x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 12.476

banco saldo negativo

Souza

Souza

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 10:47

Bom dia,
Caros colegas o banco esta com saldo negativo desde o mes de 06 como faço neste caso ? Sei que o caixa não pode ficar virado e em relação ao banco? Tem algum procedimento?

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 10:56

Souza, bom dia.

Abra uma conta Banco no Passivo mesmo, e no ultimo dia do mês, caso fique a crédito, transfira o valor para essa conta. No dia subsequente (inicio do mês) volte esse valor pro banco do ativo.

Francisco Carlos

Francisco Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 4 julho 2018 | 11:02

Souza, bom dia.

Para que o saldo negativo no banco, ( Conta corrente ), não fique virado na contabilidade ( Credor ), deve-se abrir uma conta no passivo circulante em nome da instituição financeira, dentro por exemplo de CREDORES DIVERSOS e fazer o seguinte lançamento contábil:

DB - Conta normal do banco do Ativo Circulante ( No valor do saldo negativo )
CR - Conta aberta do banco no Passivo Circulante ( no valor do saldo negativo ).

Exemplo de histórico: Vr. saldo negativo junto ao banco n/data.

Desta forma, a conta do Ativo ficará com saldo 0,00 e a conta do passivo com o saldo "credor' no valor do saldo negativo. ( Isto demonstra que a empresa deve o banco este valor. Portanto, foi contabilizado uma obrigação para com este ).

OBS: Quando o saldo se tornar favorável novamente para a empresa, inverta o lançamento contábil.

Sem mais.

Edmar Oliveira Andrade Filho

Edmar Oliveira Andrade Filho

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 10:12

Souza,

O registro em conta de passivo só é adequando quando o Banco empresta dinheiro para honrar os pagamentos que a empresa faz sem ter saldo suficiente. Se o problema não decorre disso (de empréstimo feito pelo Banco), a situação pode denotar simples erro de conciliação ou de omissão de receitas com graves consequências fiscais e criminais.

Souza

Souza

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 09:39

Bom dia,
Caros colegas então seria um empréstimo com o banco que tenho que fazer? Caso afirmativo não precisaria ter contrato para com o banco? Ainda estou na dúvida

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 09:57

Souza, bom dia.

As vezes a empresa tem um limite a mais, um cheque especial, que pode ser usado mesmo quando não há saldo na conta, não é um empréstimo com contrato, é apenas um limite que o banco oferece que posteriormente a empresa irá pagar juros sobre ele (dentro do próprio extrato).
Quando o banco ficar credor, faça como os colegas mencionaram, transfira o saldo credor para o passivo e depois volte para o ativo

Francisco Carlos

Francisco Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 09:58

Souza, bom dia.

Não deixa de ser um empréstimo, pois o banco precisou utilizar dinheiro "dele", para cobrir débitos da sua empresa. Toda vez que as contas correntes entram no saldo negativo, o correntista da mesma, fica devendo o banco e isso, na maioria dos casos, exceto para clientes especiais com benefícios extras, geram juros para os bancos. Então, como não é mais a empresa que tem dinheiro em poder do banco, ou seja, ela perdeu o direito (ATIVO) e contraiu uma obrigação ( PASSIVO ). Quanto ao contrato, não é necessário, mesmo porque, na maioria das vezes os bancos ao abrirem as contas correntes já tomam este cuidado de colocar cláusulas desta natureza nos documentos a serem assinados pelos correntistas.
Este é um procedimento contábil simples e pode ser feito sem receio algum.

Abraços.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.