x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 443

Balanço de Empresa - Grupo

CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:10

Boa Tarde!

Gostaria de tirar algumas duvidas, apenas para ter uma exatidão em minha opinião quanto ao assunto descriminado abaixo.

Estou efetuando uma assessoria na empresa de um amigo, ele tem um grupo de empresas com 4 cnpjs.
Donos: Um casal Esposo e Esposa

Empresa A - Não emiti nf e nem fatura nada, a empresa esta com divida tributaria.- Empresa unipessoal em nome do esposo.
Empresa B - Ativa funcionando normalmente- Empresa eireli - em nome da esposa
Empresa C - Ativa empresa ME - em nome do Esposo praticamente não utiliza
Empresa D - Ativa empresa ME - em nome da esposa praticamente não utiliza.

Ambas são no mesmo cnae de atividades.

todas as compras e despesas de todas elas são pagas apenas pela EMPRESA B que atualmente é a empresa que entra dinheiro e se paga tudo.

Segunda a sua contabilidade informou a proprietária que não tem problema porque é do mesmo grupo. Contas da empresa A paga pela empresa B, conta da empresa C e D pagas pela empresa B, tem até contas pessoais.

Falei pra empresaria que esse procedimento esta errado, não se pode misturar as contas de uma empresa para pagar a conta de outra empresa.
Avistei que esta uma bagunça essas contas, orientei também que ela deve efetuar a troca do cnpj de seus fornecedores e movimentar apenas o cnpj que entrada dinheiro.
Fico imaginando como essa contabilidade deve efetuar o balanço e enviar a ECF para o governo.

Gostaria de apenas uma orientação se a minha informação esta correta, pelo menos aprendi dessa forma.

Certo da ajuda dos colegas quanto a orientação.


Att


Clécio Moura.
13. 33527359
13. 98867 8307

José Carlos de Jesus

José Carlos de Jesus

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 16:32

Clécio,

Tá muito bagunçado mesmo.

Se as empresas fazem parte de um grupo, provavelmente deve existir a controladora e as controladas. Caso uma utilize dinheiro da outra, isso deve ficar registrado como mútuo entre elas e , inclusive, cumprir as obrigações legais relativo a essa operação, como IOF e IR , além de ter de pagar juros para quem empresta.

Parece que na empresa, ele atua como Empresário Individual. Nesse caso, os bens do empresário se confundem com o patrimônio da empresa. Mas os recursos devem advir do próprio negócio.

Outro ponto é o fato de, dependendo do regime de tributação dessas empresas, elas não podem figurar em grupos de empresas. Por exemplo: Simples Nacional.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 18:03

Boa tarde!

Sugiro que vejam o conceito de Controladas, Controladoras e Coligadas, Consórcio de Sociedades e Grupo de Sociedades (Lei 6.404/76, com redação da Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09 - Conversão da MP 449/08):

clique aqui

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "
CLECIO MOURA DOS SANTOS

Clecio Moura dos Santos

Prata DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 08:38

Bom Dia!

São 1 casal dois cnpj no nome do esposa e duas no nome do esposo, tudo misturado mas apenas uma empresa recebe toda a receita.

A outra contabilidade informou a eles que pode fazer normal porque é um grupo, não vejo dessa forma, porque tem um cnpj que esta com uma divida tributaria muito alta, porem tem pagamentos de alguns fornecedores nessa empres com despesas mensais em torno de uns 30mil mensal e sendo paga por um outro cnpj deles. Informei que ele fizessem o recadastro nos fornecedores evitando que usassem este cnpj com divida tributaria, que nas vistas do governo, uma empresa que nao tem receita como pode ter tanta despesa, mas tem um porem nao sei ainda como ela esta jogando no balanço essas despesas.

Obrigado pela ajuda.


Clécio Moura

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.