x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 11.586

incorporadora e construtora tributos do lucro presumido

Lidia Pamella

Lidia Pamella

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 08:57

bom dia! uma incorporadora e construtora optante pelo lucro presumido que faça uma venda de uma casa no valor de 190.000,00 por exemplo os tributos seriam esses:

pis 0,65% =1235,00
confins 3% = 5.700,00
csll 32% x 9% = 5.472,00
irpj 32% x 15% = 9120,00
adicional 10% = 80,00

totalizando assim um valor total de 21.607,00 de impostos se que alguem poderia me confirmar se e isto mesmo?
ou se tem como abater algum valor?
desde ja agradeço pois sou contadora iniciante e estou com muitas duvidas.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 09:26

Bom dia.

Lidiane,

O cálculo do PIS e Cofins está correto, porém há situações em que se aplica o percentual de presunção de 8% para o IRPJ e 12% para o CSLL.

Dá uma lida na solução de Solução de Consulta Disit/SRRF02 nº 2008, de 22 de junho de 2016 e verifica que existe a condição para aplicação dessas alíquotas menores para o IRPJ e CSLL.

Solução de Consulta Disit/SRRF02


Existe também o RET (Regime especial de tributação) que tem como alíquota única de 4% e é bem mais vantajoso, porém é necessário enquadrar o empreendimento no regime de afetação

Informações sobre o RET


abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Lidia Pamella

Lidia Pamella

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 09:36

ok. obrigada vanderlei pelas informações.;
neste caso a empresa vai comprar terreno, construir e posteriormente vender. ai os impostos referente a venda sao mais baratos do que a prestação de serviços ne?

HEIDY

Heidy

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 12 setembro 2018 | 15:59

Boa tarde

Sobre o assunto de incorporadora, tenho algumas dúvidas, será que alguém pode me ajudar?

1) A incorporadora que no final vende seus imóveis, precisa tirar o Creci?
2) Só pode ser construído um imóvel em uma incorporadora com recursos da empresa? pode ter investimento de uma pessoa terceira? se sim, essa deverá entrar como sócia da empresa?
3) Se a intenção é construir e vender esse imóvel, o correto é abrir uma incorporadora, então não teria o porque abrir uma construtora né?
4) Não tem como emitir nota fiscal para incorporadora? se não, seria um contrato realizado em cartório? e para construtora?
5) Tem que abrir um CEI para CNPJ?
6) Dá para abater INSS dos funcionários no final da obra?
7) Tem que fazer Inscrição Estadual?

Fernanda Batista

Fernanda Batista

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 22 abril 2020 | 17:01

Bom dia Heidy, tudo bem?

Você conseguiu sanar suas dúvidas?

Também as tenho!

Sobre o assunto de incorporadora, tenho algumas dúvidas, será que alguém pode me ajudar?

1) A incorporadora que no final vende seus imóveis, precisa tirar o Creci?
2) Só pode ser construído um imóvel em uma incorporadora com recursos da empresa? pode ter investimento de uma pessoa terceira? se sim, essa deverá entrar como sócia da empresa?
3) Se a intenção é construir e vender esse imóvel, o correto é abrir uma incorporadora, então não teria o porque abrir uma construtora né?
4) Não tem como emitir nota fiscal para incorporadora? se não, seria um contrato realizado em cartório? e para construtora?
5) Tem que abrir um CEI para CNPJ?
6) Dá para abater INSS dos funcionários no final da obra?
7) Tem que fazer Inscrição Estadual?
Obrigado e tenha um bom dia

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.