MOMENTO CONTÁBEIS

Tabela de IR sem reajuste | Revisão no EPC | Piso salarial da sua categoria

Contábeis o portal da profissão contábil

19
Sep 2018
20:01

BUSCAR NO FÓRUM

buscar


eSocial - FOLHAMATIC

1573respostas
99.905acessos
  

mostrando página 50 de 53
Katia Sonsin

Usuário Novo

profissãoAdministrador(a)
mensagens10
pontos576
membro desde23/08/2011
cidadeJales - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 09:55:18
🔴 BOMBA! BOMBA! BOMBA!!!!!🔴

{Esocial -“Novo FASEAMENTO”}

.
.
.

Bom amores, primeiramente quero deixar isso claro: AINDA NÃO FOI PUBLICADO NADA OFICIALMENTE - provável que até final de Setembro.
.
.
.
Segundo, que oq eu vou postar a seguir, é o que conversaram hoje na reunião - CFC Brasília
Então vamos torcer para que oficialize isso mesmo...
A querida Jení Carla estava presente e a mesma compartilhou comigo (fonte quentinha)!

BORA LÁ

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Como ficará, se for aprovado desse jeitinho?

♦️ >> Grupo 1 = acima de R$ 78 milhões em 2016
-> sem mudanças para fases 1, 2, 3 e 4
-> GRFGTS possivelmente vai postergar e não será NOVEMBRO/2018
-> fase 5 a partir de 07/2019 (avaliar aceitação da proposta faseada para esse Grupo)

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

♦️ >> Grupo 2 = acima de R$ 4.800.000,00 em 2016
-> fase 1 até 09/10/2018
-> fase 2 inicia 10/10/2018 (fotografia de 09/10/2018)
-> fase 3 comp. 01/2019
-> fase 4 comp. 04/2019
-> fase 5 a partir de 01/2020

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

♦️ >> Grupo 3 = Demais empresas => PF´s, MEI, ME, EPP (definição legal), Entidades sem fins lucrativos, Sindicatos, Condomínios, Associações = definido por natureza jurídica
-> fase 1 inicia em 04/2019
-> fase 2 inicia em 07/2019
-> fase 3 inicia comp. 10/2019
-> fase 4 inicia comp. 01/2020
-> fase 5 inicia em 07/2020
(ainda estão vendo se pode antecipar quem quiser e o que fazer com quem já enviou fase 1 - aguardar publicação oficial)

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

♦️ >> Grupo 4 = Órgãos públicos e organismos internacionais (natureza jurídica iniciadas em 1 e 5)
-> fase 1 inicia em 01/2020
-> fase 2 inicia em 04/2020
-> fase 3 inicia comp. 07/2020
-> fase 4 inicia comp. 10/2020
-> fase 5 inicia em 01/2021
➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

Lembrando que:

Fase 1 = Tabelas Iniciais (cadastro empregador)
Fase 2 = Dado dos trabalhadores (Eventos não periódicos)
Fase 3 = Folha de Pagamento (Eventos Periódicos)
Fase 4 = Substituição GFIP
Fase 5 = SST

.
.
.
Bjs💋
Jéssica Fávaro

(Inscreva-se no site http://www.workshopesocial.com.br)


Janaína Santana

Usuário Novo

profissãoContador(a)
mensagens27
pontos160
membro desde06/03/2009
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 09:57:46
Natasha Moscardini

Então agora vamos para outra etapa (é rir para não chorar)

Você pode entrar no site do e-social e excluir os eventos que já constam lá, então sem eventos você pode enviar como se fosse a primeira.

Caso não consiga excluir como foi o meu caso, fui na insistência mesmo, o sistema acusou o erro de já existir um evento enviado, então neste caso na tela de acompanhamento quando aparecer a bolinha vermelha você limpa fila, ele te dá a mensagem e a opção de reenviar o evento, neste momento ele limpa o evento, seleciona e clica em reenviar.

Comigo aconteceu de só aparecer no site do e-social o evento S-1000 e S-1005, consegui excluir o S-1005 mas não consegui excluir o S-1000 porque dizia que já havia eventos vinculados, mas eles não apareciam para eu excluir, então eu alterei no cadastro do S-1000 os dados do responsável, como estava enviando com o certificado da própria empresa, coloquei os dados do contador, como se fosse procuração, quando você salva ele gera um novo protocolo informando que o evento foi gerado no site.

Então voltei no sistema, e fui insistindo na limpeza de fila e no envio quando dava o erro 10007 e no reenvio quando dava o erro 537 ou 105.
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:07:28
Janaína,

O S-1000 e o S-1005 retornaram com sucesso dessas duas empresas que faltam?

Todas as tabelas retornaram com sucesso, somente as rubricas não!

As rubricas retornaram com sucesso nas outras empresas?


