MOMENTO CONTÁBEIS

Calendário do Esocial alterado|Pequenas empresas gerando empregos|Grandes novidades tecnológicas

Contábeis o portal da profissão contábil

15
Oct 2018
19:00

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


problema no portal e-cac (certificado digital)

10respostas
1.977acessos
  

João Lazarino

Usuário Novo

profissãoAnalista Fiscal
mensagens16
pontos104
membro desde30/04/2018
cidadeBom Jesus do Itabapoana - RJ
Postada:Sexta-Feira, 8 de junho de 2018 às 08:35:37
Ola!!

Trabalho em um escritório de contabilidade e preciso fazer acessos constantes no portal E-cac, com certificados diferentes.
Quando eu começo o dia, entro normalmente e quando termino, aperto o botão "Sair com segurança" e fecho todos os navegadores, porém, o certificado continua logado e não consigo sair ou fazer login em outro.

Se eu reinicio minha maquina, volta ao normal, mas eu acesso uns 20 certificados diariamente, não posso ficar reiniciando computador o dia inteiro.

Isso já aconteceu com algum dos senhores?

Alguém poderia me ajudar?

Obrigado!

Att,


João Lazarino
profissão
mensagens9
pontos199
membro desde26/03/2012
cidadeJiparana - RO
Postada:Quarta-Feira, 1 de agosto de 2018 às 17:10:25
Comigo também acontece isso!! Você conseguiu achar a solução?

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Rafael

Usuário 3 Estrelas Douradas

profissão
mensagens2.198
pontos22.431
membro desde11/06/2014
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quarta-Feira, 1 de agosto de 2018 às 17:25:26
É simples amigos rsrs


Acessou com 1 certificado, para trocar ou acessar novamente utilize outro navegador ou então clique com o botão direto no navegador e faça o acesso no modo anônimo.



''Aproveite cada minuto, pois o tempo não volta. O que volta é a vontade de voltar no tempo...''

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Maiara C.

Usuário 5 Estrelas

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens172
pontos1.735
membro desde01/07/2011
cidadeApiuna - SC
Postada:Sexta-Feira, 10 de agosto de 2018 às 11:51:32
Bom dia João Lazarino, você conseguiu achar uma solução para o problema?

Começou a acontecer aqui no escritório também desde o início do mês passado.
Em alguns computadores a situação normalizou, mas no meu não tem jeito.

Tenho 4 navegadores instalados no meu PC.
Ontem utilizei os 4 e quando não consegui mais fazer a troca de certificados, reiniciei o computador.
Fiz um novo acesso ao e-cac através do Chrome, cliquei em "sair com segurança", fechei o Chrome e abri o Opera.
Para a minha surpresa, após reiniciar o pc e fazer um acesso pelo Chrome, tanto o Opera, quanto Firefox e Explorer ficaram insistindo em logar com o certificado que eu acessei no Chrome.

Ou seja, nem que houvesse 20 navegadores disponíveis para download iríamos conseguir resolver esse problema dessa forma.

Se alguém tiver descoberto como resolver esse problema e puder compartilhar a solução, seria muito útil.

Obrigada!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)
Tomas Andriotti

Usuário Novo

profissãoAnalista Tecnologia
mensagens3
pontos50
membro desde10/08/2018
cidadeFlorida Paulista - SP
Postada:Sexta-Feira, 10 de agosto de 2018 às 13:27:12
Acredito que o problemas sejam os cookies


Talvez isso possa resolver.


No Chrome acesse

chrome://settings/content/cookies

e Dexei as configurações assim:

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/cookies-jpg-150ae788-850b-4bf5-88b6-3c387d77ca77

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Maiara C.

Usuário 5 Estrelas

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens172
pontos1.735
membro desde01/07/2011
cidadeApiuna - SC
Postada:Sexta-Feira, 10 de agosto de 2018 às 14:15:19
Fiz isso e testei, mas por enquanto o problema persiste.
Só se demora um pouco para a configuração fazer efeito.

Mas obrigada mesmo assim.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Gregory Brunno

Usuário Ativo

profissãoAnalista Contabilidade
mensagens103
pontos3.718
membro desde17/11/2015
cidadeCuritibanos - SC
Postada:Sexta-Feira, 10 de agosto de 2018 às 15:51:15
Boa Tarde.

Alguns navegadores tem uma opção na seleção do certificado de memorizar a decisão desmarcar essa caixa.


Outra solução e fechar os processos do navegador no gerenciador de tarefas, acontece que alguns processos continuam em funcionamento o que faz com a sessão não seja encerrada.

Espero ter ajudado .

Você precisa fazer aquilo que pensa que não é capaz de fazer.
Eleanor Roosevelt

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Maiara C.

