.
Fiz um novo acesso ao e-cac através do Chrome, cliquei em "sair com segurança", fechei o Chrome e abri o Opera.
Para a minha surpresa, após reiniciar o pc e fazer um acesso pelo Chrome, tanto o Opera, quanto Firefox e Explorer ficaram insistindo em logar com o certificado que eu acessei no Chrome.

Ou seja, nem que houvesse 20 navegadores disponíveis para download iríamos conseguir resolver esse problema dessa forma.

Se alguém tiver descoberto como resolver esse problema e puder compartilhar a solução, seria muito útil.

Obrigada!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 14:15

Fiz isso e testei, mas por enquanto o problema persiste.
Só se demora um pouco para a configuração fazer efeito.

Mas obrigada mesmo assim.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
GREGORY BRUNNO

Gregory Brunno

Prata DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 15:51

Boa Tarde.

Alguns navegadores tem uma opção na seleção do certificado de memorizar a decisão desmarcar essa caixa.


Outra solução e fechar os processos do navegador no gerenciador de tarefas, acontece que alguns processos continuam em funcionamento o que faz com a sessão não seja encerrada.

Espero ter ajudado .

Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.
Eleanor Roosevelt
Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 17:09

Boa tarde.

Alguns navegadores tem uma opção na seleção do certificado de memorizar a decisão desmarcar essa caixa.

Não encontrei essa opção, então acho que não deve ser.

Também tentei encerrar o processo do navegador no gerenciador de tarefas do Chrome, a página do e-cac chegou a cair, mas ao fechar o navegador e abrir novamente, lá estava ele, já logado!

Acho que aqui não vai ter jeito não!
Mas obrigada mesmo assim.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
BRUNA

Bruna

Bronze DIVISÃO 5, Micro-Empresário
há 5 anos Quarta-Feira | 5 setembro 2018 | 22:17

Boa Noite! Resolvi a questão da seguinte maneira vai em configurações do navegador opera, Basico, seleciona abrir página ao iniciar só isso. Quando fechamos o navegador no x vermelho lá em cima ele não fecha o navegador completamente então é como se toda vez que abrissemos o opera ele voltasse da onde parou. A única coisa que quando for abrir novamente o ecac com outro certificado tem que fechar o navegador e abrir novamente. Espero ter ajudado.

Att.
Bruna Fernanda
Técnica Contábil
rogerio cortezano

Rogerio Cortezano

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Comércio Eletrônico
há 5 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2018 | 10:24

Olá, bom dia !

Consegui configurar aqui corretamente, depois de uma via sacra junto a Receita - a propósito, sou da área de TI e não de Contabilidade, e achei ABSURDO a Receita deixar no colo dos usuários um problema que é.... DELA !

O problema acontece porque a Autoridade Certificadora Brasileira (ICP Brasil) trocou recentemente seu certificado digital raiz para a V.5 e, portanto, os serviços da Receita Federal serão certificados através desta nova estrutura de cadeias ICP Brasil.

Na página que segue, abaixo do texto "Para instalar as novas cadeias de certificados" basta vc clicar no primeiro ou segundo link para que as novas cadeias sejam adicionadas aos seus navegadores ( pra vcs terem ideia, eu uso LInux e funcionou perfeitamente):
idg.receita.fazenda.gov.br

No Firefox, basta clicar nos links que automagicamente as cadeias e certificados são adicionadas.
Eu uso Opera (melhor browser do mercado na minha humilde opinião), que é um pouco +chato: baixe um dos certificados que a Receita aponta, Entre em Configurações > Avançado > Gerenciar Certificados, e adicione-o manualmente.

Novamente, achei MUITO RUIM a forma como a Receita fornece seus serviços pela web - acho que, como profissionais da Contabilidade e que usam muito os serviços da Receita, vcs devem fazer pressão para que eles melhorem - esse problema de certificado há anos acontece e um usuário leigo dificilmente tem knowhow pra resolver problemas (mais um) criados pelo setor público do nosso país.