Sim, retornaram! Só nessas duas que enviei no dia 23/08 ficaram com as bolinhas azuis.

Se a resposta para as duas perguntas forem sim, antes de fazer a reconfiguração para o ambiente de teste, faça o seguinte no ambiente de produção mesmo:
- entra na tela dos eventos e passa um a um e verifica se realmente tem bolinhas azuis em algum evento ou se já estão todas verdes.
- se realmente tiver algum evento com bolinha azul, somente tenta gerar novamente.


Tentei fazer isso de gerar novamente e não consegui, permaneceram com o status de Aguardando envio! Verifiquei no ambiente de web se as rubricas foram mas infelizmente não!

Você verifica na tela de acompanhamento? Lá constam mesmo arquivos aguardando retorno?


Sim, as bolinhas azuis continuam lá desde a data que gerei e nada muda...

Não sei mais o que fazer, sinceramente, me sinto de mãos atadas e logo o prazo para envio acaba, né? Tá bem complicado!

Atenciosamente,
Nathália
Nelson Souza

Usuário 5 Estrelas

profissãoContador(a)
mensagens195
pontos1.350
membro desde15/09/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:10:08
Janaína Santana

Bom dia,

pois é, o do meu colega é COPAN, é pelo que sei é muito inferior ao folhamatic e contimac, só que ele já entregou tudo LP, LR e SN, estou pensando em migrar para o contimatic, o que me assusta é a migração no quesito valores e se habitua ao sistema com tantas multas, como disse um(a) colega acima é DESESPERADOR, pagamos caro, pagamos por programas segregados que sempre inventam, sou cliente da FOLHAMATIC desde 2005, tenho 03 escritórios, e em todos é desesperador o problema.

estou muito preocupado, estou quase indo para AMERICANA e conversar pessoalmente com eles,


Nelson
profissãoTécnico Contabilidade
mensagens35
pontos226
membro desde22/10/2015
cidadeSantos - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:23:52
Bom Dia
Sou usuária da Sage Gestão Contábil
Estou com problema em diversas empresas, empresas que foram enviadas e voltaram todas com as bolinhas verdes e OK, dados da primeira fase.
Agora fiz a folha de pagamento do mês seguintes, e todas estas empresas estão com erro nas Rubricas, como se eu tivesse feito alguma coisa pro e-social, mais simplesmente eu fechei a folha e não informei mais nada pro e-social, e agora todas as minhas empresas estão bloqueadas, por erro no e-social e não consigo fazer mais nada nesta empresa.
Alguém mais teve este problema?

Desde ja agradeço, não sabemos mais o que fazer, e suporte não sabe nada.
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:26:42
Nelson,

Não está fácil a nossa vida com a SAGE FOLHAMATIC mesmo.

Infelizmente, para vender produtos e cobrar por ''ferramentas que prometem solucionar nossos problemas'' eles são rápidos e eficazes, agora para atender os usuários, é uma tristeza sem fim, um desrespeito e descaso total com o cliente.

Migrar para outro software seria um problema agora, visto que temos que nos adaptar ao envio dessa nova obrigatoriedade, enfim, mas vontade não nos falta.

Entreguei a carga inicial de todas as empresas aos trancos e barrancos, correndo atrás de informações na raça, com exceção de duas que estão travadas e não consigo suporte, não está fácil, juro que não sei mais o que fazer.

Atenciosamente,
Nathália
Nelson Souza

Usuário 5 Estrelas

profissãoContador(a)
mensagens195
pontos1.350
membro desde15/09/2007
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:35:24
Nathália

Eu acho o seguinte, a FOLHAMATIC saiu vendendo para todo mundo mas não tem estrutura para atender ninguém, e há uma falta de respeito conosco que somos clientes mais antigos, pois se você ligar lá e querer comprar o sistema folhamatic hoje, sairá mais barato do que você paga, o que eles merecem, como já disse anteriormente nesse fórum folhamatic, seria que todos se juntassem e processassem a SAGE FOLHAMATIC por quebra de contrato, visto que, pagamos rigorosamente, pois senão, ficaremos sem sistema e não temos suporte nem pelo chat, nem por telefone, nem por sinal de fumaça, etc....

È o que penso, até mudei o meu plano da internet aumentando mais ainda a mesma, e não adiantou nada, o problema não é do esocial, pois senão os outros sistemas não conseguiriam entregar, agora nós que temos IOB SAGE, FOLHAMATIC, etc, ficamos sem pai e sem mãe,

não sei mais o que fazer ou dizer,

Nelson
Caio

Usuário Novo

profissãoAssessor(a) Contabilidade
mensagens16
pontos87
membro desde24/05/2017
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:55:21
Pessoal consegui resolver o erro 105
Bom...o suporte teve que acessar.
então vamos la
Vá em empresas usuárias, caso esteja com bolinha vermelha de erro, entre em histórico de protocolo, copie o numero do XML em um bloco de notas.
Abra o web social, e copie o numero do ID e recibo.
Depois vá em utilitários, FOLHAMATIC PLUS, CLIQUE EM AJUSTE 2 ESOCIAL. (caso não tenham me falem que envio por email, esse aplicativo, pois eu não tinha na pasta do C:\FolhaWin\folha\plus e a suporte, copiou para a minha máquina).
Dai informa o numero do XML , depois o ID e recibo.
Clique em corrigir.
Espero ter ajudado.
Vale para o erro 105 apenas.
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:59:05
Nelson,

Concordo totalmente com tudo o que você disse...estamos na mesma, sem saber o que dizer mais ou fazer.

