x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 8

acessos 11.586

incorporadora e construtora tributos do lucro presumido

Lidia Pamella

Lidia Pamella

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 08:57

bom dia! uma incorporadora e construtora optante pelo lucro presumido que faça uma venda de uma casa no valor de 190.000,00 por exemplo os tributos seriam esses:

pis 0,65% =1235,00
confins 3% = 5.700,00
csll 32% x 9% = 5.472,00
irpj 32% x 15% = 9120,00
adicional 10% = 80,00

totalizando assim um valor total de 21.607,00 de impostos se que alguem poderia me confirmar se e isto mesmo?
ou se tem como abater algum valor?
desde ja agradeço pois sou contadora iniciante e estou com muitas duvidas.

Vanderlei Montrezol

Vanderlei Montrezol

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 09:26

Bom dia.

Lidiane,

O cálculo do PIS e Cofins está correto, porém há situações em que se aplica o percentual de presunção de 8% para o IRPJ e 12% para o CSLL.

Dá uma lida na solução de Solução de Consulta Disit/SRRF02 nº 2008, de 22 de junho de 2016 e verifica que existe a condição para aplicação dessas alíquotas menores para o IRPJ e CSLL.

Solução de Consulta Disit/SRRF02


Existe também o RET (Regime especial de tributação) que tem como alíquota única de 4% e é bem mais vantajoso, porém é necessário enquadrar o empreendimento no regime de afetação

Informações sobre o RET


abs,

Vanderlei Montrezol

Graduado em Ciências Contábeis e Pós-Graduado em Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS-BRGAAP) pela FECAP, empresário Contábil atuante desde 2010.

https://www.invictusbps.com.br
Lidia Pamella

Lidia Pamella

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 27 junho 2018 | 09:36

ok. obrigada vanderlei pelas informações.;
neste caso a empresa vai comprar terreno, construir e posteriormente vender. ai os impostos referente a venda sao mais baratos do que a prestação de serviços ne?

HEIDY

Heidy