Abraço e espero ter ajudado

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 11 outubro 2018 | 11:12

Bruna Fernanda, meu navegador estava configurado para abrir uma página específica (no caso, o Google), não para "continuar de onde parei", mesmo assim, fiz um teste, coloquei como "abrir página inicial". Fechei o navegador, abri novamente, entrei no e-cac, cliquei em "sair com segurança" fechei o navegador, tentei retornar para o e-cac mas não deu certo, continuou o último certificado logado.

Rogerio Cortezano, fui no link que você passou, baixei os 3 últimos links (para garantir) e instalei.
Depois fui nas configurações do Opera, no gerenciamento de certificados e importei os 3.
Reiniciei o computador, mas o problema persiste.
Acho até que eu já tinha esses certificados V5 instalados.
Será que é necessário excluir versões mais antigas?
Como você mesmo disse, nós usuários de contabilidade as vezes não temos esse conhecimento. Fica difícil saber onde podemos ou onde não devemos mexer.

Obrigada.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Vitor Maradei

Vitor Maradei

Prata DIVISÃO 3, Jornalista
há 5 anos Sexta-Feira | 16 novembro 2018 | 07:52

Maiara. Vá nas configurações do Chrome e no item "inicialização", selecione a opção "Abrir a página Nova guia". Feche o navegador a abra-o de novo. Isso resolverá o problema.

Calebe Zacai

Calebe Zacai

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 19 dezembro 2018 | 16:26

Bom dia senhores,

Encontrei uma solução temporária/permanente para esse problema.

Essa solução por enquanto é exclusiva para usuários do Google Chrome.

Você precisa baixar o add-on go Chrome chamado IE TAB:

chrome.google.com

Ele simula um navegador do Internet Explorer dentro do Chrome. Quando entrar no eCaC e precisar sair,
nem precisa fazer o logoff. Basta fechar a aba e abrir uma nova que ele vai solicitar a credencial novamente. Dessa forma,
você poderá acessar os seus clientes sem precisar alternar de navegador ou reiniciar o pc (como a menina do fiscal daqui estava fazendo).

Qualquer dúvida adicional por gentileza sinalizar :)


valdemar batista viana junior

Valdemar Batista Viana Junior

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 8 março 2019 | 12:01

Bom dia,

Depois de apanhar muito resolvi aqui, realmente é o antivírus que faz isso, vocês tem que desabilitar a opção de verificação de conexões criptografadas, no meu caso uso o kaspersky, Configurações>adicional>Rede>selecionar opção "não verificar conexões criptografadas" .


Espero ter ajudado

Félix Monteiro

Félix Monteiro

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Informática
há 4 anos Terça-Feira | 2 abril 2019 | 10:55

Bom dia Pessoal, 

Quem ainda estiver com esse problema, solucionei  aqui no escritório da seguinte forma. 

Isso vale para o Chrome não homologuei nos outros navegadores.

Nas configurações de Conteúdo, cookies do Chrome 
*Deixe habilitado os cookies 
*Habilite a opção Manter os dados locais só até você sair do navegador.

Obs. mesmo com essa configuração habilitada ao trocar de certificado terá que fechar e abrir novamente o navegador infelizmente :( 
Pelo menos ele resolve a questão de gravar a sessão anterior. 

Wdenes Teixeira Fernandes

Wdenes Teixeira Fernandes

Iniciante DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 14:46

Boa tarde a todos!

Fiz o procedimento de acordo com o que o senhor VALDEMAR BATISTA VIANA JUNIOR e resolveu meu problema. Ave maria, liguei no 0800 e fiquei quase duas horas, isso tem um tempo e não conseguia resolver mas graças a Deus foi resolvido Valdemar Batista Viana Junior . Eternamente grato!

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 4 anos Terça-Feira | 14 maio 2019 | 15:42

Boa tarde.