Atenciosamente,
Nathália
Solange

Usuário 2 Estrelas Novas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens263
pontos1.682
membro desde20/01/2017
cidadePiracicaba - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 10:59:58
Bom dia!

Queria esclarecer com vcs que tbm utilizam folhamatic uma questão: enviei a carga inicial, retornou tudo com sucesso sem erros.
Mas, entrei no portal do e-social para verificar e na tabela de rubricas notei que alguns eventos padrão por exemplo o 1081 DSR Ad Not e 1110 Ad Noturno no portal eles aparecem 4 vezes com incidencias diferentes.

Perguntei no suporte da folhamatic o porque isso aconteceu.
- A primeira atendente me falou que isso era um erro e que teria que excluir dentro do proprio suporte os eventos que estavam com as incedencias diferentes.
- A segunda atendente me falou que isso era normal, coisa interna da folhamatic e que estava correto.

Fiquei com duvida, aconteceu com vcs? Será que está correto?
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 11:00:05
Caio,

Que bom que resolveu seu problema e que conseguiu contato com o suporte, eu continuo aqui na fila tentando...

Atenciosamente,
Nathália
Caio

Usuário Novo

profissãoAssessor(a) Contabilidade
mensagens16
pontos87
membro desde24/05/2017
cidadeSao Jose dos Campos - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 11:02:47
Nathália nem fale
Tinha mais de mês isso.
Uma enrrolação danada.
Muito obrigada pela ajuda.
Atenciosamente
Caio
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 11:03:05
Solange,

Não notei isso, vou entrar no portal e verificar também.

Aí está mais um problema da SAGE, cada atendente dá uma informação, uma diferente da outra, assim fica mais complicado ainda, em quem devemos acreditar?

Atenciosamente,
Nathália
Clarissa Gomes

Usuário Novo

profissãoEncarregado(a) Recursos Humanos
mensagens20
pontos250
membro desde26/04/2016
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 11:41:36
Pessoal, não consigo fazer a exclusão da configuração de envio para voltar em teste, como vcs fizeram?
Cassio Garcia

Usuário 5 Estrelas Novas

profissãoEncarregado(a) Recursos Humanos
mensagens483
pontos4.182
membro desde05/11/2012
cidadePresidente Bernardes - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 11:43:07
Bom dia!

Fechei um pacote para entrega do esocial com a sage, a pessoa que esta me atendento me passou um link:

http://suporte2.ebs.com.br/analyzer/sageanalyzer.exe

esse programinha faz uma analise so seu computar, verificando os requisitos necessarios para que o programa funcione perfeitamente.
No meu caso o windows estava com varias atualizações pra pendentes, e a pasta temporária esta cheia.
Não posso afirmar que resolverá os problemas, mas como eles dizem que se o sistema não estiver atualizado e com todos os requisitos ok, vale a pena tentar!
Faça o download do arquivo, escolha o que arquivo office pra realizar a analise, assim que terminhar, olhe o log, lá vai aparecer o que esta valido e o que precisa ser arrumado!

att
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 11:51:22
Clarissa,

Lá na aba eSocial, vai em Configuração para transmissão, seleciona a que você quer excluir, se o botão Excluir não estiver habilitado, clique em Alterar e Gravar para ver ele aparece, se aparecer, basta clicar nele e excluir. Depois fazer a configuração novamente.

Atenciosamente,
Nathália
Clarissa Gomes

Usuário Novo

profissãoEncarregado(a) Recursos Humanos
mensagens20
pontos250
membro desde26/04/2016
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 12:04:00
Muito obrigada Nathália, vou tentar.
Yudd Barbosa

Usuário Novo

profissãoAssistente Administrativo
mensagens14
pontos102
membro desde19/09/2017
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 12:11:58
Pessoal, bom dia!

Estou com uma empresa travada em Produção desde 28/08, onde toda a carga inicial está aguardando envio.

Alguem passando por isso?
Solange

Usuário 2 Estrelas Novas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens263
pontos1.682
membro desde20/01/2017
cidadePiracicaba - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 12:13:13
Nathalia, vou aguardar seu retorno para ver se aconteceu o mesmo. Obrigada!
Moriane Carapia Neves

Usuário Novo

profissãoAuxiliar Depto. Pessoal
mensagens17
pontos447
membro desde08/12/2015
cidadeOsasco - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 12:34:44
Nathália, boa tarde!

