x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 413

Dúvida escrituração

Fabio Alexandre Barros Carvalho de Sales

Fabio Alexandre Barros Carvalho de Sales

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 9 julho 2018 | 15:57

Olá! Sou iniciante em Contabilidade. Ingressei agora no curso de Ciências Contábeis e estou com uma dúvida aparentemente simples pra resolver uma questão de Contabilidade Introdutória. Tenho de desenvolver alguns lançamentos, estruturando o livro Diário e o Razão, apurar o resultado do exercício e elaborar o Balanço Patrimonial e a DRE. Mas já no início me deparei com uma problema. Um dos eventos traz:

02/01/X1 - Aquisição de Mercadorias para REVENDA no valor de R$ 70.000,00 a prazo.
05/01/X1 - Venda de 50% do estoque de mercadorias, metade à vista ( dinheiro ), metade a prazo pelo valor de R$ 36.900,00.

Não sei se meu raciocínio está certo, mas nos razonetes, eu lancei o 1º evento assim: 70.000,00 na conta MERCADORIAS no lado do débito e o mesmo valor na conta FORNECEDORES no lado do crédito. Estão certas as contas?

No segundo evento, considerei que todo o valor da compra sofreu juros ( o enunciado não foi claro). Assim, sendo, fiz dois lançamentos a crédito distintos e de mesmo valor, cada um de R$ 18.450,00 a crédito na conta Mercadorias e 1 lançamento a débito na conta Caixa no mesmo valor ( R$ 18.450,00) e outro a débito na conta DUPLICATAS A RECEBER.

De início, preciso mesmo disso, pra poder ir desenvolvendo o resto. Usei corretamente as contas? Fiz os lançamentos a débito e crédito corretamente?

Me ajudem. Quero muito aprender Contabilidade. Já sou formado em Direito e o conhecimento de Contabilidade me fascina, mas tenho muita dificuldade. Grato!

Géssica Nascimento

Géssica Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 9 julho 2018 | 16:23

Boa tarde Fabio.