De fato a dica funciona. No entanto, ela baixa bastante a segurança do antivírus (no meu caso pelo menos, pois uso Kaspersky)

Mesmo assim obrigada, Valdemar Batista Viana Junior. É uma solução paliativa bastante interessante.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Lincoln Balbino

Lincoln Balbino

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 16 maio 2019 | 01:07

Pessoal, boa noite

Encontrei uma outra solução:

- Abra o Certmgr:  iniciar> pesquisar> digitecertmgr.msc (enter)
- Navegue até Autoridades de Certificação RaizConfiáveis - Certificados
- Do lado direito procure por "Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V5", clique com o botão direito propriedades
- Na aba "Geral", selecione "Ativar somente as seguintes finalidades" e desabilite a opção "Autenticação de Cliente"
- Clique em "Aplicar" e depois em "OK"

Obrigado.

Carla Monique

Carla Monique

Prata DIVISÃO 2, Assessor(a) Contabilidade
há 4 anos Segunda-Feira | 20 maio 2019 | 17:43

Boa tarde!!!
estou com este Problema:

O conteúdo foi bloqueado porque não foi assinado por um certificado de segurança válido
Para mais informações, consulte "Acerca dos Erros dos certificados" na ajuda do internet Explorer. 
estou tentando acessar para imprimir uma guia de parcelamento previdenciário, e logo surge esta mensagem, meu windows é o 10, e não estou sabendo fazer os comandos sera que alguém também esta com o mesmo erro e ja conseguiu solucionar ?
atenciosamente 
Carla Monique

junia santos

Junia Santos

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 18 junho 2020 | 09:00

bom dia
estava tambem com este problema e foi resolvido da seguinte forma:
tenho o antivirus kaspersky  
acesse configuracoes / adicional / rede
verificacao de conexoes criptografadas:
*Erros durante a verificação de conexões criptografadas [Adicinar site às exclusões]
Gerenciar exclusoes:
adiciona o link do ecac https://cav.receita.fazenda.gov.br/
espero ter ajudado.

Junia Meireles
tyesko Emuriel Perez de faria

Tyesko Emuriel Perez de Faria

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 3 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 10:08

Bom dia a todos, sou analista de T.I e pego esses probleminhas as vezes, demorei um pouco pra identificar aqui no meu ambiente, porem a solução no meu caso desativar o antivírus, faça o teste caso vc tenha o antivírus na sua maquina pause a proteção e faça um testes, caso de certo. Solicite alguém de T.I para adicionar essa exceção no seu antivírus para que você possa ter proteção e usar o certificado no ECAC. 
Att: Tyesko Emuriel

Diego Alayon

Diego Alayon

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Tecnologia
há 3 anos Segunda-Feira | 22 março 2021 | 10:23

Bom dia!
Segui a orientação do @Valdemar Batista Viana Junior e Junia Meirelles e deu certo.
No meu caso possuo o Kaspersky Security Center 12.
Resolvi da seguinte forma:
- Acessei a politica dos computadores.
- Configurações Gerais.
- Configurações de Rede.
- Dentro de configurações gerais, fui até a opção Verificação de conexões criptografadas em Endereços confiáveis e coloquei assim:
*.acesso.gov.br
*.cav.receita.fazenda.gov.br

No meu caso deu certo!

Att.

LUIZ RESENDE

Luiz Resende

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Domingo | 13 fevereiro 2022 | 19:06

Tem muitas soluções aqui postadas
A minha solução é bem simples!
Entre no Google Chrome
Configurações
Avançado
Sistema
Deixe desmarcado:
(  )Executaraplicativos em segundo plano quando o Google Chrome estiver fechado
 Feche o Chrome
Pronto!
Caso use a conta do google (gmail) para fazer sincronização com outros computadores, faça o mesmo procedimento em todos os computadores que estiver sincronizado com a mesma conta.

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.