Usuário 5 Estrelas

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens172
pontos1.735
membro desde01/07/2011
cidadeApiuna - SC
Postada:Sexta-Feira, 10 de agosto de 2018 às 17:09:13
Boa tarde.

Alguns navegadores tem uma opção na seleção do certificado de memorizar a decisão desmarcar essa caixa.

Não encontrei essa opção, então acho que não deve ser.

Também tentei encerrar o processo do navegador no gerenciador de tarefas do Chrome, a página do e-cac chegou a cair, mas ao fechar o navegador e abrir novamente, lá estava ele, já logado!

Acho que aqui não vai ter jeito não!
Mas obrigada mesmo assim.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Bruna

Usuário Iniciante

profissãoMicro-Empresário
mensagens34
pontos310
membro desde27/07/2016
cidadeSuzano - SP
Postada:Quarta-Feira, 5 de setembro de 2018 às 22:17:09
Boa Noite! Resolvi a questão da seguinte maneira vai em configurações do navegador opera, Basico, seleciona abrir página ao iniciar só isso. Quando fechamos o navegador no x vermelho lá em cima ele não fecha o navegador completamente então é como se toda vez que abrissemos o opera ele voltasse da onde parou. A única coisa que quando for abrir novamente o ecac com outro certificado tem que fechar o navegador e abrir novamente. Espero ter ajudado.

Att.
Bruna Fernanda
Técnica Contábil

1 pessoa aprovou esta mensagem.

Rogerio Cortezano

Usuário Novo

profissãoGerente Comércio Eletrônico
mensagens1
pontos6
membro desde11/10/2018
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Quinta-Feira, 11 de outubro de 2018 às 10:24:09
Olá, bom dia !

Consegui configurar aqui corretamente, depois de uma via sacra junto a Receita - a propósito, sou da área de TI e não de Contabilidade, e achei ABSURDO a Receita deixar no colo dos usuários um problema que é.... DELA !

O problema acontece porque a Autoridade Certificadora Brasileira (ICP Brasil) trocou recentemente seu certificado digital raiz para a V.5 e, portanto, os serviços da Receita Federal serão certificados através desta nova estrutura de cadeias ICP Brasil.

Na página que segue, abaixo do texto "Para instalar as novas cadeias de certificados" basta vc clicar no primeiro ou segundo link para que as novas cadeias sejam adicionadas aos seus navegadores ( pra vcs terem ideia, eu uso LInux e funcionou perfeitamente):
http://idg.receita.fazenda.gov.br/orientacao/tributaria/senhas-e-procuracoes/senhas/certificados-digitais/alerta-de-pagina-nao-confiavel-atualizacao-da-cadeia-de-certificacao

No Firefox, basta clicar nos links que automagicamente as cadeias e certificados são adicionadas.
Eu uso Opera (melhor browser do mercado na minha humilde opinião), que é um pouco +chato: baixe um dos certificados que a Receita aponta, Entre em Configurações > Avançado > Gerenciar Certificados, e adicione-o manualmente.

Novamente, achei MUITO RUIM a forma como a Receita fornece seus serviços pela web - acho que, como profissionais da Contabilidade e que usam muito os serviços da Receita, vcs devem fazer pressão para que eles melhorem - esse problema de certificado há anos acontece e um usuário leigo dificilmente tem knowhow pra resolver problemas (mais um) criados pelo setor público do nosso país.

Abraço e espero ter ajudado
Maiara C.

Usuário 5 Estrelas

profissãoAuxiliar Contabilidade
mensagens172
pontos1.735
membro desde01/07/2011
cidadeApiuna - SC
Postada:Quinta-Feira, 11 de outubro de 2018 às 11:12:56
Bruna Fernanda, meu navegador estava configurado para abrir uma página específica (no caso, o Google), não para "continuar de onde parei", mesmo assim, fiz um teste, coloquei como "abrir página inicial". Fechei o navegador, abri novamente, entrei no e-cac, cliquei em "sair com segurança" fechei o navegador, tentei retornar para o e-cac mas não deu certo, continuou o último certificado logado.

Rogerio Cortezano, fui no link que você passou, baixei os 3 últimos links (para garantir) e instalei.
Depois fui nas configurações do Opera, no gerenciamento de certificados e importei os 3.
Reiniciei o computador, mas o problema persiste.
Acho até que eu já tinha esses certificados V5 instalados.
Será que é necessário excluir versões mais antigas?
Como você mesmo disse, nós usuários de contabilidade as vezes não temos esse conhecimento. Fica difícil saber onde podemos ou onde não devemos mexer.

Obrigada.






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César