Tentamos esse procedimento também só que não deu certo, os eventos continuam travados.

Excluímos a configuração de transmissão, no ambiente de teste fizemos a limpeza da base (informa que não tem registros para corrigir) e mudamos para produção.

Conseguimos falar com o suporte hoje, mas eles não conseguem solucionar!

Tá muito difícil!

Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 13:19:59
Moriane e colegas,

Boa tarde!!

Estou conseguindo resolver meu problema das bolinhas azuis, NEM ACREDITO, vou até chorar kkkkkk

Fiz o seguinte: excluí a configuração de transmissão da tal empresa, configurei novamente como TESTE, gerei a carga como teste, depois limpei a base de dados. Alterei a configuração de transmissão para produção, enviei a carga. As tabelas que eu já havia conseguido retorno com sucesso voltaram com o erro 537, limpei a fila e tive de reenviar duas vezes, todas tabelas voltaram com sucesso e as rubricas que estavam travadas com a bolinha azul também RETORNARAM COM SUCESSO...

Atenciosamente,
Nathália
Clarissa Gomes

Usuário Novo

profissãoEncarregado(a) Recursos Humanos
mensagens20
pontos250
membro desde26/04/2016
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 14:56:52
Gente, vê se já aconteceu com alguém:
No acompanhamento de transmissão retornou com erro nos eventos S-2200 e S-2300, dizendo que os arquivos não foram gerados, mas qdo eu consulto esses eventos dos funcionários, está td preenchido certinho.
Solange

Usuário 2 Estrelas Novas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens263
pontos1.682
membro desde20/01/2017
cidadePiracicaba - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 15:12:39
Nathali, obrigada!
Consegui enviar as empresas do anexo 4.
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 15:51:23
Solange,

Que bom que deu certo!

Eu olhei as rubricas lá no portal e como você disse, o 1110 por exemplo, adicional noturno, tem 4 rubricas, mas você notou que na frente da palavra adicional noturno tem: ENORMAL, 13.1P (que deve ser na primeira parcela do 13. salário), 13.2P (segunda parcela) e EFERIAS?

O sistema deve enviar a mesma rubrica com incidências diferentes para cada evento: salário, 13. salário e férias.

Eu acredito que esteja certo e seja por isso.

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 15:55:16
Clarissa,

Você já está obrigada a enviar os S2200 e S2300?

Se não estiver, eles aparecem na tela de acompanhamento de transmissões mesmo, mas não serão enviados agora, por conta da prorrogação da segunda fase.

Atenciosamente,
Nathália
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 15:57:52
Yudd,

Boa tarde!

Eu estava com o mesmo problema em duas empresas, com as rubricas aguardando envio - bolinha azul e não saía disso desde 23/08.

Fiz o seguinte: excluí a configuração de transmissão da tal empresa, configurei novamente como TESTE, gerei a carga como teste, depois limpei a base de dados. Alterei a configuração de transmissão para produção, enviei a carga. As tabelas que eu já havia conseguido retorno com sucesso voltaram com o erro 537, limpei a fila e tive de reenviar duas vezes, todas tabelas voltaram com sucesso e as rubricas que estavam travadas com a bolinha azul também RETORNARAM COM SUCESSO...

Atenciosamente,
Nathália
Clarissa Gomes

Usuário Novo

profissãoEncarregado(a) Recursos Humanos
mensagens20
pontos250
membro desde26/04/2016
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 16:34:51
Obrigada Nathália.
Solange

Usuário 2 Estrelas Novas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens263
pontos1.682
membro desde20/01/2017
cidadePiracicaba - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 16:35:15
Nathalia,
Isso mesmo: ENORMAL, 13.2P e EFERIAS.

Então está correto, como uma das atendentes do suporte me orientou.

Obrigada pelo retorno.
Solange

Usuário 2 Estrelas Novas

profissãoAssistente Depto. Pessoal
mensagens263
pontos1.682
membro desde20/01/2017
cidadePiracicaba - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 16:36:36
Nathalia,
Isso mesmo: ENORMAL, 13.2P e EFERIAS.

Então está correto, como uma das atendentes do suporte me orientou.

Obrigada pelo retorno.
Nathália

Usuário 5 Estrelas de Prata

profissãoEncarregado(a) Pessoal
mensagens914
pontos5.014
membro desde27/03/2012
cidadeSao Paulo - SP
Postada:Sexta-Feira, 14 de setembro de 2018 às 17:00:17
Solange,

Isso mesmo!

Obrigada e tenham um ótimo final de semana!

Atenciosamente,
Nathália

mostrando página 50 de 53

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César